Embora muita gente ainda esteja esperando receber o Android 16 no seu celular, muito já se tem falado do Android 17, nova versão do sistema que está sendo preparada para ser lançada em 2026. Ainda falta muito tempo para esse anúncio oficial, mas nós já descobrimos algumas coisas sobre o novo sistema, inclusive qual o seu codinome de sobremesa. Agora, vale perguntar: será que seu celular vai receber essa atualização quando ela chegar?
Quais celulares receberão o Android 17
Como sempre gosto de lembrar, cada fabricante de smartphones tem sua própria política de atualizações e costuma liberar a lista dos seus modelos elegíveis apenas quando o interface for de fato lançada. No entanto, como a gente sempre gosta de ter a informação em primeira mão, temos aqui uma lista preliminar de modelos que devem receber o Android 17.
Para chegar a essa lista, consultamos a política que tem sido aplicado por cada empresa e, depois de muita pesquisa, conseguimos concluir que esses modelos abaixo devem receber a atualização para o Android 17 quando ela sair. Vale lembrar que a lista pode mudar a medida que as empresas foram revelando o cronograma de atualização.
Quer saber de uma marca específica? Pegue um atalho:
Samsung
Normalmente, os modelos da Samsung lançados a partir de 2022 recebem até 4 atualizações de sistema (linha Galaxy S, A, FE e alguns M). Os flagships e intermediários premium a partir da linha Galaxy S23, S24, A56, A36, etc., têm até 5 ou 7 anos de atualizações prometidas, dependendo do modelo e do país.
- Galaxy S25
- Galaxy S25 Edge
- Galaxy S25 Plus
- Galaxy S25 Ultra
- Galaxy S25 FE
- Galaxy S24
- Galaxy S24 Plus
- Galaxy S24 Ultra
- Galaxy S24 FE
- Galaxy S23 FE (última atualização)
- Galaxy S23 Ultra (última atualização)
- Galaxy S23+ (última atualização)
- Galaxy S23 (última atualização)
- Galaxy A15 5G
- Galaxy A34 (última atualização)
- Galaxy A54 (última atualização)
- Galaxy A25
- Galaxy A24 (última atualização)
- Galaxy A55
- Galaxy A35
- Galaxy A36
- Galaxy A26
- Galaxy A56
- Galaxy M54 (última atualização)
- Galaxy M34 (última atualização)
- Galaxy M15 5G
- Galaxy M35
- Galaxy M55
- Galaxy Z Fold7
- Galaxy Z Flip7
- Galaxy Z Flip7 FE
- Galaxy Z Fold 6
- Galaxy Z Flip 6
- Galaxy Z Fold 5
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Xcover 6 Pro
- Galaxy A07
- Galaxy A17 4G
- Galaxy A17 5G
Motorola
A maioria dos intermediários e topos de linha da Motorola (Edge, Moto G mais recentes) recebem pelo menos 2 anos de updates de Android e até 4 de correções de segurança. O Edge 60 Fusion, por exemplo, vai ser atualizado justamente até o Android 17 e o Moto G75, por exemplo, chegou com a promessa de cinco anos de updates, algo inédito dentro do catálogo da marca. A linha Moto E é a única que mal recebe atualizações, então dificilmente você vai encontrar modelos dessa família na lista.
- Razr 60
- Razr 60 Ultra
- Razr 50 (última atualização)
- Razr 50 Ultra (última atualização)
- Edge 50
- Edge 50 Fusion
- Edge 50 Neo
- Edge 50 Pro
- Edge 50 Ultra
- Edge 60
- Edge 60 Fusion
- Edge 60 Pro
- Edge 60 Neo
- Moto G75
- Moto G06
- Moto G96
- Moto G86
- Moto G86 Power
- Moto G56
- Moto G05 (última atualização)
- Moto G15 (última atualização)
- Moto G35 (última atualização)
- Moto G55 (última atualização)
- Moto G85 (última atualização)
Xiaomi
Geralmente, a Xiaomi oferece de 2 a 3 atualizações grandes, mas pode variar bastante. Séries flagship recebem mais, linhas de entrada como Redmi e POCO têm suporte mais limitado. Na minha opinião, ainda há espaço para a Xiaomi melhorar nesse campo de atualizações. Modelos recentes e que ainda performam bem ficaram de fora das últimas atualizações do HyperOS.
