Quando falamos sobre telas de dispositivos eletrônicos, como smartphones e televisores, existem várias tecnologias que determinam a qualidade das imagens que vemos. Cinco delas são particularmente notáveis: OLED, pOLED, AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED. Neste artigo, vamos explorar cada uma delas e entender suas vantagens, desvantagens e onde são usadas.

ÍNDICE

1. OLED

Camadas e módulos presente na tecnologia OLED
Camadas e módulos presentes na tecnologia OLED

OLED (Organic Light Emitting Diode) é uma tecnologia de tela que cria imagens incrivelmente coloridas e nítidas, porque cada pequeno ponto de luz, chamado pixel, emite sua própria luz. Isso significa que as cores são vibrantes e os pretos são bem escuros, tornando as imagens mais realistas. É usado em smartphones, TVs e relógios inteligentes.

Vantagens

As telas OLED são conhecidas por proporcionar cores vibrantes e contrastes impressionantes. Elas não precisam de iluminação traseira, pois cada pixel emite luz própria, permitindo que os pretos sejam realmente pretos, resultando em imagens mais realistas. Isso também contribui para economia de energia em telas com áreas escuras.

Desvantagens

Uma desvantagem das telas OLED é que, com o tempo, os pixels OLED podem degradar gradualmente, levando a uma diminuição na qualidade da imagem. Além disso, as telas OLED podem sofrer com o "burn-in", que é a retenção de imagens estáticas por um longo período, causando danos permanentes.

Onde é usada

As telas OLED são usadas em smartphones, tablets, TVs e até relógios inteligentes. Elas oferecem uma qualidade de imagem impressionante e são preferidas por quem valoriza cores vivas e contrastes nítidos.

2. pOLED

Tecnologia pOLED tem uma camada de plástico ao invés de vidro, o que o torna mais flexível
Tecnologia pOLED tem uma camada de plástico ao invés de vidro, o que o torna mais flexível

pOLED (Plastic Organic Light Emitting Diode) é uma variação flexível da tecnologia OLED. As telas pOLED podem ser dobradas ou curvadas, permitindo que dispositivos tenham formatos únicos. No entanto, elas podem ser mais vulneráveis a danos físicos e suas cores podem ser menos brilhantes em comparação com outras telas.

Vantagens

As telas pOLED são uma variação das OLED tradicionais, e sua principal vantagem é a flexibilidade. Elas podem ser dobradas e curvadas, permitindo designs mais inovadores para dispositivos móveis.

Desvantagens

Apesar da flexibilidade, as telas pOLED podem ser mais suscetíveis a danos físicos, o que pode comprometer sua durabilidade a longo prazo. Além disso, em comparação com algumas outras tecnologias, as cores podem ser menos vibrantes.

Onde é usada

As telas pOLED são frequentemente encontradas em smartphones com telas curvas ou dobráveis. Sua flexibilidade permite que os fabricantes criem dispositivos com formatos únicos. Um exemplo é a linha Edge 30 da Motorola.

3. AMOLED

Camadas da tecnologia AMOLED, que basicamente é uma melhoria da tecnologia OLED
Camadas da tecnologia AMOLED, que basicamente é uma melhoria da tecnologia OLED

AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) é uma versão aprimorada do OLED, com tempos de resposta mais rápidos. Isso é ótimo para assistir a vídeos e jogar. As imagens são coloridas e vivas, mas as telas AMOLED podem ser mais caras de produzir e podem ter problemas de "burn-in", onde imagens estáticas podem ficar marcadas na tela.

Vantagens

A tecnologia AMOLED melhora ainda mais a qualidade das imagens em relação às telas OLED convencionais. Ela oferece tempos de resposta mais rápidos, o que é ótimo para reprodução de vídeos e jogos.

Desvantagens

Um ponto negativo das telas AMOLED é que elas podem ser mais caras de produzir, o que pode influenciar no preço final dos dispositivos. Além disso, assim como as OLED, elas também estão sujeitas a problemas de burn-in.

Onde é usada

Telas AMOLED são amplamente usadas em smartphones e dispositivos de realidade virtual, onde a alta qualidade de imagem e a rápida resposta são essenciais.

