O "pixel binning" provavelmente deve ter aparecido em algum texto de lançamento do celular que você está procurando. O motivo disso é que atualmente esta tecnologia é amplamente utilizada pelos sistemas de câmeras dos celulares. Normalmente, para não entrar em detalhes, muitos explicam a tecnologia como uma forma de otimização da captura de imagens ou mencionam somente um de seus propósitos, nada que realmente explique o que de fato é o "pixel binning", mas desta vez você entenderá seu funcionamento.

Para conseguir entender o que é o "pixel binning", é necessário definir o que é um pixel no contexto da fotografia. Um pixel também pode ser chamado de photosite, que basicamente é o elemento físico presente em um sensor de câmera. Por sua vez, os sensores das câmeras digitais são feitos para capturar a luz e produzir imagens.

O pixel geralmente é medido em mícron (1 milionésimo de metro) e em celulares. No caso do novo sensor da Samsung, o ISOCELL HP3, temos pixels com apenas 0,56 μm. Entretanto, nem sempre um pixel menor poderá ser melhor dependendo do que se quer fazer.

Imagem ilustrativa do sensor ISOCELL da Samsung. Fonte: Samsung
Imagem ilustrativa do sensor ISOCELL da Samsung. Fonte: Samsung

A influência do tamanho do pixel de sensores nas câmeras fotográficas

Quanto maior for o pixel, mais fácil fica para a lente e o sensor da câmera trabalharem na captura de cenas em ambientes com baixo nível de luminosidade. Entretanto, no caso dos celulares, os sensores precisam ser pequenos para serem encaixados em meio a diversos outros componentes do aparelho.

Imagem ilustrativa de um sensor capturando uma imagem. Fonte: Samsung (YouTube)
Imagem ilustrativa de um sensor capturando uma imagem. Fonte: Samsung (YouTube)

Para diminuir o tamanho do sensor para fazer com que ele caiba em celulares, é necessário diminuir o tamanho de cada pixel, a não ser que você diminua a resolução das fotos. Uma forma de contornar esse problema é utilizar um maior número de pixels, ou seja, utilizar um sensor com resolução mais alta. Porém isso fará com que seja preciso aumentar o tamanho do sensor ou diminuir o volume de cada pixel.

Barras verticais simulando os pixels capturando a luz em um sensor de câmera fotográfica. Fonte: Samsung (YouTube)
Barras verticais simulando os pixels capturando a luz em um sensor de câmera fotográfica. Fonte: Samsung (YouTube)

Ao utilizar um sensor com pixels muito pequenos, poderá haver problemas na recepção de luz. É aí que entra a técnica do "pixel binning".

O que é o "pixel binning"?

O pixel binning é o processo de agrupamento de dados de quatro pixels em um. Com isso, é possível utilizar sensores com pixels de 0,9 mícron e produzir resultados equivalentes a uma câmera com pixels de 1,8 mícron, que possui um desempenho melhor em fotografias noturnas.

Imagine o sensor de uma câmera como um jardim de uma casa e os pixels/photosites como baldes coletando a água (luz) da chuva (sol ou fonte de luz artificial). É possível colocar diversos baldes pequenos no quintal ou vários baldes grandes. O pixel binning é uma técnica que equivale a combinar todos os pequenos baldes em um gigantesco quando necessário (momento em que se tira fotos em locais escuros).

A queda de resolução ao utilizar o pixel binning

Embora pareça ser livre de falhas, a técnica do pixel binning tem um ponto fraco. Ao utilizar o agrupamento de pixels, a resolução é dividida por quatro (ou mais). Ou seja, ao utilizar esse procedimento, o resultado será que uma câmera de 48MP produzirá fotos de 12MP, enquanto um sensor de 64MP produzirá fotos de 16MP.

O binning (agrupamento) de pixel é possível graças a utilização de um filtro quad-bayer no sensor da câmera. Ele está presente em todas as câmeras digitais e faz com que a imagem seja capturada com as cores vermelho, verde e azul. O padrão mais encontrado nos sensores é 50% de filtros verdes, 25% de filtros vermelhos e 25% de filtros azuis.

Processo de agrupamento de pixels em um único, conhecido como pixel binning. Fonte: androidauthority
Processo de agrupamento de pixels em um único, conhecido como pixel binning. Fonte: androidauthority

De acordo com o site cambridgeincolour, essa distribuição de sensores tenta imitar a maneira como o olho humano enxerga na vida real. Após a captura das imagens pelos pixels e filtros do sensor, a câmera interpola o que foi gravado e produz uma imagem colorida, próxima ao que vemos na vida real.

O filtro quad-bayer agrupa as cores vermelho, verde e azul em clusters (quadrados) com quatro unidades e em seguida utiliza o processamento de conversão de matriz baseando-se no software desenvolvido para armazenar os pixels. A forma como os clusters são organizados dá informações sobre a luz durante o processo de conversão. Veja a imagem abaixo para entender melhor o processo.

Processo de utilização do filtro Quad Bayer. Fonte: androidauthority
Processo de utilização do filtro Quad Bayer. Fonte: androidauthority

Ao utilizar o pixel-binning e o filtro quad-bayer, é possível obter uma boa qualidade de foto durante o dia e durante a noite. Normalmente, as fotos noturnas são mais brilhantes que o normal (real) e não há tanto ruído na imagem.

Precisão da cor pode sofrer com o pixel binning

Além da queda de resolução, a prática do pixel binning acaba diminuindo a acurácia da cor. Para evitar isso, as empresas têm procurado melhorar os algoritmos de mosaico para preencher os locais onde a cor da imagem capturada foi prejudicada.

Uma boa foto através de um celular vai além do pixel binning

A técnica do pixel binning é excelente para a maioria dos casos, onde o objetivo é ter conveniência e ainda obter uma boa qualidade nas fotografias. Mas não é somente ela a responsável pelas belas fotos que vemos atualmente. Ainda há a utilização de diferentes lentes, a tecnologia HDR, o processamento computacional e ajustes realizados através de inteligência artificial, que é desenvolvida de formas diferentes pelas fabricantes de celulares.