Não é recente a discussão sobre o futuro do SIM Card, aquele chip de operadora que você insere no seu smartphone. Em suma, está ganhando espaço, uma opção que não tem mais chips removíveis. Estamos falando do eSIM, um padrão consolidado que está disponível nas operadoras do Brasil.

Em geral, a transição do chip físico de operadoras para o eSIM deve acontecer de forma cada vez mais frequente nos próximos anos, nos aparelhos da Apple e de outras marcas. No caso dos uPhons, você pode fazer a troca, através do próprio sistema iOS.

Mas afinal, o que exatamente é o eSIM? Como transferir o número do chip físico para o eSIM? Abaixo, confira as respostas.

O que é o eSIM?

Créditos: Divulgação/Samsung
Créditos: Divulgação/Samsung

O eSIM ou SIM Virtual é um chip fabricado diretamente dentro do hardware. Ou seja, ele fica dentro do próprio aparelho, sem que haja a necessidade de precisar adicionar ou remover o mesmo. Ele funciona como a tecnologia dos chips NFC, usada em pagamentos sem contato. Ele somente precisa ser suportado pela rede, e habilitado pela operadora.

O chipe pode ter as informações regravadas. Logo, você não precisa ficar amarrado em uma operadora. E se você quiser, o eSIM pode ter um plano de dados alterado na sua memória, em minutos.

Ademais, ao longo do tempo, o eSIM deve se tornar um padrão na indústria. Até porque, ele traz mais segurança, economia e facilidade com a portabilidade aos usuários.

Como transferir um número para o eSIM?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, veja o tutorial de como transferir um número de telefone para o eSIM:

  1. No mesmo iPhone onde o chip físico está instalado, acesse Ajustes;
  2. Logo após, escolha a opção Converter para eSIM;
  3. Em seguida, o aparelho vai mostrar a operadora e o número do aparelho. Se as informações estiverem corretas, toque em Converter Plano Celular;
  4. Feito isso, escolha a opção Converter para eSIM;
  5. Posterior a isso, o processo vai levar alguns segundos até ser completado. Sendo assim, aguarde a finalização do processo;
  6. Por fim, quando a operação for encerrada, retire o SIM físico do aparelho e reinicie-o.

Depois desse processo, o cartão SIM físico que teve o número trocado, é desativado. Sendo assim, você não vai mais poder usá-lo no mesmo iPhone, ou em outros dispositivos.

Em algumas situações, a opção Converter para eSIM não vai estar disponível no menu de ajustes. Isto acontece por causa da falta de suporte por parte da operadora para a transferência direta de número. Sendo assim, será preciso entrar em contato com a empresa.

Em suma, as orientações gerais podem variar conforme a companhia telefônica. Entretanto, as empresas precisarão informar algumas informações que serão inseridas nas configurações de eSIM do iOS.

Quando esses dados forem coletados, é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, selecione a opção Celular ou Dados Móveis;
  3. Logo após, toque em Adicionar Plano Celular;
  4. Depois, na parte inferior da tela, encontre Inserir Detalhes Manualmente, e preencha os campos com as informações solicitadas.

Como transferir o SIM/eSIM de outro iPhone?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Caso o iPhone que vai ganhar o eSIM seja novo, é possível transferir o número diretamente de outro modelo, desde que os dois tenham o iOS 16 ou superior. Para isso, é necessário:

  1. Selecionar as opções Ajustes > Celular > Plano Celular;
  2. Depois disso, uma lista de números disponíveis deve aparecer. Caso contrário, toque em Transfer From Another Device (Transferir de outro dispositivo);
  3. Em seguida, algumas instruções podem aparecer no iPhone antigo, e pode ser preciso adicionar um código de verificação que aparecerá no modelo novo;
  4. Logo após, a ativação do eSIM no novo iPhone ocorrerá em alguns segundos. E assim, deve desativar o número no modelo antigo;
  5. Em algumas situações, o aparelho atualizado vai fazer o redirecionamento para o site da operadora, local onde é preciso finalizar o processo.