Já pensou na ideia de ter um smartphone com câmeras frontais tão boas quanto as traseiras? É, a Asus ano passado criou esse mecanismo FLIP no Zenfone 6, lembro de ter comentado que gostaria muito que ela mantivesse essa inovação, pois conseguimos fazer coisas incríveis com esse flip. Graças, ela manteve. Espero que eu continue evoluindo ainda mais.

Recebemos o Zenfone 7 Pro para testar, atualmente, o melhor smartphone da ASUS no mundo. Ele tem a tela completa, sem qualquer ponto de câmera, entalhe ou barra. Até que ultimamente os furos de câmera estão pequenos e não me incomodava mais, porém, tela limpa, sempre é tela limpa.

No review do Zenfone 7 Pro aqui no Oficina da Net, você verá os dados técnicos, os pontos fortes e fracos, verá também concorrentes que considero para o Zenfone 7 Pro e por fim faixas de preço onde avalio ser um bom negócio, então, já deixe o seu like no vídeo e assista até o final, bora lá que esse cara aqui tá demais.

Ficha técnica Zenfone 7 Pro

Prós
  • Câmeras
  • Tela
  • Hardware e Performance
  • Bateria
Contras
  • Não tem IP68
  • Pesado
ASUS Zenfone 7 Pro
9.4
Belo design do Zenfone 7 Pro
Belo design do Zenfone 7 Pro

O Zenfone 7 Pro foi oficialmente lançado em 26 de agosto de 2020, no Brasil, chegou hoje. Ele vem equipado com o Snapdragon 865+, com 8GB de memória RAM, 256GB de armazenamento interno.

A tela de 6.7 FULLHD+, sem interrupções, com taxa de atualização de 90Hz e proteção Gorilla Glass 6. Poderia vir com 120Hz, poderia, faz diferença visual de 90Hz para 120Hz? Não. Falo mais sobre isso logo, logo.

Zenfone 7 tela
Zenfone 7 tela

Em câmeras temos o sensor principal de 64MP, seguido do telephoto com 3x de zoom óptico e 8MP de sensor. Por fim, uma terceira lente ultrawide com sensor de 12MP e na câmera frontal, tudo isso que falei aí, tem na frente também. Podemos fazer vídeo em até 8K, faz também 4K a 60fps.

Em bateria ele conta com uma grande de 5000 mAh e carregador de 30W. Mais alguns destaques ficam por conta da conectividade WiFi 6 e não conta com entrada P2 para fones.

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865+
  • CPU: Octa-core (1x3.1 GHz Kryo 585 e 3x2.42 GHz Kryo 585 e 4x1.8 GHz Kryo 585)
  • Sistema operacional: ZenUI 7 e Android 10
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento Interno: 256 GB e UFS 3.1
  • Tela - Tipo: Super AMOLED
  • Tela - Tamanho: 6.67
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Tela - Densidade: 395 ppi
  • Tela - Proteção: Gorilla Glass 6
  • Tela - Extras: HDR 10 Plus, 90Hz e 700 nits
  • Câmera principal: PDAF e 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72, 0.8µm
  • 2ª câmera: 8 MP, f/2.4, 80mm (telephoto), 1/4.4, PDAF e 3x zoom ótico
  • 3ª câmera: 12 MP, f/2.2, 113˚, 17mm (ultrawide), 1/2.55, 1.4µm e Dual Pixel PDAF
  • Bateria: 5000 mAh
  • Carregador: 30W
  • ASUS Zenfone 7 Pro - Ficha técnica completa

Pontos fortes

Vamos ver agora onde o Zenfone 7 Pro manda bem, aliás, tem muitos pontos positivos, mas eu destaquei "apenas" os 5 melhores.

Câmeras

Começo pelas câmeras, o Zenfone 7 Pro conta com sensor principal de 64MP e abertura f/1.8. A segunda câmera tem sensor de 8MP e lente telescópica com zoom óptico de 3x. Por fim, a lente que me agrada bastante, uma ultrawide com sensor de 12MP.

