Há um novo smartwatch em evidência: o Google Pixel Watch. Em suma, o Google fez o lançamento do mesmo junto dos seus principais smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Pro. Projetado como um concorrente direto para o Apple Watch e Samsung Galaxy Watch, o Google Pixel Watch possui inúmeros recursos de saúde e segurança rodando na plataforma Wear OS 3.2.

O Google Pixel de cara redonda é construído a partir de aço inoxidável reciclado e Corning Gorilla Glass. Seu design tradicional lembra relógios clássicos e inclui uma tela tátil. O dispositivo foi projetado para registrar informações sobre sua saúde através de rastreamento de frequência cardíaca, rastreamento de sono e modos variados de treino.

Além disso, o aparelho tem um aplicativo ECG permite que você avalie seu ritmo cardíaco para AFib. Ele emprega o rastreamento de atividades da Fitbit para registrar estatísticas e monitorar seu progresso. Entretanto, será que o aparelho é resistente à água? Descubra a seguir.

Classificação de resistência à água do Google Pixel Watch

Créditos: Divulgação/Google
Créditos: Divulgação/Google

Com seu novo smartwatch, você pode querer explorar rotinas como corrida, esportes aquáticos ou ginástica que fazem o seu corpo transpirar. Ou talvez você só queira um relógio que você não tem que se preocupar enquanto está no chuveiro. Diante disso, será que o Google Pixel Watch pode ser usado nas tarefas que você precisa?

De acordo com o Google, o Pixel Watch está em conformidade com uma classificação de proteção de água de 5 atms sob o padrão ISO 22810:2010. Sendo assim, ele tem a mesma resistência que o Apple Watch e o Samsung Galaxy Watch.

Em outras palavras: o Google Pixel Watch é resistente à água, mas não é totalmente à prova d'água. Além disso, apesar de o Google dizer que não precisa se preocupar com respingos, a empresa alerta que mesmo essa resistência à água não é permanente e vai cair ao longo do tempo com o desgaste normal, sem mencionar os danos.

Por exemplo, a queda acidental do relógio pode degradar sua resistência à água. Embora o Google Pixel Watch tenha sido projetado para ser usado em águas rasas, ele não deve ser usado para atividades aquáticas de alta velocidade ou alta temperatura.

O que significa 5ATM?

ATM significa atmosferas padrão, que para smartwatches referem-se à pressão da água - não profundidade - que um dispositivo pode suportar como medido em metros. Tecnicamente, um relógio de 5 atm pode tolerar estar submerso em água até 50 metros. Isso é calculado multiplicando a classificação atm por 10. Sendo assim, nesse caso ATM 5 x 10 = 50 metros.

Quanta água o Google Pixel Watch pode tolerar?

Créditos: Divulgação/Google
Créditos: Divulgação/Google

Para afirmar que o Pixel Watch pode suportar a pressão da água até 50 metros significa que o Google testou o relógio com uma força igual a 50 metros de pressão.

Embora o Google tenha sido pouco explícito até agora sobre quanta água o Pixel Watch pode aguentar, com base na experiência do "mundo real" com relógios similarmente classificados, é provável que você possa fazer exercícios e expô-lo ao suor. Por outro lado, não é possível molhá-lo na chuva, submersão acidental, banho e lavagem das mãos.

Seu relógio também pode suportar natação em águas rasas ou mergulho em uma piscina ou oceano — mas não mergulho, esqui aquático, submersões mais profundas ou água de alta velocidade.

Como a classificação atm refere-se à pressão estática, qualquer pressão dinâmica causada por um ambiente imprevisível do mundo real pode aumentar a pressão de exposição à água. E isso, pode levar ao mau funcionamento do relógio.

E as bandas?

Créditos: Divulgação/Google
Créditos: Divulgação/Google

Para finalizar, vale ressaltar que o Google Pixel Watch vem em uma variedade de combos de cor, como é possível ver na imagem acima. Há muitas faixas adicionais de relógios acessórios de materiais e cores variados, desde tecido, alongamento e couro de dois tons até couro artesanal. Bandas de malha de metal e de ligação de metal são esperadas para 2023.

Entretanto, nem todas essas bandas podem ser usadas para a imersão ou até mesmo a luz espirrando. Nesse caso, o Google recomenda secar o relógio e a banda após qualquer exposição ao líquido para proteger seu relógio, banda e pele.