Certamente podemos abordar esse assunto de maneira muito mais tranquilo do que sistemas operacionais para computadores e dispositivos móveis.

Aqui não há guerra, você escolhe o que melhor te atende e pronto. Além disso tem um ponto ainda melhor, você pode usar todos se quiser.

Durante muito tempo passei a utilizar os 5 mais usados por todos pois desenvolvia websites e sistemas dinâmicos que funcionavam via navegador. Então precisava testar o funcionamento de tudo que desenvolvia pelo menos nos navegadores mais usados do mercado.

Vendo os números a seguir pode até parecer que isso não seja mais necessário. Mas acredite, para quem desenvolve para WEB é imperativo que os sistemas e plataformas funcionam de maneira adequada para todos os navegadores, tá bem, quase todos.

Top 10 navegadores
Top 10 navegadores

Talvez o objetivo deste post não seja ajudar você a decidir que navegador usar, mas sim trazer alguns detalhes sobre cada um dos navegadores para que você tenha tudo em um lugar só.

Hoje no mercado temos mais de 2 dezenas de navegadores, mas geralmente eles funcionam com base nos 10 mais utilizados, sim isso é possível. Então vamos lá.

10 navegadores mais usados no mundo

1. Google Chrome

Google Chrome

O Google Chrome é líder isolado na lista de navegadores mais utilizados, se você somar todos os outros 9 navegadores e multiplicar seu resultado por dois, mesmo assim ele fica na frente.

Com um conjunto de recursos robusto, integração total com os serviços do Google, consegue criar um ecossistema de extensões e um conjunto confiável de aplicativos para desktops e dispositivos móveis.

O Chrome possui algumas das melhores integrações com dispositivos móveis disponível. Com um aplicativo móvel disponível em todas as principais plataformas, é fácil manter seus dados sincronizados, facilitando a navegação entre vários dispositivos.

Faça login na sua conta do Google em um dispositivo e todos os seus favoritos, dados salvos e preferências do Chrome serão exibidos. Até suas extensões ativas permanecem sincronizadas entre os dispositivos. É um recurso padrão que você pode encontrar em outras plataformas, mas a integração do Chrome é inigualável.

Além disso, o gerenciador de senhas do Chrome agora gera e recomenda automaticamente senhas fortes quando um usuário cria uma nova conta em uma página da web. A barra de pesquisa, fornece "resultados avançados", compostos por respostas úteis para perguntas quando digitadas, resultados de calculadora, resultados de eventos esportivos e muito mais.

Por fim, os favoritos são mais acessíveis e gerenciáveis ​​na página Nova guia. Outras atualizações mais recentes incluem um modo escuro, melhor personalização da Nova guia e cartões de foco da guia.

Qual é o resultado final? O Chrome é rápido, gratuito, leve e com melhor aparência.

2. Mozilla Firefox

Firefox

O Firefox é dono do segundo lugar na preferência dos usuários. A Mozilla vem fazendo progressos reais para tornar seu navegador cada vez melhor, graças a esforços como a atualização para o Firefox Quantum e a alternativa focada na realidade virtual, o Firefox Reality.

Não demorou muito tempo para que a Mozilla reconstruísse a interface familiar do antigo navegador, oferecendo uma visão mais limpa e moderna do que deveria ser um navegador da web.

As mudanças realizadas com o passar do tempo no Firefox foram profundas: O Firefox Quantum foi projetado para utilizar processadores com vários núcleos de maneiras que seus concorrentes simplesmente não fazem, nem o Chrome.

As atualizações mais recentes incluem melhores proteções de privacidade com suporte anti-rastreador, sincronização aprimorada de senha entre dispositivos e alertas de violação integrados.

O Firefox é um navegador com um catálogo enorme de extensões e personalização da interface do usuário. O novo aplicativo Firefox Mobile também recebeu atualização recente e está mais rápido e simplificado do que nunca. Pegue o aplicativo móvel do Firefox e você pode compartilhar favoritos entre dispositivos, mas é necessário se inscrever em uma conta separada do Firefox. Infelizmente, o gerenciamento de configurações entre plataformas não é tão transparente quanto o Chrome.

