A Apple agora tem um prazo oficial para utilizar a conexão USB-C no iPhone. A União Europeia (UE) anunciou a data exata que as empresas que atuam no mercado europeu têm para lançar somente smartphones com USB-C. Em outubro de 2022 os legisladores da União Europeia aprovaram a lei do carregador comum, mas até aquele momento não havia uma data específica para a obrigatoriedade entrar em vigor, mas agora foi anunciado o momento exato para isso.

Uma diretiva recém-publicada pela União Europeia diz que todos os smartphones lançados após o dia 28 de dezembro de 2024 devem possuir USB-C. Além dos celulares, outros produtos mobile deverão mudar para a conexão USB-C como, por exemplo, tablets.

União Europeia decide a data limite exata para a Apple migrar para o USB-C no iPhone. Fonte: Oficina da Net
União Europeia decide a data limite exata para a Apple migrar para o USB-C no iPhone. Fonte: Oficina da Net

Greg Joswiak "Joz", vice-presidente mundial de marketing da Apple, diz que a Apple não terá escolha a não ser aderir à nova lei da União Europeia. Entretanto, ele não disse quando a empresa pretende adotar a porta USB-C no iPhone. É possível que a Apple opte, por exemplo, por lançar iPhone 15 com porta Lightning e implementar o USB-C somente no iPhone 16 em 2025.

O que os rumores dizem

Relatos dizem que a Apple pode migrar para a conexão USB-C ao lançar o iPhone 15 em setembro de 2023. Além do celular, os periféricos da empresa como teclados, mouses e trackpads também deverão mudar todos para a porta USB-C.

O que você acha a respeito da decisão da União Europeia em obrigar as empresas a adotar o USB-C? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!