A Asus tem sido uma pedra no sapato das marcas mais tradicionais de smartphones, desde que entrou no ramo, focando em mercados emergentes como Brasil, lançou produtos competitivos agregando preços abaixo da concorrência. Neste artigo aqui, listaremos os melhores celulares da ASUS para você comprar.

Muito desse entendimento vem de seu Head Global de Marketing, o brasileiro Marcel Campos. O Marcel bateu um papo conosco dias antes da Asus apresentar no Brasil a nova linha de Zenfones - você pode conferir a entrevista aqui - e à seguir, vamos listar os melhores smartphones da Asus.

Qual o melhor celular da ASUS?

A nossa lista dos melhores celulares da ASUS têm os recentes lançamentos, conta também com smartphones gamers da marca, além de outros modelos anteriores que foram sucesso, bem construídos e ainda apresentam qualidade suficiente para ser escolha sua.

6. Zenfone 6

O Zenfone 6 (review aqui) foi o primeiro smartphone a trazer a câmera giratória, sendo que você consegue utilizar o mesmo sensor da câmera traseira na frontal, com essa feature ele chegou a ser escolhido como a melhor câmera selfie em smartphones.

Equipado com Snapdragon 855, ele chega oficialmente com versões de memórias: 6 GB/64GB ou 8GB/128GB e 8GB/256GB (RAM/armazenamento).

» Concorrentes: veja quem são os concorrentes do Zenfone 6;

Ficha técnica do Zenfone 6 :

ASUS Zenfone 6 - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar o Zenfone 6?

5. ROG Phone 2

O smartphone gamer da ASUS de fato é o que há de mais potente na fabricante. Esse monstrinho chega com 12GB de memória RAM, com armazenamentos em 256 ou 512GB. Como ele é um smartphone gamer, chega equipado com o Snapdragon 855+, aquela versão ainda mais completa do processador da Qualcomm. Além de possuir uma taxa poderosa de atualização (120Hz), a tela do ROG Phone II (review aqui) conta com um display AMOLED de 6,59 polegadas com resolução de 1.080 x 2.340, proporção de 19,5:9, certificações de cores DCI-P3 e deltaE <1.

Vídeo incorporado do YouTube

Para evitar o superaquecimento do celular, a Asus adicionou aberturas na parte traseira do smartphone para haver uma melhor dissipação do calor gerado.

» Concorrentes: rivais do Rog Phone 2;

Ficha técnica do Rog Phone 2:

ASUS ROG Phone 2 - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar o Rog Phone 2?

4. ROG Phone 3

A terceria geração de celular gamer da fabricante taiwanesa, conta com um chipset Qualcomm Snapdragon 865 Plus 5G, além da versão revisada de seu sistema de refrigeração, o GameCool 3.

ROG Phone 3
ROG Phone 3

O Asus ROG Phone 3 vem com uma tela AMOLED de 6,59 polegadas, com suporte a HDR10+, taxa de atualização de 144Hz, tempo de resposta de 1ms e latência de toque de apenas 25ms, permitindo uma resposta ao toque praticamente instantânea. Sua estrutura mantem todos os benefícios vistos em seus antecessores para jogar com mais conforto e imersão como uma porta de carregamento na lateral, o sistema AirTrigger 3 (botões imaginários com a utilização de sensores) e uma bateria gigante com 6000mAh.

Para os entusiastas de plantão, o ROG Phone 3 ainda possui o software de otimização de desempenho do Modo X, que agora possui uma grande variedade de parâmetros do sistema para se ajustar, oferecendo desta forma a possibilidade para extrair até a última gota que o hardware tem a oferecer.

Em termos de memória RAM, o ROG Phone 3 possui 16GB LPDDR5 enquanto a versão Strix Edition possui 8GB LPDDR5. A memória interna de ambos possui a tecnologia UFS 3.1, proporcionando uma rápida leitura e escrita.

O novo smartphone gamer da Asus também promete uma conexão de última geração, oferecendo suporte ao Wi-fi 6 e a internet móvel 5G. Mas não é só isso, para aqueles que gostam de utilizar fones de ouvido sem fio Bluetooth, o celular oferece suporte ao codec Qualcomm aptX Adaptive, que proporciona uma baixa latência na transmissão do áudio e uma alta qualidade sonora.

» Concorrentes: rivais do Rog Phone 3;

Ficha técnica do Rog Phone 3:

ASUS ROG Phone 3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar o Rog Phone 3?

3. Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro

A segunda geração de telefones com câmeras flip passou pelo Oficina da Net, fizemos o review do produto, além de constatar que as câmeras mandam super bem, ele também se mostrou bastante eficiente em performance.

Vídeo incorporado do YouTube

O Zenfone 7, lançado em 2020, traz processador Snapdragon 865, com versões de 6 ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. A ASUS implementou tela Super AMOLED de 6.67 polegadas, com resolução FULLHD, proteção Corning Gorilla Glass 6, taxa de atualização de 90Hz e certificação HDR 10+.

O Zenfone 7 Pro perdeu o posto para os noos lançamentos da ASUS. A versão PRO é basicamente uma versão melhorada do Zenfone 7. Traz somente uma variação de memórias, com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. Outra diferença está no processador que no Pro é o Snapdragon 865+, que é o mesmo empregado no ROG Phone 3.