4. Super AMOLED

Tela Super AMOLED do Galaxy A54
Tela Super AMOLED do Galaxy A54

Super AMOLED combina as vantagens do AMOLED com a tela sensível ao toque, tornando-a mais fina e economizando energia. As cores são vívidas, os pretos são profundos e os reflexos são reduzidos, proporcionando uma experiência de visualização de alta qualidade, frequentemente encontrada em smartphones premium. A tecnologia Super AMOLED foi introduzida pela Samsung em 2010 com o lançamento do primeiro Samsung Galaxy S.

Vantagens

As telas Super AMOLED combinam as vantagens das tecnologias AMOLED e OLED. Elas oferecem imagens brilhantes, cores vivas e excelente contraste. Além disso, são mais finas, economizam energia e reduzem reflexos indesejados.

Desvantagens

O principal aspecto negativo das telas Super AMOLED é que elas podem ser caras para fabricar e reparar, o que pode aumentar o custo dos dispositivos.

Onde é usada

Essa tecnologia é mais comum entre smartphones intermediários da Samsung, mas outras empresas, como a realme, OnePlus e Xiaomi também costumam lançar novos modelos de smartphones com essa tecnologia.

5. Dynamic AMOLED

O Galaxy Z Flip 5, novo dobrável da Samsung, tem uma tela Dynamic AMOLED que dobra, composto por dois painéis individuais
O Galaxy Z Flip 5, novo dobrável da Samsung, tem uma tela Dynamic AMOLED que dobra, composto por dois painéis individuais

Dynamic AMOLED é uma evolução das telas AMOLED anteriores, com melhor reprodução de cores e suporte a HDR, o que significa que exibe uma ampla variedade de cores e detalhes em áreas claras e escuras. Embora ofereça uma ótima experiência visual, também pode estar sujeita a problemas de burn-in ao longo do tempo. A tecnologia Dynamic AMOLED também foi desenvolvida pela Samsung e estreada no Galaxy S10 e o Galaxy Note 10, lançados em 2019.

Vantagens

As telas Dynamic AMOLED são uma evolução das telas AMOLED e Super AMOLED. Elas oferecem melhor reprodução de cores e suporte para HDR, o que significa que podem exibir uma variedade mais ampla de cores e detalhes em áreas claras e escuras.

Desvantagens

Assim como outras tecnologias AMOLED, as telas Dynamic AMOLED podem sofrer com o burn-in ao longo do tempo.

Onde é usada

Essas telas são frequentemente encontradas em smartphones premium da própria Samsung e dispositivos que buscam oferecer a melhor experiência visual possível.

OLED, pOLED, AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED: o que muda?

Aqui está uma tabela comparativa das diferenças entre as tecnologias de tela OLED, pOLED, AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED:

Tecnologia Flexibilidade Qualidade de Imagem Economia de Energia Reflexos Reduzidos Suporte HDR Risco de Burn-in Uso Principal
OLED Rígida Boa Sim Não Limitado Possível Smartphones, TVs, etc.
pOLED Flexível Boa Sim Não Limitado Possível Smartphones curvos
AMOLED Rígida Muito Boa Sim Não Limitado Possível Smartphones, VR
Super AMOLED Flexível Muito Boa Grande economia Sim Limitado Possível Smartphones da Samsung
Dynamic AMOLED Rígida Excelente Grande economia Sim Bom Possível Smartphones premium da Samsung

Afinal, qual a melhor tela?

Todas essas telas são boas, mas algumas são um pouco melhores em diferentes pontos. Por exemplo, a tecnologia OLED mostra cores vivas e pretos bem escuros, mas não é muito flexível e pode ter problemas de imagem com o tempo. A pOLED pode ser dobrada ou curvada, o que é legal, mas suas cores podem não ser tão brilhantes quanto outras.

Mas se quiser qualidade de imagem mesmo, então se concentre nas tecnologias AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED. Todos eles tem uma excelente qualidade de imagem, mostra cores incríveis e também suporta cenas brilhantes e escuras, mas também pode enfrentar problemas de imagem com o tempo.

No final, a melhor escolha depende do que você mais valoriza em uma tela. Se você gosta de cores vivas, o AMOLED é bom. Se você quer uma tela que possa dobrar, pOLED é legal. Se você quer o pacote completo com ótima qualidade de imagem, cores vivas e economia de energia, Super AMOLED e Dynamic AMOLED são as opções.

Guia de telas