O Android P foi bastante comentado durante o primeiro dia de Google I/O. O novo sistema operacional do Google ainda é voltado para a Internet das Coisas (IoT). A nova versão já está a caminho e deve chegar para vários aparelhos.

Recentemente, uma lista de smartphones que deverão receber suporte ao Android P começou a surgir. Assim, é possível perceber que para 2018 deverão surgir aparelhos com a nova versão do sistema do Google.

Saiba quais aparelhos deverão receber o novo Android P.
Saiba quais aparelhos deverão receber o novo Android P.

Para se ter uma ideia, o pessoal do digital Trends conversou com várias fabricantes de smartphones com Android para tentar descobrir quais aparelhos deverão chegar com a novidade. Veja abaixo o que cada fabricante disse:

Alcatel (vendido no Brasil)

A empresa informou que ainda não possui informações  para compartilhar relacionado ao Android P. Porém, levando em consideração o histórico da Alcatel e o fato de que alguns dos seus aparelhos ainda são vendidos com o Android 7.0 Nougat,  pode ser que nenhum de seus aparelhos receba a atualização.

Asus (vendido no Brasil)
A Asus ainda não possui um cronograma da atualização do Android P, mas informou que  a lista deverá estar pronta daqui uns meses. Os aparelhos que devem receber o novo sistema são os mais recentes, o Zenfone Max Pro M1, Zenfone 4 e Zenfone 5.

BlackBerry (não está à venda no Brasil)
A fabricante informou que não pode compartilhar nenhuma informação sobre a atualização do Android P. De qualquer forma, os modelos que devem receber a atualização são o Motion, o KeyOne e o KeyTwo.

Essencial (não está à venda no Brasil)
A empresa do co-criador do Android, Andy Rubin, é uma das que já podem acessar a versão beta do sistema,  assim sendo, será uma das primeiras a atualizar os seus celulares. A companhia não forneceu mais informações e a expectativa é que o modelo Essencial Phone PH-1 recebera a atualização.

Google (não está à venda no Brasil)
Neste caso, todos os modelos do Google Pixel (Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL) receberão a atualização, já que o Google controla diretamente, sem qualquer intermediário, a distribuição do Android para esses aparelhos. Eles devem ser os primeiros aparelhos a receber o Android P, inclusive.

Nokia (não está à venda no Brasil)
A HMD Global, fabricante da marca Nokia, está na lista de parceiros do Android P beta e estará presente no Nokia 7 Plus. Como os celulares da empresa fazem parte do programa Android One, que têm atualizações controladas diretamente pelo Google,  é provável que a maioria, se não todas as linhas 2018 e 2017 (Nokia 8 Sirocco, Nokia 8, Nokia 7, Nokia 6.1, Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3) da empresa, recebam a atualização. Além disso, é provável que a atualização chegue bem rápido a estes aparelhos.

Honor (não está à venda no Brasil)
A companhia não se pronunciou sobre a atualização, de qualquer forma, os modelos Honor 10, Honor View 10, Honor 9 Lite, Honor 7X, Honor 7A e Honor 7C receberão o Android P.

HTC (não está à venda no Brasil)
A fabricante disse que não possui nenhuma informação sobre a atualização do Android P. No entanto, as chances de que os modelos HTC U11, HTC U11 Life, HTC U11 Plus e HTC U Ultra recebam o Android P são bastante altos.

Huawei (não está à venda no Brasil)
A empresa não se pronunciou sobre a atualização, no entanto, os modelos Huawei Mate 10, Huawei Mate 10 Pro, Huawei P20 e Huawei P20 Pro deverão ser atualizados.

LG (vendido no Brasil)
A LG também não se pronunciou, mas os smartphones G7 ThinQ, G6 e V30 devem receber a atualização para o Android P.

Motorola/Lenovo (vendido no Brasil)
A Motorola revelou que ainda não tem nenhuma informação sobre o Android P. Os aparelhos da marca que podem receber a atualização são o Moto X4, Moto Z2 Play Moto Z2 Force e Moto G6. Ainda é possível que família Moto Z 2016 completasse a lista, composta pelo Moto Z e o Moto Z Play.

OnePlus (não está à venda no Brasil)
O Android P beta está disponível para o recém-anunciado OnePlus 6 e a expectativa é de que o modelo esteja entre os primeiros aparelhos a receber a atualização. Para completar, outros modelos da fabricante, incluindo o OnePlus 5 e o OnePlus 5T, podem ser atualizados.

Oppo (não está à venda no Brasil)
O Android P beta também está disponível para o Oppo R15, o que significa que ele também deve estar entre os primeiros telefones a receber o lançamento do Android P assim que estiver disponível. Outros modelos que podem aparecer na lista de atualização são o R15 Pro, A83, F7, R11s, F5 Youth e o F5.

Razer (não está à venda no Brasil)
A empresa não respondeu sobre as informações de atualização, mas a expectativa é de que o Razer Phone receba a atualização.

Samsung (vendido no Brasil)
A fabricante disse que ainda não possui nenhuma informação para compartilhar, mas os aparelhos da Samsung não ficarão de fora da atualização. Entre os aparelhos que podem estar na lista são o Galaxy S8, Galaxy S8 Plus, Galaxy S8 Active, Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e Galaxy Note 8.

Sony (vendido no Brasil)
A versão beta do Android P está disponível para o Sony Xperia XZ2, logo o aparelho deve receber a atualização logo no lançamento. Além disso, os modelos Xperia XZ2 Compact, Xperia XA2, Xperia XA2 Ultra, Xperia XZ e Xperia XZ Compact podem receber a atualização.

Vivo (não está à venda no Brasil)
No caso da Vivo, o Android P beta está disponível para os aparelhos X21 e X21 UD. Além disso, é possível que o V9 também receba a atualização.

Xiaomi (não está à venda no Brasil)
A versão beta do Android P está disponível para o Xiaomi Mi Mix 2S e deve ser um dos primeiros a receber a atualização. Os aparelhos Mi A1, Mi Max 2 e Mi 6 também podem entrar na lista.

ZTE (não está à venda no Brasil)
A empresa não se pronunciou sobre as atualizações. Inclusive, os aparelhos da empresa podem não receber o Android P, pois a empresa pode parar de usar o sistema operacional do Google.