Zenfone 7 câmera flip
Zenfone 7 câmera flip

Você sabe, essa câmera é chamada de flip, pelo movimento que ela faz, rotacionando o conjunto inteiro de câmeras traseiras para utilização na frontal. E sim, tudo o que você faz na parte de traz, pode fazer na frontal. Seja tirar selfie com o sensor ultrawide ou mesmo utilizar zoom de 3x, que não faz muito sentido para selfie, mas talvez para uma gravação dentro do estúdio e você se enxergando na tela, seja útil.

A Asus prega que esse smartphone é bastante versátil para criadores de conteúdo, o que de fato está certo. A opção de gravar vídeos e usar a tela para acompanhar a gravação ajuda e muito.

Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Modo noturno
Modo noturno
Modo noturno ultrawide
Selfie ultrawide
modo retrato
Sim

Qualidade de imagem

A qualidade das fotos produzidas é realmente excelente. O nível de nitidez que você consegue gerar é de cair o queixo. Aliás, esse até é um ponto que nas selfies fica exagerado. Pode ver em algumas fotos, geralmente bastante iluminadas que o rosto não fica tão visível assim os poros. Essa técnica de nitidez é utilizada na gcam, baixada por apk. Aliás, a ASUS fez uma mistura de GCAM com foto da Apple, o que agradou muitas pessoas. A foto sai com cores vibrantes, nitidez forte e HDR equilibrado, tornando-a praticamente pronta para uso nas redes sociais e, evitando a perda de tempo editando iluminação e cores. Certamente foram estes os motivos que fizeram o Zenfone 7 Pro vencer o concurso de teste cego de fotos do Youtuber Marques Brownlee, deixo o link na descrição.

Tela

A tela é um dos pontos fortes. Agora a ASUS aplica uma Super AMOLED, com excelentes cores e ótimo brilho. Além disso, ela é completa, perfeita para assistir vídeos, filmes ou séries.

Navegação por telas é fluída
Navegação por telas é fluída

A taxa de atualização de 90Hz, torna tudo mais fluido e movimentos mais suaves. Em 2021, não espero ver telas de 60Hz em smartphones intermediários premium para cima. A diferença de 60Hz para 90Hz é gritante, agora de 90Hz para 120Hz, pouco percebe-se visivelmente.

A ASUS pegou vidro com proteção Corning Gorilla Glass 6, um dos mais fortes. Essa proteção serve exclusivamente para evitar arranhões, ela não vai tornar seu produto indestrutível.

Performance

O Zenfone 7 Pro tem o principal processador do momento no mercado, Snapdragon 865+, com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Se isso não bastasse para você ter noção de quão rápido ele é, bem, o Zenfone 7 Pro ficou em primeiro lugar em nosso teste de performance em benchmarks e jogos. Ele bateu o Galaxy Note 20 Ultra vendido aqui no Brasil, com processador Exynos e também bateu o Motorola Edge+ que conta com Snapdragon 865. Veja o ranking completo de jogos aqui;

Zenfone 7 resultado de performance
Zenfone 7 resultado de performance

Bateria

A bateria do Zenfone 7 Pro é outro trunfo do aparelho. Com 5000 mAh, apesar de deixar o smartphone mais pesado, ela ajuda e muito a manter vivo o aparelho por pelo menos um dia em uso constante mesmo.

Em games, ele fica na média de 4 a 5 horas e meia de tela, jogando. Para uso cotidiano, você vai passar de 6 horas de tela. O interessante de uma bateria grande é poder contar que em dois ou três anos você ainda estará com o smartphone durando um dia de bateria.

Pontos fracos

Agora que passamos pelos pontos fortes e sim, ele tem bastante pontos fortes, vamos ver onde ele peca.

Falta de proteção contra água

Um smartphone deste calibre, classificado como topo de linha deve, eu disse, deve vir equipado com IP68, todos os principais concorrentes dele vem com essa funcionalidade. Ninguém atira o celular na água, cair é um descuido que pode terminar com um aparelho que custa muito dinheiro.

