Com a chegada de 2024, surgiram novos smartphones, mais poderosos e com recursos inovadores, como a inteligência artificial, que se tornou uma tendência de mercado. No entanto, alguns modelos famosos perderam sua relevância devido à falta de atualizações, especificações ultrapassadas ou preços elevados para sua idade. Abaixo, listamos alguns desses celulares que não são mais recomendados em 2024.

Samsung

Há quem discorde, mas o Galaxy S20 FE não vale mais a pena
Há quem discorde, mas o Galaxy S20 FE não vale mais a pena

Abaixo, veja a relação de celulares da Samsung que não vale a pena comprar mais. A maioria dos modelos dessa lista já possuem uma ou duas gerações de sucessores ou simplesmente perderam o suporte da fabricante, como é o caso dos modelos mais básicos e da própria linha S20. Diferente dele, o novo Galaxy S24 vai ter até sete anos de update.

Esses são os aparelhos da Samsung que já não valem mais a pena comprar em 2024:

Motorola

O Moto G60 foi um excelente aparelho, especialmente por causa da sua imensa bateria
O Moto G60 foi um excelente aparelho, especialmente por causa da sua imensa bateria

No caso da Motorola, a lista até poderia ser mais extensa, mas decidimos não rotular aparelhos relativamente novos, como o Moto G53, Moto G62, G32 e assim por diante. Assim como os modelos abaixo, eles também já não vão mais receber nenhuma atualização da Motorola, mas tem uma coisa ou outra que possa valer a pena, como um preço mais baixo ou especificações que possam atender certo tipo de usuário.

Em 2024, evite qualquer um dos modelos abaixo ou inferiores:

Xiaomi

Esse é o Redmi Note 9s, de 2020
Esse é o Redmi Note 9s, de 2020

A Xiaomi tem muitas linhas de smartphones e costuma lançar muitos aparelhos no decorrer do ano, ás vezes até duas gerações no mesmo ano. Considerando isso, existem alguns aparelhos que nem são muito antigos, mas que não justificam mais a sua compra, seja por que já possui muitos novos sucessores ou são ultrapassados demais para aposta em 2024.

Neste ano, por exemplo, a empresa deve anunciar o Redmi Note 14 e POCO F6. Por isso, descarte os modelos abaixos da sua lista:

iPhones

O preço pode chamar a atenção, mas não recomendamos mais o iPhone 11
O preço pode chamar a atenção, mas não recomendamos mais o iPhone 11

A Apple é bastante conhecida por lançar aparelhos que duram por bastante tempo e que oferecem sempre o que há de melhor no mercado. É claro que existe um preço bem alto por trás de tudo isso, mas não é só o preço que define se um aparelho vale a pena ou não. Modelos como o iPhone 11, iPhone XR e XS estão com os dias contados para acabar o suporte da fabricante, mas também tem o iPhone SE 3 de 2022 que foi lançado sem a menor condição de recomendarmos a sua compra.

Se quer ostentar de verdade, esqueça esses modelos de iPhones em 2024:

LG

Eis o LG Velvet, o último lançamento decente da LG
Eis o LG Velvet, o último lançamento decente da LG

A LG parou de fabricar smartphones em abril de 2021, anunciado sua saída do mercado após diversos meses de prejuízo. Mesmo assim, encontramos diversos modelos da empresa sendo vendidos por aí, tanto no mercado de usados e seminovos, como também em lojas físicas. Mesmo que o preço seja muito bom, não caia nessa cilada. A LG não só deixou de fabricar novos smartphones como também já parou de oferecer qualquer suporte para quem é usuários dos seus produtos.

Dito isso, esqueça, descarte e ignore qualquer celular da LG. A menos que você seja um colecionador, nem o LG W41 Pro, último lançamento da empresa, e nem o LG Velvet, último lançamento decente, esqueça, nenhum deles valem mais a pena.