Ao escolher um smartphone, a qualidade da tela é crucial, pois afeta a forma como você as imagens, vídeos e jogos, e consequentemente influenciam a experiência do usuário. Atualmente, cadada fabricante escolhe um tip de tecnologia diferente para as telas dos seus smartphones. Neste artigo, entenda as principais diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED, as tecnologias mais comuns do mercado hoje em dia.

IPS

Moto G50 usa tecnologia IPS em sua tela
Moto G50 usa tecnologia IPS em sua tela

A tecnologia IPS (In-Plane Switcing) é bastente comum em monitores e alguns smartphones específicos do mercado, especialmente os de preço mais acessível. Ela na mais é que uma variação da tecnologia LCD, que significa Liquid Crystal Display ou em português, Display de Cristal Líquido. A diferença entre as duas está no alinhamento dos cristais líquidos. No caso da tecnologia IPS eles estão alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical dos painéis LCD mias tradicionais.

Nas telas IPS, devido a formação dos cristais que estão mais perto da superfície da tela, o ângulo de visão acaba sendo melhor e a reprodução de cores fica mais fiel. Além disso, a tecnologia IPS melhora o tempo de resposta na troca da imagem exibida e potencializa a variação de um pixel para o outro.

Vantagens

A vantagem da tela IPS é a sua durabilidade, já que o sistema das telas LCD é simplificado. Basicamente o LCD é um filtro de luz formado por pixels. Cada pequeno ponto filtra a luz de fundo para projetar as cores na tela do aparelho e, finalmente, formar as imagens. Graças a forma como cada pixel trabalha, há uma precisão maior nas cores produzidas.

Desvantagens

As telas com tecnologia IPS consomem mais bateria que as suas concorrentes, visto que o processo de produção de imagens exige uma luz de fundo ligada constantemente para que as cores sejam geradas. Na tela LCD os cristais ficam transparentes ou opacos para deixar a luz passar pelos pixels. Esta luz fica o tempo todo ligada.

No caso do preto, os cristais nunca ficam totalmente pretos e sim mais opacos, já que a luz de fundo permanece acesa. É por isso que o preto nas telas AMOLED é mais intenso, pois os diodos orgânicos estão desligados, ou seja, tem-se assim a ausência completa de luz.

AMOLED

Tela AMOLED do POCO F3. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Márcio Bohrer
Tela AMOLED do POCO F3. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Márcio Bohrer

A tecnologia AMOLED é baseada na OLED. A sigla vem do nome Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou em português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. Diferente do LCD, ao invés de cada pixel ser um filtro, eles são os próprios emissores de luz. Assim, através do jogo entre as cores vermelho, verde e azul, emitidas por cada ponto da tela, é possível criar o branco e as milhões de cores necessárias para formar as imagens no display do aparelho.

Vantagens

A economia é uma das principais vantagens da tela AMOLED. A bateria possui uma redução de consumo, principalmente em fundos pretos, já que os pixels estão completamente apagados e não são alimentados. Além disso, é possível construir displays mais finos e leves, pois há menos camadas para criar as imagens. Cores mais vívidas é outro ponto favorável.

Desvantagens

Durabilidade dos LEDs orgânicos é inferior ao concorrente, ainda que as novas tecnologias tenham aumentado consideravelmente seu tempo de vida.

Super AMOLED

Galaxy S23 Ultra com tela Super AMOLED. Fotógrafo: Nicolas Muller
Galaxy S23 Ultra com tela Super AMOLED. Fotógrafo: Nicolas Muller

As telas Super AMOLED são uma criação comercial da Samsung, que melhorou a tecnologia empregada nas telas AMOLED. Basicamente, o que a empresa sul-coreana fez foi adicionar uma camada sensível ao toque dentro da própria tela AMOLED. Deste modo ela removeu o vidro touchscreen que as telas LCD e AMOLED possuem. O resultado são telas ainda mais finas, leves e sensíveis ao toque.

Afinal, qual a melhor?

Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED
Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED

O que faz cada uma delas ser a melhor opção é a finalidade para qual o usuário deseja fazer uso dela. Se você está à procura de nitidez de imagens e se contenta com cores boas, mas não tão intensas, a tecnologia IPS vai agradar. Agora, se o objetivo é ter uma tela que apresente cores vívidas e uma redução no consumo de bateria, as telas AMOLED e Super AMOLED são a melhor escolha.

Características LCD (IPS) AMOLED Super AMOLED
Base Tecnológica Variação do LCD (In-Plane Switching) OLED (Organic Light-Emitting Diode) Melhoria das telas AMOLED da Samsung
Ângulo de Visão Amplo e cores fiéis Bom, com reprodução de cores vívidas Bom, com cores vivas e toque sensível
Consumo de Bateria Maior consumo devido à luz de fundo constante Menor consumo, especialmente em fundos pretos Menor consumo e cores vívidas
Profundidade do Preto Não tão intensa devido à luz de fundo Intenso devido aos pixels apagados Intenso e pixels apagados
Durabilidade Durável devido à simplicidade do sistema Menos durável devido à vida útil dos LEDs orgânicos Melhorou durabilidade dos AMOLED
Sensibilidade ao Toque Não possui camada sensível ao toque Não possui camada sensível ao toque Sensível ao toque, sem camada extra
Melhor para Nitidez de imagens e cores precisas Cores vivas e economia de bateria Cores intensas e sensibilidade ao toque