Uma das principais heranças tecnológicas que carregamos desde os Anos 90 é o uso de chips (SIM) de empresas telefônicas. Esse costume tem se arrastado por mais de 30 anos na história dos smartphones, integrando quase que permanentemente os dispositivos ao pequeno pedacinho de plástico. O que vem mudando, porém, é que atualmente algumas fabricantes de celulares estão optando pelo eSIM, uma versão virtual da tecnologia.

A utilização dos eSIM's facilita bastante nos momentos de troca de smartphone e evita eventuais perdas do cartão. Um único porém é que essa função está disponível apenas em alguns modelos específicos de celulares, com a grande maioria sendo flagships.

Quais celulares vendidos no Brasil possuem eSIM?

A tecnologia está limitada apenas aos dispositivos mais potentes, então não é possível esperar uma compatibilidade com modelos intermediários e de entrada.

Samsung

Os modelos da linha S e os aparelhos conceituais da linha Z possem compatibilidade com a tecnologia, porém fique atento na hora de ativar o plano móvel para executar todo o processo corretamente. Para ativar o eSIM nos smartphones da Samsung é necessário um QR Code adquirido pela operadora. Após conseguí-lo, procure pelas configurações de conexão do seu Galaxy e entre em "Gerenciamento de cartão SIM" e adicione o plano móvel com a opção de leitura de código.

Apple

A Apple disponibiliza a função desde 2018, sendo uma das primeiras fabricantes a adotar por completo o sistema. Para a ativação do eSIM no iOS será necessário o contato com a operadora telefônica, pois é preciso um QR Code específico para o seu número.

Motorola

Apenas os modelos conceituais dobráveis da Motorola possuem compatibilidade com o sistema eSIM. A ativação do cartão eSIM nos smartphones da Motorola ocorre da mesma maneira que nos da Samsung. Por se tratar de um Android, vá nas configurações de conexão e procure por "Rede Móvel". O aparelho exigirá a leitura de um código QR.

Outras fabricantes

Existem outras opções de smartphones com acesso ao eSIM, porém as mesmas são inacessíveis no Brasil. Google, Huawei, Oppo e Sony possuem modelos específicos com compatibilidade com a função, porém podem ser adquiridos apenas por meio de importação. Atualmente a Xiaomi não possui nenhum modelo, seja topo de linha, intermediário ou de entrada, que possua a compatibilidade com os eSIM's.

Um detalhe importante de se ressaltar é de que sempre é preciso verificar previamente se a sua operadora telefônica possui disponibilidade de eSIM, pois algumas ainda não trabalham com o sistema inteiramente virtual.