Do smartphone à TV, a tecnologia de tela é uma das principais responsáveis por nos proporcionar uma experiência visual imersiva e envolvente. Entre as diversas tecnologias disponíveis, o Super AMOLED se destaca como uma das mais avançadas e atraentes para os consumidores. Neste artigo, veja como ela funciona, quais suas vantagens e desvantagens e principais pontos quando comparado a outras tecnologias.

O que é Super AMOLED?

O que é Super AMOLED?
O que é Super AMOLED?

Super AMOLED é uma tecnologia de tela utilizada em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, smartwatches e televisões. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Samsung e é uma evolução do AMOLED tradicional.

No geral, ela é capaz de oferecer imagens de alta qualidade, cores vibrantes, contraste acentuado e eficiência energética, sendo amplamente utilizada em muitos dispositivos eletrônicos modernos.

Como funciona o Super AMOLED?

O Super AMOLED utiliza diodos orgânicos emissores de luz (OLED) combinados com uma matriz ativa de transistores de filme fino (TFT). Essa combinação permite controlar cada pixel de forma independente, resultando em vantagens como cores vibrantes e pretos profundos. Os diodos OLED emitem luz própria, eliminando a necessidade de uma luz de fundo, o que também melhora a qualidade da imagem.

Camadas do Super AMOLED
Camadas do Super AMOLED

Os transistores TFT atuam como interruptores para cada pixel, permitindo que eles sejam ligados ou desligados individualmente, o que melhora a taxa de atualização e proporciona uma experiência visual suave em vídeos e jogos. O display Super AMOLED possui várias camadas, incluindo as camadas de substrato, diodos OLED, transistores TFT e emissão de luz e filtro de cor. Quando uma corrente elétrica é aplicada a um pixel, o diodo OLED correspondente emite luz na cor necessária para criar a imagem.

Qual a diferença entre Super AMOLED e AMOLED tradicional?

A diferença principal entre o Super AMOLED e o AMOLED tradicional está na estrutura das telas e nas melhorias tecnológicas incorporadas ao Super AMOLED. Vamos destacar as principais diferenças:

AMOLED Tradicional Super AMOLED
Estrutura das Telas Possui camada de vidro como substrato, resultando em uma estrutura mais espessa. Substitui a camada de vidro por um substrato mais fino e leve, tornando o display mais fino e leve.
Camadas das Telas Camadas separadas para diodos OLED e transistores TFT, exigindo uma matriz ativa externa. Integração dos diodos OLED e transistores TFT em uma única camada, conhecida como matriz ativa.
Reflexão de Luz Tende a refletir mais luz externa devido à camada de vidro, reduzindo a visibilidade sob luz solar direta. Reduz a reflexão de luz externa devido à ausência de camada de vidro e substrato mais fino, melhorando a visibilidade em ambientes iluminados.
Qualidade da Imagem Oferece qualidade de imagem superior ao LCD, com cores vibrantes e pretos profundos. Melhora ainda mais a qualidade da imagem, proporcionando cores mais vivas e contraste acentuado.
Eficiência Energética Mais eficiente energeticamente que o LCD, pois os pixels podem ser desligados individualmente. Aprimora a eficiência energética, devido à integração de diodos e transistores em uma camada única.
Burn-in Pode estar mais suscetível ao "burn-in", deixando marcas permanentes após exposição prolongada a imagens estáticas. Reduz significativamente o problema de "burn-in" em comparação com o AMOLED tradicional.

Como você pode ver, o Super AMOLED oferece certas vantagens em termos de estrutura mais fina, controle individual de pixels mais eficiente, melhor visibilidade, qualidade de imagem aprimorada e maior eficiência energética.

Comparação com outras tecnologias de tela

Como já explicamos aqui, a tecnologia Super AMOLED utiliza diodos orgânicos emissores de luz (OLED) para produzir imagens em dispositivos eletrônicos. Cada pixel emite sua própria luz, resultando em cores vivas e pretos verdadeiros. Veja um comparativo com outras tecnologias:

Super AMOLED vs LCD

Em comparação com a tecnologia LCD, o Super AMOLED oferece cores mais vibrantes e um contraste mais intenso, devido à capacidade de desligar pixels individualmente. Além disso, a tela Super AMOLED tem excelente visibilidade sob luz solar direta, devido ao alto brilho e contraste. Por outro lado, as telas LCD podem não oferecer cores tão vibrantes e podem ter visibilidade limitada sob a luz solar, uma vez que o backlight está sempre ligado.

