O display PMOLED é um tipo de tela baseada na tecnologia OLED desenvolvido para a fabricação de dispositivos mais finos. Sua maior desvantagem é o brilho e a eficiência energética comparado aos displays AMOLED. Entretanto, existem vantagens também como você poderá ver a seguir. Confira a seguir tudo sobre a tecnologia de telas PMOLED.

O que é PMOLED? Como é o seu funcionamento?

O que é e como funciona uma tela/display PMOLED e qual é a diferença para o AMOLED. Fonte: andersdx
O que é e como funciona uma tela/display PMOLED e qual é a diferença para o AMOLED. Fonte: andersdx

O display PMOLED (Passive Matrix Organic Light Emitting Diode ou Diodo emissor de luz orgânico de matriz passiva) é um tipo de tela OLED que possui uma eletrônica de controle passiva. Nesta tecnologia há uma matriz de condutores horizontais e outra de condutores verticais com o os diodos emissores de luz entre elas. Um pixel é formado onde o condutor vertical e condutor horizontal se cruzam.

As telas PMOLED podem ser monocromáticas ou coloridas. Elas são controladas através linhas verticais e horizontais, que são ativadas com uma alta tensão para atingir um nível de brilho alto o bastante para ser legível. Por exemplo: para conseguir um brilho médio de 80cd/m², cada pixel precisa chegar instantemente a 5120cd/m² ao aplicar uma alta tensão.

Funcionamento de um display PMOLED. Fonte: crystalfontz
Funcionamento de um display PMOLED. Fonte: crystalfontz

Desvantagens da tela PMOLED

Em uma tela PMOLED não há um capacitor de armazenamento, fazendo com que os pixels de cada linha fiquem desligados na maior parte do tempo. Para compensar esse comportamento, é necessário aumentar a tensão para fazer com que os pixels fiquem mais brilhantes. Como os diodos são forçados consideravelmente para emitir um grande brilho, a vida útil de um display PMOLED é menor. Além disso, ainda temos um consumo energético maior devido à tensão maior utilizada.

Vantagens da tela PMOLED

A vantagem das telas PMOLED é que elas são fáceis e baratas de serem fabricadas. Porém, não tem como fabricar displays muito grandes com essa tecnologia devido à voltagem ideal necessária. Além disso, esta tecnologia também não é capaz de gerar imagens de alta resolução e por conta disso, geralmente se vê esse tipo de tela em MP3 players mais baratos.

Qual é a diferença entre uma tela AMOLED e uma PMOLED?

Enquanto telas PMOLED não são capazes de atingir grandes resoluções e serem ruins em termos de eficiência energética, os displays AMOLED possuem um capacitor de armazenamento para a exibição de imagens em alta resolução. Com isso, não há restrições quanto ao tamanho da tela também. É interessante mencionar que os primeiros produtos com tela OLED do mercado utilizavam display PMOLED como, por exemplo, MP3 players, sub-displays de celulares e rádios de carro.

Tela/display AMOLED flexível. Fonte: olednet
Tela/display AMOLED flexível. Fonte: olednet

Sobre as telas OLED

As telas OLED possuem uma tecnologia onde cada pixel na tela pode gerar a sua própria luz de forma individual, gerando pretos mais profundos, melhor contraste e uma imagem mais homogênea. É interessante notar que este tipo de display é bem flexível quanto às possibilidades de aplicação, permitindo sua utilização diretamente no vidro e em smartphones com telas dobráveis. Atualmente, a empresa líder no desenvolvimento e fabricação de telas para TVs nesta tecnologia é a LG.

Com o passar dos anos, o OLED ficou cada vez mais barato e 2021 foi o ano da tecnologia, com diversos lançamentos de TVs com a tecnologia. Empresas como LG, Philips, Sony e Panasonic lançaram modelos a preços interessantes e até em tamanhos menores (48 polegadas) do que se via anteriormente.

O que achou da tecnologia de telas PMOLED? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!