Os navegadores da internet são ferramentas essenciais para a maioria das pessoas, permitindo que acessemos uma variedade de conteúdos e serviços online. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher o navegador ideal. Neste artigo, vamos dar uma olhada nos 10 navegadores mais usados em todo o mundo, explorando o que cada um tem a oferecer em termos de recursos, segurança e facilidade de uso.

Qual é o navegador mais usado do mundo?

Para descobrir qual o navegador mais utilizado em todo mundo, vamos usar as informações do StatCounter, plataforma que analisa o tráfego de diferentes mercados, desde as marcas de celulares mais bem sucedidas do momento, sistemas operacionais mais utilizados e assim por diante. De acordo com a plataforma, o Google Chrome é o navegador mais usado do mundo, com um total de 64.41 % de todos os usuários.

Atualmente, em segundo lugar vem o Safari com 18.82% e o Microsoft Edge fecha o pódio com 5.36%. Veja abaixo um gráfico com a movimentação dos principais navegadores no cenário mundial:

Market-share de navegadores mais usados no mundo em janeiuro de 2024 (Foto: Statcounter / Reprodução)
Market-share de navegadores mais usados no mundo em janeiuro de 2024 (Foto: Statcounter / Reprodução)

TOP 10 navegadores mais usados no mundo — Janeiro de 2024

  1. Chrome 64.41%
  2. Safari 18.82%
  3. Edge 5.36%
  4. Firefox 3.3%
  5. Opera 2.55%
  6. Samsung Internet 2.55%
  7. UC Browser 0.8%
  8. Android Browser 0.48%
  9. Yandex Browser 0.34%
  10. Outros 0.2%

1. Google Chrome

Chrome

O Google Chrome é líder isolado na lista de navegadores mais utilizados. Com um conjunto de recursos robusto, integração total com os serviços do Google, consegue criar um ecossistema de extensões e um conjunto confiável de aplicativos para desktops e dispositivos móveis.

O Chrome possui algumas das melhores integrações com dispositivos móveis disponível. Com um aplicativo móvel disponível em todas as principais plataformas, é fácil manter seus dados sincronizados, facilitando a navegação entre vários dispositivos. Veja as novidades da versão 111 do Chrome.

Faça login na sua conta do Google em um dispositivo e todos os seus favoritos, dados salvos e preferências do Chrome serão exibidos. Até suas extensões ativas permanecem sincronizadas entre os dispositivos. É um recurso padrão que você pode encontrar em outras plataformas, mas a integração do Chrome é inigualável. Foi liberado também o modo escuro do Chrome, veja como ativar.

Além disso, o gerenciador de senhas do Chrome agora gera e recomenda automaticamente senhas fortes quando um usuário cria uma nova conta em uma página da web. A barra de pesquisa, fornece "resultados avançados", compostos por respostas úteis para perguntas quando digitadas, resultados de calculadora, resultados de eventos esportivos e muito mais.

Por fim, os favoritos são mais acessíveis e gerenciáveis na página Nova guia. Outras atualizações mais recentes incluem um modo escuro, melhor personalização da Nova guia e cartões de foco da guia, além disso, o Chrome tem alguns recursos interessantes, meio que escondidos, veja como usufruir deles.

Qual é o resultado final? O Chrome é rápido, gratuito, leve e com melhor aparência.

2. Safari

Safari é o segundo navegador mais usado no mundo

Se você usa exclusivamente o MacOS, o Safari já é sua escolha padrão. Pode não ser o navegador mais rápido disponível - o Chrome é significativamente mais rápido - mas é rápido o suficiente para que seu navegador não pareça lento. Ele é integrado ao MacOS, o que significa que você se sente mais em casa e provavelmente obterá melhor duração da bateria graças às otimizações internas da Apple para o MacOS e os dispositivos subjacentes.

O Safari também se concentra bastante em privacidade e segurança. Se você deseja minimizar como é rastreado e se o Big Brother está olhando por cima do ombro, o Safari é uma boa escolha. Se você também usa um iPhone e / ou iPad, usar o Safari no Mac fará a transição mais perfeita entre plataformas. O Safari não é oferecido fora do ecossistema da Apple.

3. Microsoft Edge

Edge

A Microsoft criou seu próprio navegador para o Windows 10, o Edge, que é uma substituição do Internet Explorer, que usava um mecanismo de navegação interno e era atualizado juntamente com o sistema operacional.

O projeto foi um fracasso, pois o Edge não conseguiu obter uma participação de mercado substancial, apesar de servir como navegador da Web integrado e padrão do Windows 10.

Em resposta, a Microsoft reescreveu o Edge usando o mecanismo de navegador de código aberto Chromium, assumindo a liderança do Google e criando algo próprio. A nova versão lançada substituiu a versão herdada pré-instalada no Windows 10.

À primeira vista, o Microsoft Edge se parece com o Chrome. Na verdade, ele solicita que você importe a barra de ferramentas de favoritos do Chrome e outras configurações. Isso é ótimo se você odiava o Edge anteriormente e deseja tentar outra vez usar o navegador da Microsoft. Ainda mais, ele suporta extensões do Chrome, embora o navegador o leve à Microsoft Store para complementos. Você deve carregar manualmente a Chrome Web Store para instalar qualquer coisa não listada no repositório da Microsoft.

A grande novidade aqui é desempenho. A Microsoft otimizou o Edge para Windows 10 baseado no Chromium. Um teste rápido mostra que o uso de recursos do sistema pelo navegador é melhor otimizado no Microsoft Edge, com seis páginas idênticas abertas no Chrome e Edge, enquanto o Chrome consome 1,4GB de memória o Microsoft Edge consome 665MB. Para computadores com pouca memória RAM, ele pode ser uma boa escolha.