A Samsung apresentou recentemente a One UI 5.0, sua interface personalizada desenvolvida com base no Android 13. Com foco em personalização, o novo sistema oferece cores dinâmicas e sólidas, além de recursos para automatização e comodidade. Agora, a Samsung divulgou o cronograma dos aparelhos que já vão receber o update nas próximas semanas. Aparelhos como o Galaxy S21 FE e o Galaxy A73 não apareceram nessa primeira leva.

Outubro de 2022

Galaxy S22 Ultra Fonte: Oficina da Net
Galaxy S22 Ultra Fonte: Oficina da Net

Novembro de 2022

Galaxy Z Fold 4
Galaxy Z Fold 4

Dezembro de 2022

Galaxy S20 FE
Galaxy S20 FE

Janeiro de 2023

Galaxy M12
Galaxy M12
  • Galaxy Tab A7 Lite
  • Galaxy Tab A8 10.5 (2021)
  • Galaxy Tab Active 3
  • Galaxy Buddy 2
  • Galaxy Wide 6
  • Galaxy Wide 5
  • Galaxy Buddy
  • Galaxy A23
  • Galaxy A13
  • Galaxy M12
  • Galaxy Xcover 5

Fevereiro de 2023

Galaxy Tab Active4 Pro
Galaxy Tab Active4 Pro
  • Galaxy Tab Active4 Pro

Modelos ainda sem previsão

O Galaxy S21 FE não está nessa primeira leva de modelos elegíveis, mas isso não quer dizer que ele não vá receber a One UI 5.0 com Android 13
O Galaxy S21 FE não está nessa primeira leva de modelos elegíveis, mas isso não quer dizer que ele não vá receber a One UI 5.0 com Android 13

Diversos modelos populares não apareceram nesse cronograma divulgado pela própria Samsung, mas isso não quer dizer que eles não vão receber o update. Veja alguns desses modelos:

Galaxy S

Galaxy Note

Galaxy M

Galaxy F

Galaxy A

Tablets

  • Galaxy Tab S6 5G

Galaxy Xcover

Quais as novidades da One UI 5.0?

Veja algumas das novidades que a Samsung já confirmou que vão chegar na One UI 5.0 com Android 13:

Tela de bloqueio personalizável

Para quem gosta de personalizar seu celular, a One UI 5.0 vai permitir definir papéis de parede dinâmicos que mudam de forma automática com o passar do tempo. Também será possível alterar o formato e fontes da tela de bloqueio, como mudar o relógio para outras partes da tela, dando um aspecto bem parecido com o do iOS 16.

Widgets

A Samsung também apresentou o Stacked Widgets para substituir o Smart Widgets da One UI 4. A mudança em si não é tão grande, mas permite personalizar a organização dos itens de forma mais personalizada, usando complementos de tamanho similar numa mesma área da tela.

Bixby Text Call

Outra grande novidade é a possibilidade de transformar mensagens de voz em texto utilizando a assistente virtual Bixby. Esse recurso será muito útil até mesmo quando um dos participantes não estiver disponível para ouvir a conversa ou falar em voz alta. O ponto negativo é que, por enquanto, a novidade deve chegar apenas em inglês.

Sincronização com Windows 11

Mantendo sua longa parceria com a Microsoft, a Samsung apresentou recursos de sincronização da One UI 5.0 com o Windows. Assim, será possível editar documentos no celular e ver todas as alterações em tempo real na tela do computador.

Quando a One UI 5.0 será lançada?

O Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra devem ser os primeiros a receber a versão final da One UI 5.0
O Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra são os primeiros a receber a versão final da One UI 5.0

A One UI 5.0 já começou a ser liberada para alguns usuários neste mês de outubro. Os primeiros contemplados foram os aparelhos da linha Galaxy S22, já que eles eram os únicos que podiam usar a versão beta do sistema.