Na hora de comprar um smartwatch, muitas pessoas recorrem a modelos com Wear OS, sistema desenvolvido pelo Google que entrega parte da experiência do Android diretamente no seu pulso, como acesso a diversos aplicativos, notificações, recursos de saúde e uma maior personalização. Mas, afinal, o que é o Wear OS? Abaixo, vamos explicar todos os detalhes.

O que é Wear OS?

O Wear OS é um sistema operacional desenvolvido pelo Google especialmente para smartwatches e dispositivos vestíveis. Originalmente lançado como Android Wear, ele passou por diversas atualizações ao longo dos anos para oferecer uma experiência mais integrada, tanto em celulares Android quanto em iPhones.

Galaxy Watch Ultra com Wear OS
Galaxy Watch Ultra com Wear OS

Hoje em dia, a plataforma já é bastante robusta, oferecendo uma série de recursos e funcionalidades para os usuários, como métricas avançadas de saúde, notificações em tempo real, maior personalização da interface e a possibilidade de instalar aplicativos diretamente da Google Play, um diferencial que atrai muitos consumidores.

Qual é a versão mais recente e seus principais recursos?

A versão mais recente é o Wear OS 6 (baseado no Android 16). Entre as principais novidades, destacam-se:

  • Material 3 Expressive: uma nova linguagem de design que oferece uma aparência mais moderna e personalizada;
  • Acesso ao Gemini: integração com a IA do Google, oferecendo respostas contextuais e comandos por voz mais precisos;
  • Melhor gerenciamento de energia: o Wear OS 6 é até 10% mais eficiente em termos de consumo de bateria em comparação com a versão anterior;
  • Suporte aprimorado para watch faces: o sistema agora permite uma maior personalização das watch faces, com suporte para aplicativos de terceiros.

Quais smartwatches usam Wear OS atualmente?

Galaxy Watch 8 vem com Wear OS
Galaxy Watch 8 vem com Wear OS

Diversas marcas oferecem modelos com Wear OS. A Samsung, por exemplo, lançou em julho o Galaxy Watch 8 e Watch 8 Classic, que já saem de fábrica rodando o Wear OS 6. A empresa também atualizou o Galaxy Watch Ultra para nova essa versão.

O sistema do Google também está presente em relógios da Xiaomi, Fossil, TicWatch, TAG Heuer, Mobvoi e de outras fabricantes, além da própria linha Pixel Watch.

Vantagens e desvantagens do Wear OS

✅ Vantagens

  • Ecossistema amplo: oferece integração nativa com vários serviços e aplicativos do Google, como Maps, Wallet e YouTube Music;
  • Ampla variedade de dispositivos: é utilizado por diversas fabricantes;
  • Recursos avançados de saúde e bem-estar: oferece uma variedade de ferramentas para monitoramento de atividades físicas, sono e outros aspectos relacionados à saúde;
  • Atualizações regulares: o sistema recebe atualizações com frequência, garantindo que os dispositivos recebam novos recursos e melhorias de desempenho.

❌ Desvantagens

  • Fragmentação: nem todos os dispositivos recebem as atualizações ao mesmo tempo;
  • Dependência do Android: embora seja compatível com o iOS, a experiência é mais integrada e fluida em dispositivos Android;
  • Limitações de aplicativos: por mais que a Play Store disponibilize vários aplicativos, alguns desenvolvedores não oferecem suporte completo para relógios com Wear OS.

Vale a pena investir em um smartwatch com Wear OS?

Depende do seu uso. Se você quer um smartwatch com integração avançada com os serviços do Google, como Google Assistant, Play Store, Wallet, Google Maps e YouTube Music, um modelo com Wear OS pode ser uma boa opção. O sistema também é bastante personalizável e até entrega funções de IA, como as trazidas pelo Wear OS 6.

No entanto, se você prioriza uma integração completa com iPhones, especialmente em ferramentas de saúde, um Apple Watch vai oferecer uma experiência mais consistente. Afinal, o Wear OS até funciona nos celulares da Apple, mas a experiência completa só é melhor "captada" em dispositivos Android, o que não chega a ser uma surpresa.