Zenfone 7 PRO
Zenfone 7 PRO

A ASUS implementou tela Super AMOLED de 6.67 polegadas, com resolução FULLHD, proteção Corning Gorilla Glass 6, taxa de atualização de 90Hz e certificação HDR 10+.

Zenfone 7 Pro chega trazendo o recurso hypersteady garante uma super estabilização, dispensando o uso de gimbal, segundo Marcel Campos, até FullHD 60fps e a estabilização EIS está presente em gravações até 8K (grava por até 10min) e modo pro de vídeo, inclusive com feedback de áudio dos microfones.

Definitivamente a linha Zenfone 7 foi feita para criadores de conteúdo, ainda sobre gravação de vídeos, existe agora a possibilidade de durante a gravação de vídeos, trocar entre as câmeras, wide, padrão e telefoto. A Flip câmera agora, em sua versão 2.0, permite salvar até três ângulos pré-definidos para posições do flip.

» Concorrentes: rivais do Zenfone 7 Pro;

Ficha técnica Zenfone 7 Pro:

ASUS Zenfone 7 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

2. Rog Phone 5

Dica: Tudo de legal que dá para fazer com o Rog Phone 5;

Vídeo incorporado do YouTube

Lançado mundialmente em 10 de março de 2021, o ROG Phone 5 só não recebe o topo desta lista pois a Asus acaba de lançar os novos Zenfone 8. O ROG Phone chega equipado com o que há de mais potente em termos de hardware, começando pelo processador Snapdragon 888, da Qualcomm. Temos versões de memórias que são: 8/128GB, 12/256GB ou 16/256GB. Não há slot para cartões microSD.

Rog Phone 5
Rog Phone 5

Em tela, temos AMOLED de 6.78 polegadas, em resolução FULLHD+, 395PPI, com taxa de atualização de 144Hz e 1ms de tempo de resposta. A certificação de cores é HDR10+, DCI-P3. Protegida por Gorilla Glass Victus.

O conjunto de câmeras, começamos sensor de 64MP da SONY, o IMX686 com abertura f/1.8. A câmera secundária tem 13MP, é ultrawide e tem abertura f/2.4. Por fim, um sensor de 5MP para lente macro, abertura f/2.0. O sensor principal tem capacidade de gravar vídeos em 8K a 30fps, ou 4K 60fps. A câmera de selfie, tem 24MP abertura f/2.4.

A bateria é dupla de 3000mAh, somando 6000mAh, que carregam e descarregam em simultâneo, tudo controlado pelo celular. Há duas portas USB que podem carregar o aparelho. No kit, o carregador é de 65W, 21V a 3A.

» Concorrentes: rivais do Rog Phone 5;

Ficha técnica ROG Phone 5:

ASUS ROG Phone 5 - Veja aqui a ficha técnica completa

1. Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip

Dica: Veja o vídeo de hands on do Zenfone 8

Vídeo incorporado do YouTube

O Zenfone 8 chegou então em duas versões, uma minificada, com tamanho que eu considero legal demais para ter no dia-a-dia. Outra versão maior, com o FLIP de câmeras. As especificações deles são diferentes em alguns aspectos, como por exemplo o Zenfone 8 vai até 16GB de RAM, e é essa versão que recebemos aqui, enquanto o FLIP vai até 8GB de RAM. Ambos contam com redes 5G, tem tela AMOLED da Samsung, com sensor de impressões digitais sob a tela e muito mais.

Começamos com o processador, simplesmente o Snapdragon 888, com até 16GB de RAM, e até 256GB de armazenamento, ele chegou com essa versão para nós. A tela tem 5.9 polegadas AMOLED, FULLHD com taxa de atualização de 120Hz com 1ms de tempo de resposta, top para games. São cores muito boas e fluidez tremenda. Certamente um painel bem acertado pela Asus.

Zenfone 8
Zenfone 8

Em câmeras, o conjunto traseiro tem dois sensores, o primeiro principal de 64MP, sensor IMX 686, com estabilização ótica, segundo do sensor de 12MP IMX363, com lente ultrawide. Por fim na frontal temos 12MP IMX663. Todos sensores da Sony. A câmera principal tem capacidade de gravar vídeos em 8K a 30fps.

Continuamos com a bateria de 4000mAh e carregador de 30W. Não tive tempo hábil ainda para testar se esses 4000mAh serão suficientes para o dia inteiro, provavelmente sim, mas não posso afirmar agora.

Outros destaques ficam por conta da entrada de fones 3.5mm, com codec Aqstic da Qualcomm. E sim, meus amigos, todo mundo pedia com frequência, agora temos IP68 em um Zenfone, mas somente na versão compacta, por motivos óbvios que o flip é muito mais complicado de fechar ele por completo. Então, sim, agora temos Zenfone com IP68.

» Concorrentes: rivais do Zenfone 8;

Ficha técnica Zenfone 8

ASUS Zenfone 8 - Veja aqui a ficha técnica completa

Ficha técnica Zenfone 8 Flip

ASUS Zenfone 8 FLIP - Veja aqui a ficha técnica completa