Como navegador principal, o Firefox é mais focado na privacidade do que o Chrome e também é mais rápido, mas seu conjunto de recursos não é tão integrado.

3 e 4. Internet Explorer e Microsoft Edge

Internet Explorer e Microsoft Edge

A Microsoft criou seu próprio navegador para o Windows 10, o Edge, que é uma substituição do Internet Explorer, que usava um mecanismo de navegação interno e era atualizado juntamente com o sistema operacional.

O projeto foi um fracasso, pois o Edge não conseguiu obter uma participação de mercado substancial, apesar de servir como navegador da Web integrado e padrão do Windows 10.

Em resposta, a Microsoft reescreveu o Edge usando o mecanismo de navegador de código aberto Chromium, assumindo a liderança do Google e criando algo próprio. A nova versão lançada substituiu a versão herdada pré-instalada no Windows 10.

À primeira vista, o Microsoft Edge se parece com o Chrome. Na verdade, ele solicita que você importe a barra de ferramentas de favoritos do Chrome e outras configurações. Isso é ótimo se você odiava o Edge anteriormente e deseja tentar outra vez usar o navegador da Microsoft. Ainda mais, ele suporta extensões do Chrome, embora o navegador o leve à Microsoft Store para complementos. Você deve carregar manualmente a Chrome Web Store para instalar qualquer coisa não listada no repositório da Microsoft.

A grande novidade aqui é desempenho. A Microsoft otimizou o Edge para Windows 10 baseado no Chromium. Um teste rápido mostra que o uso de recursos do sistema pelo navegador é melhor otimizado no Microsoft Edge, com seis páginas idênticas abertas no Chrome e Edge, enquanto o Chrome consome 1,4GB de memória o Microsoft Edge consome 665MB. Para computadores com pouca memória RAM, ele pode ser uma boa escolha.

5. Safari

Safari

Se você usa exclusivamente o MacOS, o Safari já é sua escolha padrão. Pode não ser o navegador mais rápido disponível - o Chrome é significativamente mais rápido - mas é rápido o suficiente para que seu navegador não pareça lento. Ele é integrado ao MacOS, o que significa que você se sente mais em casa e provavelmente obterá melhor duração da bateria graças às otimizações internas da Apple para o MacOS e os dispositivos subjacentes.

O Safari também se concentra bastante em privacidade e segurança. Se você deseja minimizar como é rastreado e se o Big Brother está olhando por cima do ombro, o Safari é uma boa escolha. Se você também usa um iPhone e / ou iPad, usar o Safari no Mac fará a transição mais perfeita entre plataformas.

O Safari não é oferecido fora do ecossistema da Apple.

6 e 7. QQ e Sogou Explorer

QQ e Sogou

Pensou que a China estaria fora dessa lista? Pensou errado... Em uma breve explicação, o QQ Browser e o Sogou Explorer estão na frente do Opera nesta lista pois são utilizados por dezenas de milhões de pessoas na China, fica aqui a curiosidade, mesmo assim lá também o Google Chrome é líder absoluto.

Ambos os navegadores utilizam também o mecanismo de navegador de código aberto Chromium.

O QQ Browser traz suporte a documentos do Word, Excel, também PDF, é rápido e muito bem otimizado para consumir o mínimo de memória RAM possível. Possui integração com WeChat, temas, tradutor, ferramenta de captura de tela e possui configurações de modo noturno.

O Sogou Explorer, apesar de tanbém muito utilizado a indicação que fica é a presente no site Wikipedia. "Vários sites descrevem o Sogou Explorer como adware malicioso e recomendam que os usuários não o instalem, pois as configurações do usuário são alteradas e os URLs são enviados aos servidores na China, sem o consentimento do usuário, violando a privacidade do usuário. O software é relatado como difícil de remover". Então não convém instalar o mesmo.

8. Opera

Opera

O Opera também é muito usado, em parte ele compartilha parte do DNA do Chrome. Ambos os navegadores são criados no mecanismo de código aberto Chromium do Google, que está também presente no Microsoft Edge e, como resultado, eles têm uma experiência de usuário muito semelhante. Ambos apresentam uma barra híbrida de URL e pesquisa e são relativamente leves e rápidos.

