A LG acaba de anunciar hoje (4) que está saindo do mercado de smartphones. O comunicado foi feito pela própria empresa em seu site onde diz que a decisão foi tomada no intuito de permitir que a empresa "concentre recursos em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial e soluções business-to-business, bem como plataformas e serviços".

Segundo a LG, os celulares já lançados continuarão à venda. Além disso, todos os seus clientes terão o suporte da empresa caso precisem "por um período que irá variar de acordo com a região". A companhia sul-coreana não citou nada sobre possíveis demissões, mas disse que "os detalhes relacionados ao emprego serão determinados a nível local". Segundo a empresa, os planos são para que o fechamento da divisão seja concluído até o final de julho de 2021.

Já se tinha rumores sobre a possibilidade do encerramento do negócio de celulares da LG. O motivo disto foram as grandes perdas da divisão nos últimos cinco anos. A empresa chegou a afirmar anteriormente que esperava fazer com que sua divisão de smartphones se tornasse lucrativa em 2021.

LG se junta a Nokia e a Blackberry

Hoje a LG se junta ao grupo de fabricantes de smartphones que desistiram deste mercado nos últimos anos. A Nokia, por exemplo, utiliza aparelhos desenvolvidos pela HMD. Já a Blackberry, acabou sendo inicialmente utilizada pela TCL e este ano deverá voltar com aparelhos feitos pela OnwardMobility.

Comunicado oficial da LG

Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.

Comunicado oficial sobre a fábrica brasileira

A LG enviou o comunicado oficial com relação a fábrica brasileira.

Ao longo dos anos a LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA. tem feito vários esforços para garantir a continuidade dos negócios. No entanto, com a crescente competitividade global, bem como em razão dos prejuízos acumulados no segmento de smartphones de 23 trimestres consecutivos e perdas operacionais acumuladas, a empresa decidiu encerrar suas atividades de Celulares globalmente, o que resultará no encerramento desta produção na unidade de Taubaté/SP.

De toda forma, mantendo o compromisso com os seus clientes de smartphones, a empresa permanece com as políticas de garantia deste produto, nos termos de cada um dos países comercializados.

Para minimizar os efeitos deste encerramento junto aos seus empregados da unidade fabril de Taubaté, a empresa iniciou negociações com o Sindicato da Categoria para implementar compensação adicional aos direitos já vigentes, o que está em andamento. As negociações até o momento podem impactar os empregados dedicados à essa divisão, porém estão sendo avaliadas todas as possibilidades, tais como realocação, transferência ou rescisão.

Além disso, cumpriremos com nossas responsabilidades sociais para minimizar os impactos não apenas à nossa empresa, mas também aos nossos parceiros com os quais mantemos relações comerciais ao longo dos anos, sendo que a produção da operação em Taubaté se mantem até o encerramento total dos insumos locais devendo operar normalmente.

Apesar da decisão de encerramento desta produção na Unidade mencionada, a LG informa que manterá a comercialização e a produção de outras linhas de negócios no Brasil, gerando empregos e investimentos, além de novas oportunidades ao mercado brasileiro.

O que achou da notícia? Você possui algum smartphone da LG? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fizemos um vídeo ao vivo para comentar sobre a decisão da LG