Se você tem um novo smartphone ou tablet Android e quer saber como você pode configurar ele da melhor forma possível, está no lugar certo. Em suma, o processo de configuração de um aparelho novo pode parecer um pouco assustador. Porém, não se preocupe: pois vamos guiá-lo em cada etapa, explicando o que você deve fazer.

A maioria dos telefones e tablets Android irá guiá-lo em um passo-a-passo através do processo de configuração. A experiência pode diferir um pouco, a depender da marca do seu dispositivo e de qual versão do Android ele está executando.

Sendo assim, confira abaixo, como você pode configurar o seu novo aparelho Android.

Como configurar um novo telefone Android em 2023?

Como configurar um Android novo em 2023?
Como configurar um Android novo em 2023?

Abaixo, veja como você pode estar configurando um novo aparelho Android.

ÍNDICE

1. Selecione um idioma

Ao ligar o seu smartphone pela primeira, ele vai pedir que você selecione um idioma. Nesta etapa você também pode selecionar os modos de visão e voz se precisar que os recursos de acessibilidade sejam ativados durante o uso do telefone. Feito isso, toque em Começar para ir para a próxima tela.

2. Adicione o cartão SIM

Aqui você será solicitado a se conectar a uma rede móvel. Você pode fazer isso colocando um cartão SIM em seu telefone. Na embalagem, é provável que haja uma ferramenta ejetora para remover a bandeja, e colocar o chip no slot SIM.

No momento, a maioria dos smartphones modernos comporta chip nano SIM, o menor tamanho disponível no mercado. Insira o cartão SIM que você acabou de obter ou o formulário do seu telefone antigo. Se o seu dispositivo estiver desbloqueado para uso, o telemóvel deve reconhecer o cartão SIM, e assim, lhe dar acesso ao seu plano móvel.

Alguns telefones permitem que você escolha baixar um eSIM, ao invés de inserir um chip físico. Se você não tiver um cartão SIM ou não quiser um eSIM, toque em Ignorar para configurar o telefone sem uma conexão de rede móvel usando apenas Wi-Fi.

3. Conecte-se ao Wi-Fi

Você pode se conectar ao Wi-Fi, independentemente de ter adicionado um cartão SIM ao seu telefone ou não. Toque na rede Wi-Fi à qual deseja se conectar, e depois, introduza a senha da rede. Pronto. Assim o seu telefone se conectará ao Wi-Fi e seguirá com a configuração.

Você pode optar por Configurar offline, se desejar, mas não poderá fazer login na sua Conta do Google sem um dado móvel de conexão Wi-Fi, por exemplo. Além disso, não será possível baixar aplicativos e usar o telefone online.

4. Copie dados do telefone antigo

Nesta etapa, o telefone lhe dará a opção de copiar aplicativos e dados do seu telefone antigo. Isso inclui sua Conta do Google e também dados como mensagens de texto, fotos, vídeos, aplicativos e configurações.

Aqui, você tem 3 opções: Você pode selecionar Não copiar aqui se desejar configurar o telefone como novo sem dados antigos ou Não é possível usar o dispositivo antigo, se você não tiver acesso ao seu telefone antigo. Ou ainda, é possível copiar os dados, tocando em Avançar.

Ao optar por copiar dados, o novo smartphone vai sugerir que você conecte o aparelho antigo ao novo, via um cabo. Se você tiver um cabo com as duas conexões de porta corretas, toque em Avançar e siga as instruções na tela.

Por outro lado, se você não tiver o cabo correto, poderá copiar seus dados de outra forma. Toque em Sem cabo? ou Copiar sem cabo. A configuração lhe dará diferentes opções, a depender de qual você escolher. Esta etapa pode levar vários minutos, a depender da quantidade de dados que você deseja mover.

5. Adicione uma Conta do Google

Não importa qual opção você escolha na última etapa, em algum momento, o telefone solicitará que você faça login na sua Conta do Google. E caso você não tenha uma conta Google ainda, será possível criar.

Isso lhe dará um endereço de e-mail do Gmail necessário para usar em um telefone Android. Em seguida, você pode selecionar o que deseja copiar do seu telefone antigo.

6. Aceite as configurações do Google

Após copiar os dados de outro telefone ou ignorar essa etapa, sua Conta do Google será adicionada ao telefone. Aqui, a configuração será feita como você desejar: é possível ativar itens como serviços de localização, verificação de aplicativos e se quer enviar dados de uso e diagnóstico para o Google.

Você precisa selecionar Sim para a localização e a digitalização de aplicativos se quiser que todos os serviços funcionem corretamente no seu telefone. Aqui, é importante frisar: você precisa dizer sim se quiser que os aplicativos usados, como o Google Maps, funcionem. Toque em Aceitar quando tiver selecionado o que deseja.

7. Aceite ou negue o backup do Google One

Com uma conta do Google, você pode ativar o backup de todo o dispositivo com o serviço One. Este é um serviço incorporado à sua conta gratuita do Google, que faz backup dos dados e configurações do seu telefone para os servidores em nuvem do Google. Se você perder seu telefone, poderá usar esse backup na nuvem para restaurar seus dados e configurações para um novo telefone.

8. Defina um código PIN

Agora você pode definir um código PIN. Isso é recomendado, pois impede que alguém desbloqueie seu telefone se você perdê-lo. Por padrão, o Android solicitará que você defina um número PIN de pelo menos 4 dígitos. Porém, quanto maior o número que você escolher, melhor.

Se você tocar em Opções de bloqueio de tela, você pode, alternativamente, optar por definir um desenho padrão ou uma senha. Digite sua escolha duas vezes, conforme as instruções na tela, para prosseguir.

9. Configure a impressão digital

Alguns telefones têm sensores de impressão digital embutidos que permitem desbloquear o telefone com o polegar ou a impressão digital, além de autorizar coisas como pagamentos em aplicativos. Siga as instruções na tela para configurar sua impressão digital.

10. Continue a configuração ou deixe para mais tarde

Muitos telefones Android nesta fase irão perguntar-lhe se você deseja continuar a configuração. Isso incluirá coisas como configurar a Carteira virtual do Google para pagamentos com cartão de débito e crédito, selecionar o tamanho do texto do telefone e outras coisas.

Você pode tocar em Continuar ou Sair e receber lembrete. Este último irá certificar-se de que você receba uma notificação mais tarde para fazer esta etapa.

11. Você terminou!

Pronto. Agora o seu novo smartphone Android está configurado. Aguarde alguns minutos até o download de todos os arquivos e aplicativos. Depois disso, o seu smartphone estará pronto para uso.

Veja também outras indicações nossas:

Nossos testes:

Melhores por marca:

Melhores por faixa:

Melhores por característica: