Se você está viajando para o exterior e tentando evitar tarifas de roaming ou procurando uma melhor forma de gerenciar contatos da vida profissional e pessoal, configurar uma segunda linha no seu iPhone é uma ótima forma de ajudá-lo a manter tudo organizado.

Essa opção chegou pela primeira vez com o iPhone XS e o iPhone XR em 2018. Entretanto, ao invés de ter um slot a mais no smartphone, é necessário configurar a segunda linha usando um eSIM. E a ideia do chip virtual está se espalhando tanto, que agora, a nova linha do iPhone 14 não tem mais slot físico, e sim, dois cartões eSIM integrados.

Ter um eSIM disponibiliza uma forma mais integrada de adicionar uma segunda linha ao seu iPhone. No entanto, não é o único caminho a percorrer. Se você quer um número extra para chamadas de voz, vários aplicativos estão disponíveis que são fáceis de começar.

Abaixo, veja como usar o DUAL SIM, com um eSIM no seu aparelho iPhone.

Como usar o Dual SIM com um eSIM no iPhone?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Se você deseja fazer uso de duas operadoras diferentes, é necessário que o seu iPhone esteja desbloqueado para isso. Por outro lado, se você tiver um aparelho bloqueado, os dois números precisarão ser da mesma operadora.

Além disso, se uma operadora CDMA disponibilizar o seu primeiro SIM, o segundo SIM não vai ser compatível com o CDMA. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a sua operadora, para ter mais informações sobre o assunto.

Ademais, caso você tenha um plano de serviço celular empresarial ou corporativo, converse com o administrador da empresa, para saber se existe um suporte para esse tipo de recurso.

Como configurar outro plano celular no iPhone?

Créditos: M3 Mídia
Créditos: M3 Mídia

Em geral, todos os modelos de iPhone compatíveis com eSIM, podem ter diversos eSIMs e usar o Dual SIM com dois SIMs ativos simultaneamente.

É possível usar o Dual SIM sendo um SIM físico, e um eSIM. Enquanto isso, nos modelos de iPhone 13 e 14, é possível usar dois eSIMs.

Abaixo, veja o que você precisa definir:

1. Identificar os planos

Assim que você ativar o segundo plano, é necessário identificar os planos. Ou seja, você pode determinar que uma linha seja empresarial, e outra, pessoal. Dessa forma, fica mais organizado o seu modo de trabalhar com duas linhas diferentes.

E caso você veja a querer trocar o nome das linhas, é necessário acessar: Ajustes > Celular ou Dados Móveis > Toque no número que deseja alterar a etiqueta (nome).

2. Configurar número padrão

Ao ter dois números no iPhone, é fundamental determinar qual deles será o padrão. Ou seja, qual você vai usar para fazer ligações, ou mandar mensagem para quem não está no app Contatos. Além disso, é necessário determinar qual número será usado para o iMessage e o FaceTime.

É possível escolher um ou os dois números de celular.

Ademais, é importante definir qual será o número usado apenas para os dados celulares. E caso você queira que o iPhone use os dados dos dois planos, segundo a cobertura e disponibilidade, ative a opção "Permitir Alternação de Dados Celulares".

Como usar dois números de telefone para ligações, mensagens e dados

Assim que o iPhone estiver configurado com dois números de telefone, confira a seguir como usar os mesmos:

1. Permitir que o iPhone lembre qual número usar

Quando você liga para um dos seus contatos, não é necessário escolher qual número usar. Em suma, o iPhone usa o mesmo número usado na última vez que você entrou em contato com aquele número.

Se você não tiver telefonado ainda para o contato, iPhone vai usar o número padrão. Ou ainda, é possível definir qual número usar, para fazer chamadas com um contato.

Para isso, toque no Contato > Plano Celular Preferido > Defina o número que você quer usar com aquele contato.

2. Fazer e receber ligações

No momento em que você estiver em uma ligação, caso a operadora do outro número seja compatível com as ligações Wi-Fi, é possível atender às ligações de seu outro número.

Se você estiver em uma ligação usando outra linha para o uso de dados celulares, será preciso ativar o recurso Permitir Alternação de Dados Celulares. Dessa forma, será possível ganhar ligações na outra linha. Também é possível ignorar a chamada, e configurar um voicemail com a operadora.

Aqui, vale ressaltar que a Ligação em Espera funciona apenas para as chamadas recebidas no mesmo número de telefone. Sendo assim, para evitar perder uma chamada importante, experimente ativar o encaminhamento de ligações. Dessa forma, você manda as ligações de um número para outro.

Enviar mensagens com iMessage e SMS/MMS

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em suma, você pode usar o iMessage ou SMS/MMS para mandar mensagens com qualquer um dos números de telefone. É possível escolher um número para usar, antes ou após começar uma conversa.

Abaixo, veja como fazer isso:

  1. Abra o Mensagens;
  2. Em seguida, toque no botão Novo, no canto superior direito da tela;
  3. Feito isso, adicione o nome do contato;
  4. Logo após, toque no número de telefone atual;
  5. Por fim, toque no número que deseja usar.

Alterar o número dos dados celulares

Apenas um número por vez pode usar os dados celulares. Para mudar qual número usa os dados celulares, é necessário:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Celular ou Dados Móveis;
  3. Logo após, clique em Dados Celulares;
  4. Por fim, toque no número no qual você deseja usar os dados celulares.

Se você ativar a opção Permitir Alternação de Dados Celulares quando estiver em uma ligação no número usado somente para ligações, esse número vai ser mudado automaticamente, para usar voz e dados. Assim, é possível usar voz e dados durante a ligação.

Por outro lado, se você desativar a opção Permitir Alternação de Dados Celulares, e estiver ativo em um número de voz que não é o número de dados celulares designados, os dados celulares não vão funcionar durante a ligação.

Para ativar a opção "Permitir Alternação de Dados Celulares", é necessário:

  1. Acessar Ajustes;
  2. Logo após, toque em Celular ou Dados Móveis;
  3. Depois, toque em Dados Celulares;
  4. Por fim, ative a opção Permitir Alternação de Dados Celulares.

Gerenciar ajustes de celular

Por fim, para mudar as configurações de celular para cada um dos planos, siga as etapas a seguir:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Celular ou Dados Móveis;
  3. Logo após, toque no número que deseja mudar;
  4. Por fim, toque em cada opção e configure-a.