O Google Maps já oferece diversas funcionalidades para os donos de carros elétricos. Bem verdade que existem mais na Europa e Estados Unidos, mas em breve devemos também ter aqui no Brasil. Uma atualização recente, sugere a adição de uma opção bem útil aos proprietários desses veículos.

A versão 111.15.103 do aplicativo Google Maps para Android indica a possibilidade de mostrar estações de carregamento com a capacidade Plug and Charge.

Atualização do Google Maps vai mostrar pontos Plug and Charge para carros elétricos
Atualização do Google Maps vai mostrar pontos Plug and Charge para carros elétricos; Foto: Unsplash

Confira as informações encontradas no app:

<string name="CAR_PLUG_AND_CHARGE_BODY">"Charging stations with plug and charge let you charge more conveniently, without using your phone or charging card. You can set up plug and charge in your vehicle’s settings and payment app."</string>
<string name="CAR_PLUG_AND_CHARGE_TITLE">Plug and charge</string>
<string name="CAR_SEARCH_PLUG_AND_CHARGE">Plug and charge</string>

Qual diferença entre uma estão Plug And Charge para uma convencional?

A principal diferença em relação às estações de carregamento convencionais reside na eliminação dos passos intermediários. Não há a necessidade de abrir um aplicativo, inserir informações ou utilizar cartões. O veículo, ao se conectar à estação compatível, realiza a autenticação e o pagamento de maneira autônoma.

Estação convencional: Na abordagem convencional, ao utilizar uma estação de carregamento, os usuários precisam primeiro identificar-se por meio de um aplicativo ou cartão de carregamento para iniciar o processo e realizar o pagamento.

Plug and Charge: Com o Plug and Charge, essa complexidade é eliminada. A tecnologia permite que o veículo elétrico se comunique diretamente com a estação de carregamento, autenticando-se e realizando o pagamento de forma automática. Dessa forma, o próprio carro assume a responsabilidade pelo processo, simplificando a vida do usuário.

As informações são do Android Authority