- Xiaomi 14
- Xiaomi 14 Pro
- Xiaomi 14 Ultra
- Xiaomi 14T
- Xiaomi 14T Pro
- Xiaomi 15
- Xiaomi 15 Pro
- Xiaomi 15 Ultra
- POCO F6 (última atualização)
- POCO F6 Pro (última atualização)
- POCO M7 Pro
- POCO X6 (última atualização)
- POCO X6 Pro 5G (última atualização)
- POCO X7 (última atualização)
- POCO X7 Pro (última atualização)
- Redmi 13 5G (última atualização)
- Redmi 13C (última atualização)
- Redmi 13C 5G (última atualização)
- Redmi Note 13 (última atualização)
- Redmi Note 13 5G (última atualização)
- Redmi Note 13 Pro (última atualização)
- Redmi Note 13 Pro 5G (última atualização)
- Redmi Note 13 Pro+ 5G (última atualização)
- Redmi Note 14
- Redmi Note 14S
- Redmi Note 14 5G
- Redmi Note 14 Pro
- Redmi Note 14 Pro 5G
- Xiaomi 17
- Xiaomi 17 Pro
- Xiaomi 17 Pro Max
- Xiaomi 15T
- Xiaomi 15T Pro
- POCO C85
- Redmi Note 15 5G
- Redmi Note 15 Pro 5G
- Redmi Note 15 Pro Plus 5G
Quando o Android 17 será lançado?
Ainda não temos uma data oficial para o lançamento do Android 17, mas se o Google seguir a tradição, a atualização deve ser lançada oficialmente em junho de 2026, mantendo o cronograma tradicional do Google para novas versões do sistema. Antes disso, as primeiras versões de testes — conhecidas como Developer Preview — devem ser liberadas, provavelmente em novembro de 2025, permitindo que desenvolvedores comecem a adaptar seus aplicativos para as novidades da plataforma.
No primeiro momento, a versão experimental do sistema vai estar disponível apenas para os modelos da própria Google. Usuários da linha Pixel 7 ou superior, podem se inscrever no programa Android Beta para receber a atualização over-the-air. Para quem não possui um Pixel, há a opção de usar imagens genéricas do sistema (GSI) ou emular o Android 17 no Android Studio, mas faça isso apenas se tiver conhecimento na área.
Por que nem todos celulares vão receber o Android 17?
De forma geral, a maioria dos smartphones Android lançados nos últimos anos até seriam compatíveis com atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional. No entanto, isso pode variar de acordo com o fabricante e o modelo do aparelho, então é importante verificar as especificações e as atualizações disponíveis para o seu aparelho específico.
Alguns fabricantes fornecem atualizações do sistema operacional por um período mais longo do que outros, enquanto alguns modelos mais antigos podem não ser compatíveis com as versões mais recentes do Android por causa do hardware que perde força e já não suporta os novos recursos e funções que uma atualização costuma trazer.
Neste ponto, a Samsung cotinua se destacando por oferecer muitos anos de suporte, mesmo para modelos mais baratos. Como exemplo, o básico Galaxy A07 chegou com a promessa de receber seis atualizações de Android. Resta saber se ele realmente vai aguentar por tanto tempo assim. Felizmente, essa prática deve ser mais comum daqui para frente e outras marcas podem acabar aderindo a esse movimento também.
👉 Já recebeu o Android 16?
Veja também a lista dos celulares que devem receber a atualização deste ano:





