Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED

Em dúvida sobre o que significa estas siglas presentes nas telas de smartphones? Fique tranquilo, a gente te explica.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Entre os itens que devem ser observados na hora de escolher um smartphone, a qualidade da tela é um fator essencial. Sim, pois é por meio dela que você irá visualizar suas imagens, vídeos, séries e filmes favoritos e se o display não for bom, a qualidade da imagem será afetada.

Na atualidade, cada fabricante possui um tipo de tecnologia empregada em seus displays. Mas você sabe o que significa cada sigla utilizada para definir os displays e qual deles é o mais indicado? Veja abaixo o que é, bem como as diferenças das telas IPS, AMOLED e Super AMOLED.

Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED

IPS

A tecnologia IPS (In-Plane Switcing) empregada em smartphones como o Lenovo Vibe K5 e Moto G4, é uma variação da tecnologia LCD, que significa Liquid Crystal Display ou em português, Display de Cristal Líquido. A diferença entre as duas está no alinhamento dos cristais líquidos. No caso da tecnologia IPS eles estão alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical.

Nas telas IPS, devido a formação dos cristais que estão mais perto da superfície da tela, o ângulo de visão acaba melhorado e a reprodução de cores fica mais fiel. Pode-se dizer que a IPS é uma tecnologia aplicada sobre o LCD para melhorar o tempo de resposta na troca da imagem exibida e potencializar a variação de um pixel para o outro.

  • Vantagens – A vantagem da tela IPS é a sua durabilidade, já que o sistema das telas LCD é simplificado. Basicamente o LCD é um filtro de luz formado por pixels. Cada pequeno ponto filtra a luz de fundo para projetar as cores na tela do aparelho e, finalmente, formar as imagens.  Graças a forma como cada pixel trabalha, há uma precisão maior nas cores produzidas.
  • Desvantagens – As telas com tecnologia IPS consomem mais bateria que as suas concorrentes, visto que o processo de produção de imagens exige uma luz de fundo ligada constantemente para que as cores sejam geradas. Na tela LCD os cristais ficam transparentes ou opacos para deixar a luz passar pelos pixels. Esta luz fica o tempo todo ligada. No caso do preto, os cristais nunca ficam totalmente pretos e sim mais opacos, já que a luz de fundo permanece acesa. É por isso que o preto nas telas AMOLED é mais intenso, pois os diodos orgânicos estão desligados, ou seja, tem-se assim a ausência completa de luz.

Diferenças entre telas IPS, AMOLED e Super AMOLED
Comparação da estrutura das telas LCD, OLED e AMOLED (Imagem: Reprodução/Internet)

AMOLED

A tecnologia AMOLED é baseada na OLED. A sigla vem do nome Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou em português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. Diferente do LCD, ao invés de cada pixel ser um filtro, eles são os próprios emissores de luz. Assim, através do jogo entre as cores vermelho, verde e azul, emitidas por cada ponto da tela, é possível criar o branco e as milhões de cores necessárias para formar as imagens no display do aparelho.

  • Vantagens – A economia é uma das principais vantagens da tela AMOLED. A bateria possui uma redução de consumo, principalmente em fundos pretos, já que os pixels estão apagados e não são alimentados. Além disso, é possível construir displays mais finos e leves, pois há menos camadas para criar as imagens. Cores mais vívidas é outro ponto favorável.
  • Desvantagens – Durabilidade dos LEDs orgânicos é inferior ao concorrente, ainda que as novas tecnologias tenham aumentado consideravelmente seu tempo de vida.

Super AMOLED

As telas Super AMOLED são uma criação comercial da Samsung, que melhorou a tecnologia empregada nas telas AMOLED. Basicamente, o que a empresa sul-coreana fez foi adicionar uma camada sensível ao toque dentro da própria tela AMOLED. Deste modo ela removeu o vidro touchscreen que as telas LCD e AMOLED possuem. O resultado são telas ainda mais finas, leves e sensíveis ao toque.

Qual a melhor?

O que faz cada uma delas ser a melhor opção é a finalidade para qual o usuário deseja fazer uso dela. Se você está à procura de nitidez de imagens e se contenta com cores boas, mas não tão intensas, a tecnologia IPS vai agradar. Agora, se o objetivo é ter uma tela que apresente cores vívidas e uma redução no consumo de bateria, as telas AMOLED e Super AMOLED são a melhor escolha.

Veja também:

Mais sobre: AMOLED IPS Super AMOLED
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar