O HyperOS foi anunciado oficialmente pela Xiaomi hoje (26). A revelação do HyperOS aconteceu durante um evento promovido pela empresa, onde também foi lançado o novo smartphone Xiaomi 14, além do smartwatch Xiaomi Watch S3 e da TV Mini LED Xiaomi S Pro de 85 polegadas. Confira aqui no Oficina da Net quais foram as novidades apresentadas sobre o HyperOS.

Quais as novidades do HyperOS?

Novo sistema operacional Xiaomi HyperOS é lançado oficialmente. Fonte: Xiaomi
Novo sistema operacional Xiaomi HyperOS é lançado oficialmente. Fonte: Xiaomi

O HyperOS estava em desenvolvimento desde o ano de 2017 e foi projetado, segundo a Xiaomi, para "trazer coerência ao cenário IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas)". O objetivo da empresa foi trazer um sistema operacional que conseguisse reunir o gerenciamento de todos os dispositivos do ecossistema em um aparelho. Ao final, a companhia pretende oferecer uma experiência que facilite a conectividade entre todos os dispositivos Xiaomi.

Segundo a Xiaomi, o HyperOS traz uma estabilidade maior na taxa de FPS dos jogos, além de um menor consumo de energia, comparado ao Android padrão e outros sistemas operacionais personalizados. A companhia diz também que seu novo sistema operacional passou por uma grande reestruturação no sistema de arquivos, no gerenciamento de memória, no subsistema de imagem, no sistema de rede, entre outros. Durante esse processo, foi buscado uma melhor eficiência energética e desempenho ao mesmo tempo, tentando aproveitar ao máximo o que o hardware de diferentes configurações dos dispositivos tem.

Para ajudar na integração entre os dispositivos, a Xiaomi utilizou uma IA avançada, permitindo que o usuário seja guiado de uma forma mais proativa para utilizar os recursos disponíveis de acordo com a situação. Chamada de HyperMind, a inteligência artificial da Xiaomi utiliza quatro capacidades perceptivas dos dispositivos - ambiente, visão, som e comportamento. Exemplo: "se um usuário sempre acender a luz da sala ao desbloquear a fechadura inteligente da porta, o HyperMind iluminará automaticamente a sala depois de aprender esse padrão, após exigir o consentimento do usuário".

Outra novidade implementada no HyerOS pela Xiaomi é a utilização de textos para gerar uma fala ou o resumo de um artigo através do "AI Assistant". Houve também o aprimoramento da legenda em tempo real para transcrever o que está sendo dito durante chamadas de vídeo, além do resumo de reuniões. É possível também utilizar a voz para pesquisar por imagens no álbum de fotos e gerar imagens com ajuda da inteligência artificial.

Trusted Execution Environment (TEE)

O sistema operacional TEE (Trusted Execution Environment) desenvolvido pela Xiaomi opera utilizando um hardware dedicado e trabalha de forma isolada do Android. Isso permite que informações confidenciais não seja exposta.

Xiaomi Vela: plataforma de código aberto para IoT

Para tornar ainda mais interessante o HyperOS, a Xiaomi trouxe a plataforma de IoT chamada "Vela". Baseada no sistema operacional de código aberto NuttX, a plataforma Xiaomi Vela pode ser utilizada com diversos hardwares de IoT, simplificando o desenvolvimento do software para controle dos dispositivos.

Lançamento e disponibilidade

O HyperOS foi lançado na China continental e está presente no novo smartphone Xiaomi 14.