Super AMOLED vs IPS

O IPS também possui amplos ângulos de visão, mantendo cores precisas mesmo quando a tela é vista de ângulos extremos, porém pode apresentar um contraste inferior ao Super AMOLED. Geralmente, o IPS é uma opção mais popular, justamente pelo seu preço acessível.

Super AMOLED vs Retina

A Retina é uma tecnologia da Apple utilizada em suas telas LCD com alta densidade de pixels. Em termos de densidade de pixels e resolução, tanto ela como a Super AMOLED são tecnologias que oferecem alta qualidade de imagem e detalhes precisos. Quanto à qualidade de cores, o Super AMOLED se destaca pelas cores vibrantes e intensas, com imagens mais ricas e envolventes. Por outro lado, o Retina possui cores precisas e realistas, garantindo uma experiência de visualização agradável.

Super AMOLED x LCD x IPS x Retina: qual a melhor?

Super AMOLED x LCD x IPS x Retina: qual a melhor?
Super AMOLED x LCD x IPS x Retina: qual a melhor?

A tabela abaixo destaca as principais características de cada tecnologia de tela, permitindo uma comparação rápida e fácil entre Super AMOLED, LCD, IPS e Retina. Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha vai depender das preferências e necessidades individuais de cada pessoa.

Super AMOLED LCD IPS Retina
Tecnologia Diodos orgânicos emissores de luz (OLED) Cristais líquidos com backlight Cristais líquidos com amplos ângulos de visão Tecnologia de tela usada pela Apple
Qualidade de Cores Cores vivas e saturadas, contraste intenso Cores precisas, mas menos vibrantes Cores precisas, realistas, bom contraste Cores precisas e realistas, qualidade aprimorada
Visibilidade sob Luz Solar Excelente visibilidade sob luz solar direta Pode ser afetada pela luz solar direta Mantém cores precisas em ângulos extremos Boa visibilidade sob luz solar direta
Eficiência Energética Mais eficiente em termos de energia Pode consumir mais energia, especialmente em fundos claros - -
Ângulos de Visão Excelentes ângulos de visão Amplos ângulos de visão sem perda de qualidade Amplos ângulos de visão sem perda de qualidade -
Densidade de Pixels e Resolução Alta densidade de pixels e resolução - - Alta densidade de pixels e resolução
Uso Principal Smartphones, tablets e TVs Monitores, TVs e smartphones Monitores, TVs e smartphones Dispositivos Apple

Pontos positivos do Super AMOLED

Pontos positivos do Super AMOLED
Pontos positivos do Super AMOLED

As telas Super AMOLED oferecem várias vantagens que as tornam uma escolha popular em dispositivos eletrônicos. Vamos explorar os principais pontos positivos dessa tecnologia:

Níveis de contraste e pretos verdadeiros

Uma das principais vantagens das telas Super AMOLED é o alto nível de contraste que proporcionam. O contraste refere-se à diferença entre as áreas mais claras e mais escuras da imagem. Como cada pixel em uma tela Super AMOLED emite sua própria luz, é possível desligar completamente os pixels para exibir pretos verdadeiros, resultando em um contraste impressionante. Isso significa que as cenas escuras em filmes ou jogos são exibidas com mais detalhes e profundidade, tornando a experiência de visualização mais imersiva.

Economia de energia

As telas Super AMOLED são conhecidas por sua eficiência energética. Como mencionado anteriormente, essas telas podem desligar pixels individualmente para exibir pretos verdadeiros, o que ajuda a economizar energia, principalmente em conteúdos com fundos escuros. Quando pixels estão desligados, eles não consomem energia, resultando em uma maior economia de bateria em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Isso permite que os usuários utilizem seus dispositivos por mais tempo sem a necessidade frequente de recarregar a bateria.

Suporte a HDR (High Dynamic Range)

As telas Super AMOLED são compatíveis com a tecnologia HDR (High Dynamic Range), o que proporciona uma experiência de visualização ainda mais impressionante. O HDR melhora o alcance de brilho e contraste da tela, exibindo uma gama mais ampla de cores e detalhes tanto nas áreas escuras quanto nas claras da imagem. Isso é especialmente interessante ao assistir a conteúdos com suporte a HDR, como filmes e séries, que ganham vida com cores mais ricas e realistas, tornando a experiência mais envolvente.