As diferenças aparecem quando você olha para os recursos internos do Opera. Onde o Chrome conta com um ecossistema de extensões para fornecer a funcionalidade que os usuários desejam, o Opera possui mais alguns recursos inseridos no próprio navegador.

Ele também introduziu uma capacidade preditiva de pré-carregamento de sites e o recurso Pesquisa instantânea isola os resultados da pesquisa em sua própria janela, enquanto a página atual desaparece em segundo plano, permitindo que os usuários se concentrem mais facilmente na tarefa de pesquisa em questão.

A partir do Opera 55, é possível instalar extensões da loja do Opera Addons, assim como o Chrome. Semelhante ao navegador do Google, você encontrará ferramentas úteis como Giphy, Amazon Assitant, Avast Online Security e muito mais.

O Opera também possui um "Stash" integrado que salva páginas web para leitura posterior. Não há necessidade de se inscrever em uma conta como no Pocket ou Evernote para salvar uma página para ler depois. Da mesma forma, o Opera possui um menu de discagem rápida que coloca todas as páginas visitadas com mais frequência em um só lugar. O Chrome também faz isso, mas apenas em uma nova guia em branco. Finalmente, o Opera possui um serviço VPN ilimitado embutido, tornando-o uma opção mais segura.

Mas as maiores mudanças ocorreram com o Opera 60 e o Reborn 3, uma reformulação completa do design do navegador que trouxe um novo design sem fronteiras, suporte à Web 3 e uma Crypto Wallet, permitindo que os usuários se preparassem para sites baseados em blockchain. Se você está procurando um navegador cheio de recursos que ofereça privacidade e segurança robusta, o Opera é uma ótima opção.

9. Yandex Browser

Yandex

Yandex Browser é um browser que se destaca na Rússia, o navegador foi desenvolvido pelos criadores do mecanismo de busca Yandex. Esse aplicativo é bastante similar ao Google Chrome, no sentido que oferece funcionalidades interessantes como uma análise de segurança do website, com a parceria da Kaspersky.

Se você decidir usar o Yandex, você consegue importar sua barra de favoritos do Google Chrome, para que você tenha seus sites favoritos a apenas um clique de distância. Você também pode adicionar ferramentas úteis, como informação sobre o clima e tráfego ou notificações das redes sociais.

Suas pesquisas podem ser efetuadas a partir da Smartbox, a qual irá produzir várias sugestões para resultados, para que você possa mais rapidamente encontrar o que você está procurando. O Yandex.Browser também inclui um 'modo turbo', que automaticamente se liga se a velocidade de sua conexão à Internet começar a diminuir.

Ele abre páginas muito mais rapidamente graças à compressão de dados, para que você poupe tempo e tráfego. No que diz respeito à segurança, o Yandex.Browser apresenta um protetor que irá detectar vírus e o Kaspersky irá analisar todos os arquivos que você quer baixar.

Esse browser, como muitos outros atualmente, também é capaz de traduzir qualquer website escrito em um idioma diferente, com até 14 opções, incluindo espanhol, francês, alemão, ucraniano, português.

10. UC Browser

UC Browser

O UC Browser inicialmente criado para dispositivos móveis ganhou versão para PCs e rapidamente tomou a frente de outros concorrentes, principalmente na China. A UC Web desenvolvedora do UC Browser é do grupo Alibaba, enquanto o QQ é da Tencent, a briga por lá também é boa nesse segmento, mas o UC Browser só fica atrás do Google Chrome por lá.

A versão para PC promete entregar um navegador cuja velocidade surpreende, traz um design minimalista e funções diversas, assim como no Firefox por exemplo, ao criar uma conta, você tem integração total de histórico do que você faz no navegador seja no PC ou smartphone e tablet.

Bom aqui temos mais um navegador desenvolvido com base no Google Chromium, a variante do Chrome de código aberto que pode ser utilizada por qualquer pessoa para desenvolver o seu próprio browser.

Como citado anteriormente existe pelo menos mais uma dezena de navegadores no mercado, com versões para desktop e dispositivos móveis.