A tecnologia evolui constantemente, e com os chips que utilizamos para acessar conectividades LTE, 5G e realizar ligações não é diferente. Vamos falar um pouco hoje sobre a tecnologia do eSIM. Confira agora na matéria do Oficina da Net as suas vantagens e desvantagens em relação a um chip físico e ver se é um bom investimento e se ele se encaixa nas suas necessidades.

O que é a tecnologia eSIM?

A palavra eSIM é a sigla de Embed Subscriber Identity Module. Essa tecnologia nada mais é que o chip que já estamos acostumados, porém de forma virtual ao invés de ser um chip físico. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais vantagens e desvantagens de migrar para esse chip virtual e ver se essa tecnologia realmente vale a pena.

eSIM já pode ser adquirido através de planos nas operadoras Vivo, Tim e Claro
eSIM já pode ser adquirido através de planos nas operadoras Vivo, Tim e Claro
ÍNDICE

Vantagens do eSIM

Vamos conferir as vantagens que o usuário tem ao migrar para essa tecnologia virtualizada de chips.

Vantagens de ter o eSIM
Vantagens de ter um eSIM

Durabilidade

Ao contrário dos chips físicos que podem se desgastar e você pode perdê-los caso não tenha cuidado, os eSIMs são mais duráveis nesse quesito e a longevidade deles é garantida. Por se tratar de uma tecnologia virtual, o usuário não precisa se preocupar por exemplo se a bandeja de chips que estará presente no smartphone contém slot triplo (2 chips físicos+microSD) ou slot híbrido (2 chips físicos ou 1 chip+microSD).

Ativação

Os chips virtuais possuem uma praticidade muito grande quando o assunto é ativá-los. Basta ir na loja da operadora mais próxima de você e conseguirá ativar através da leitura de um QR Code. Algumas operadoras possuem uma praticidade ainda maior, pois você nem precisa se deslocar para alguma loja física e pode realizar a troca para o chip virtual apenas com o acesso de um aplicativo.

Dual SIM em um único slot

Ao adquirir o eSIM, você tem a vantagem de possuir duas linhas em um único eSIM. Essa tecnologia se chama Dual SIM, e com ela você pode colocar em um único smartphone dois números (um pessoal e outro voltado para o trabalho por exemplo). É bem mais prático se comparado ao chip físico, já que para ter acesso a duas linhas é necessário possuir dois chips físicos (um para cada número).

Liberar slot físico para o exterior

Quando você viaja para o exterior é interessante ter um chip físico de uma operadora local. Portanto, manter o eSIM como seu número principal e deixar o slot físico para esses casos específicos pode ser uma boa ideia.

Conectividade

Outra vantagem presente no eSIM é a conectividade. Uma vez que caso o aparelho seja roubado, será mais fácil de recuperá-lo pelo fato do chip virtual ficar 100% do tempo conectado. Além disso, a desativação dele não pode ser feita com facilidade pelo invasor já que não há um slot físico que abriga o eSIM.

Desvantagens do eSIM

Assim como qualquer coisa na vida, toda tecnologia tem suas desvantagens. Vamos ver agora alguns dos motivos para você não migrar para um chip virtual.

Desvantagens de ter um eSIM
Desvantagens de ter um eSIM

Migração de dados entre aparelhos

Uma desvantagem da tecnologia eSIM é a pouca praticidade na hora de migrar o chip de um smartphone para outro. Isso se deve pelo fato de que ao contrário dos SIM físicos que podem ser removidos de um celular e inseridos em um novo dispositivo imediatamente, no caso dos eSIMs a coisa muda de figura. Você precisa entrar em contato com a sua operadora para avisar que vai trocar de aparelho e assim a empresa realizar o procedimento de implementação do chip no novo smartphone.

Área de Cobertura

Assim como os chips físicos, os eSIMs podem não pegar cobertura a depender do local que você está no momento. Portanto será necessário comprar um chip físico que pegue na localidade em que você se encontra ou então ativar um novo eSIM de uma operadora que pegue sinal no local.

Suportado em poucos celulares

É certo que com o passar do tempo a tecnologia eSIM será suportada por praticamente todos os smartphones, mas no momento isso ainda não se tornou realidade. Geralmente os aparelhos que suportam essa tecnologia são os tops de linha das empresas. Aparelhos de entrada e intermediários ainda não possuem suporte ao chip virtual.

Celulares com eSIM no Brasil

Apesar de serem limitadas as opções de smartphones que suportam chips em seu formato virtualizado, há algumas alternativas de empresas como Samsung, Motorola e Apple para o usuário brasileiro que está disposto a pagar para usufruir da tecnologia. Confira alguns aparelhos que contam com eSIM no Brasil atualmente:

Apple

iPhones 14, iPhones 13, iPhones 12, iPhones 11, Iphones XR/XS e iPhones SE (2020 e 2022).

Para que o eSIM seja ativado nos iPhones, basta acessar o app de ajustes, clicar no menu "celular" e por fim clicar em "Adicionar eSIM" ou "Adicionar Plano Celular". O aparelho acessará o app de câmera para que seja realizada a leitura do QR Code.

Samsung

Linhas Z Flip, linhas Z Fold, linha S20 (Exceto S20 FE Series), linha S21 (Exceto S21 FE Series), linha S22, linha S23, entre outros.

Para que o eSIM seja ativado nos Galaxy, basta acessar o app de configurações, clicar no menu "Conexões", clicar em "Gerenciamento do Cartão SIM"e por fim clicar em "Adicionar plano móvel". Ao acessar a opção com QR Code, o aparelho vai fazer a leitura do código e é só aguardar a ativação.

Motorola

Todas as versões da linha dobrável Moto Razr

Para que o eSIM seja ativado nos Motorolas, basta acessar o app de configurações, clicar no menu "Rede e Internet", clicar em "Rede Móvel"e por fim clicar em "Avançadas". Após isso, clique em "Operadora", depois "Adicionar Operadora" e escaneie o QR Code.