Notou que o Google Maps não está exibindo sua localização exata no mapa? Isso quer dizer que o aplicativo precisa da realização de uma calibração para ser mais preciso ao mostrar onde você está. Desta forma, você errará menos ao realizar um trajeto, evitando que acesse a rua ou avenida errada. Nese artigo, veja um tutorial com o passo a passo para calibrar o GPS no app Google Maps para celulares Android.

Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Abra o Google Maps para Android e selecione o símbolo de círculo envolto por uma mira, localizado embaixo no canto direito da tela.

    Passo 1 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  2. Toque no ponto azul claro envolto por uma linha branca, que é onde o Google Maps está apontando que você está.

    Passo 2 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  3. Selecione o botão "Calibrar".

    Passo 3 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  4. Será solicitado o uso da câmera do seu celular. Toque no botão "Próxima".

    Passo 4 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  5. Aparecerá um aviso alertando você sobre as leis de trânsito, para evitar que aconteça algum acidente quando você se deslocar na rua. Selecione o botão "Iniciar".

    Passo 5 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  6. O aplicativo tentará identificar os elementos captados pela câmera do celular. Mas caso não queira usar este recurso para calibrar o GPS no Google Maps, saiba que há outra forma e para isso, basta esperar algum tempo até que apareça uma mensagem.

    Passo 6 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  7. Se você não estiver na rua, o Google Maps irá exibir uma mensagem de falha para a realização da calibração usando o recurso Live View. Toque em "Usar a bússola", caso não queira utilizar a câmera do celular para calibrar o GPS no Google Maps.

    Passo 7 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão
  8. Conforme é dito na mensagem que aparece agora na tela, você deverá movimentar o celular desenhando um "8" no ar. Depois de fazer isso, basta selecionar o botão “Concluído”.

    Passo 8 de: Como calibrar o GPS no Google Maps para uma maior precisão

Pronto, talvez agora a precisão da sua localização feita pelo Google Maps possa ter ficado melhor. Desta forma, você errará menos ao realizar um trajeto, evitando que acesse a rua ou avenida errada.

O que achou deste tutorial? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!