Peso

Flip da câmera pesa no smartphone
Flip da câmera pesa no smartphone

Pode parecer estranho o peso do smartphone ser um problema. Mas bem, o Zenfone 7 Pro tem 230g e por muitas vezes você precisa realmente fazer força para segurar o telefone na mão. Certamente o motivo do peso exacerbado é a bateria e o mecanismo que faz o conjunto de câmeras girar.

Concorrentes

Trago agora dois concorrentes próximos ao Zenfone 7 Pro, para ver se vale a pena você investir no smartphone da ASUS ou em outra fabricante.

Galaxy S20 Ultra

A começar pelo S20 Ultra. O aparelho da Samsung tem tela melhor e com 120Hz. Na sua construção conta com IP68.

Em câmeras os dois vão super bem, sendo o S20 Ultra com sensor de 108MP, contra 64MP do Zenfone 7 Pro, mas o sensor não faz foto sozinho. O Zenfone 7 Pro foi eleito pelo voto popular como o smartphone com a melhor foto, votação feita pelo Youtuber norte-americano Marques Brownlee. No resultado geral, a ASUS faz uma foto mais pronta para uso direto em redes sociais sem necessidade de edição, trazendo mais nitidez, cores vibrantes e HDR em equilíbrio.

Já no quesito de performance, no Brasil o Exynos não faz duelo com o Snapdragon 865+, de fato. Em bateria os dois empatam. Certamente você pode ir em qualquer um dos dois produtos que não terá problemas em nenhum quesito. É bom poder indicar dois produtos sem medo.

Motorola Edge+

Leia: Review do Motorola Edge+ aqui;

A Motorola até que enfim lançou um topo de linha, vem com vários quesitos bons. Ele tem 12GB de RAM, em tela os dois tem 90Hz e tela OLED.

Assim como o S20 Ultra, o Edge+ conta com sensor principal de 108MP como principal, porém, a Motorola precisa evoluir bastante ainda o seu software e pós-processamento de imagem. Pelos quesitos eu ficaria com o Zenfone 7 Pro.

Onde comprar?

Veredicto e preços

O meu veredicto do Zenfone 7 Pro é que sem dúvidas é um excelente smartphone, a ASUS fez um ótimo trabalho mantendo o flip da câmera e melhorando ainda mais o resultado final das fotos. Bem verdade que peca em alguns casos como a nitidez demasiada em selfies com bastante luz, mas de resto as câmeras dão show. A performance do Zenfone 7 Pro é tão boa que garantiu a ASUS novamente o posto de smartphone do ano com melhor desempenho aqui no Oficina da Net, isso que não conseguimos testar o ROG Phone 3.

Zenfone 7
Zenfone 7

A tela é outra parte legal do produto, que agora é Super AMOLED e apesar da IPS antiga não ser ruim, a AMOLED traz benefícios de contraste maior e consumo de bateria mais equilibrado.

Nosso selo de indicação para ele é um Super Indico a compra, mas, vamos agora ver as faixas de preço que eu considero ser um bom negócio.

Prós
  • Câmeras
  • Tela
  • Hardware e Performance
  • Bateria
Contras
  • Não tem IP68
  • Pesado
ASUS Zenfone 7 Pro
9.4

Faixas de preço

Eu gravei este vídeo sem saber o valor do Zenfone 7 Pro, nem ao certo se ele viria para o Brasil, portanto, as faixas vão condizer com a minha experiência de testes e levando em consideração o histórico de preços atual do mercado.

  • Não vale a pena comprar: A faixa de preço que considero não valer o investimento são preços acima dos R$5.200. Aliás, nenhum smartphone vale esse investimento.
  • Vale a pena comprar: Com base no mercado atual, preços que considero ideais para o Zenfone 7 Pro seriam na faixa dos R$4000 a R$5200.
  • Vale muito a pena comprar: Onde o negócio será ótimo, é você encontrar o produto com valores abaixo dos R$4000. Sem dúvidas, temos atualmente poucos produtos deste calibre abaixo desse valor.