Pontos negativos do Super AMOLED

Pontos negativos do Super AMOLED
Pontos negativos do Super AMOLED

Embora as telas Super AMOLED tenham muitas vantagens, também apresentam alguns pontos negativos a serem considerados. Vamos explorar os principais pontos negativos dessa tecnologia:

Possibilidade de Burn-in

Os pixels em telas Super AMOLED têm uma vida útil limitada, o que significa que com o tempo eles podem sofrer desgaste. Isso pode levar a um fenômeno chamado "burn-in", onde imagens estáticas que são exibidas por longos períodos podem deixar marcas ou sombras na tela. Por exemplo, se um logotipo de aplicativo ficar fixo na tela por muito tempo, é possível que ele fique visível mesmo quando o conteúdo da tela mudar.

Degradação de cores ao longo do tempo

Outra preocupação com as telas Super AMOLED é a possível degradação das cores ao longo do tempo. Com o uso contínuo, a qualidade das cores pode sofrer alterações sutis, o que pode afetar a precisão e a vivacidade das imagens exibidas. Isso pode ser mais perceptível em dispositivos que são usados com frequência e por longos períodos.

Preço elevado

As telas Super AMOLED são tecnologicamente avançadas e podem ser mais caras de fabricar em comparação com outras tecnologias de tela, como LCD. Esse custo de fabricação pode influenciar o preço final dos dispositivos que utilizam essa tecnologia, tornando-os potencialmente mais caros para os consumidores.

Por que o Super AMOLED é tão caro?

Por ter uma tecnologia mais avançada, exclusividade da Samsung e outros fatores, as telas Super AMOLED costumam elevar o preço de um smartphone para o consumidor final.  Fotógrafo: Nicolas Muller
Por ter uma tecnologia mais avançada, exclusividade da Samsung e outros fatores, as telas Super AMOLED costumam elevar o preço de um smartphone para o consumidor final. Fotógrafo: Nicolas Muller

O Super AMOLED pode ser mais caro do que outras tecnologias de tela por algumas razões. Primeiro, ela é uma tecnologia de tela avançada, então pesquisa e o desenvolvimento necessário para aprimorar essa tecnologia acaba elevando os custos da fabricação. Além disso, à medida que a tecnologia avança, com novas versões e melhorias desenvolvidas para as telas Super AMOLED, como novas funcionalidades ou taxas de atualização mais altas, consequentemente os aparelhos tendem a ficar mais caros.

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que a exclusividade pode tornar a tecnologia mais cara do que outras. Algumas marcas, como a Samsung, possuem patentes e tecnologias exclusivas de tela Super AMOLED. Isso pode fazer com que dispositivos com essa tecnologia sejam mais caros, já que apenas algumas empresas podem produzi-los.

Quais dispositivos usam tela Super AMOLED?

Smartphones, smartwatches, tablets, notebooks e monitores são alguns exemplos de dispositivos que podem ter uma tela Super AMOLED.
Smartphones, smartwatches, tablets, notebooks e monitores são alguns exemplos de dispositivos que podem ter uma tela Super AMOLED.

A tecnologia de tela Super AMOLED é amplamente utilizada em diversos dispositivos eletrônicos, principalmente em smartphones, tablets e algumas TVs. Abaixo estão alguns exemplos de dispositivos que frequentemente utilizam telas Super AMOLED:

Smartphones: Muitos smartphones de marcas famosas, como Samsung, Google, OnePlus e Xiaomi, utilizam telas Super AMOLED em seus modelos premium. Isso inclui as séries Samsung Galaxy, Google Pixel, OnePlus 9, Xiaomi Mi, entre outros.

Tablets: Alguns tablets de alta qualidade também adotam telas Super AMOLED para proporcionar uma experiência de imagem aprimorada. A linha de tablets Samsung Galaxy Tab, por exemplo, oferece modelos com telas Super AMOLED.

Smartwatches: Alguns smartwatches também empregam telas Super AMOLED, proporcionando uma interface mais vívida e economia de energia. A série Samsung Galaxy Watch é um exemplo conhecido que utiliza essa tecnologia, mas existem modelos mais baratos do mercado que já utilizam a tecnologia, como é o caso do Haylou RS4 Plus.

Monitores: Embora não tão comuns quanto em smartphones e tablets, alguns monitores de alta qualidade também utilizam telas Super AMOLED, especialmente em monitores para edição de imagens e vídeo.

TVs: Embora a tecnologia OLED seja mais comum em TVs, algumas TVs de marcas como a Samsung também podem utilizar telas Super AMOLED em modelos específicos, oferecendo alta qualidade de imagem e contraste.