O carregamento por indução é uma tecnologia que permite carregar dispositivos sem o uso de cabos. Esse método simplifica a maneira como mantemos os dispositivo energizados, é uma experiência de uso mais cômoda, diminui a necessidade de cabos e conectores.

O funcionamento, utiliza um campo eletromagnético para transferir energia. O carregamento sem fio diferencia-se do método tradicional ao dispensar a conexão física entre o dispositivo e a fonte de energia.

Como funciona o carregamento por indução?

O princípio por trás do carregamento por indução é relativamente simples. Um carregador sem fio contém uma bobina que cria um campo magnético oscilante quando a corrente elétrica passa por ela.

Carregador por indução aberto, exemplificando o funcionamento
Carregador por indução aberto, exemplificando o funcionamento

Quando um dispositivo compatível é colocado sobre o carregador, o campo magnético induz uma corrente na bobina do dispositivo, que é convertida em energia elétrica para carregar a bateria. Este processo é eficiente e seguro, embora a eficácia do carregamento possa ser influenciada pela posição do dispositivo e pela presença de objetos estranhos entre o carregador e o dispositivo.

Carregamento por indução prejudica o celular?

Uma preocupação comum é se o carregamento por indução pode danificar a bateria ou os componentes internos do dispositivo. Estudos e testes rigorosos mostram que o carregamento por indução é seguro para uso diário.

No entanto, é importante usar carregadores certificados, essa certificação pode ser uma homologação da ANATEL, ou então, certificados com a tecnologia Qi.

Qi wireless charging
Qi wireless charging

A certificação Qi para carregadores sem fio garante a compatibilidade e segurança no carregamento. Estabelecida pelo Wireless Power Consortium, a certificação Qi confirma que um carregador atende a rigorosos padrões de qualidade, eficiência e segurança, permitindo que dispositivos de diferentes marcas sejam carregados sem a necessidade de cabos, apenas por aproximação a uma base.

Esse selo de aprovação assegura aos usuários que o produto é confiável, minimiza riscos de danos ao dispositivo e otimiza a experiência de carregamento sem fio. Várias marcas de celulares adotam a tecnologia de carregamento sem fio Qi, incluindo Apple, Samsung, Huawei, LG, Sony e Google.

Exemplos de carregadores sem fios, podem carregar celular, relógios, fones e outros dispositivos.
Exemplos de carregadores sem fios, podem carregar celular, relógios, fones e outros dispositivos.

Meu o celular tem carregamento sem fios?

Para verificar se o seu celular suporta carregamento por indução, consulte as especificações técnicas fornecidas pelo fabricante. A maioria dos dispositivos compatíveis com carregamento sem fio segue o padrão Qi, o mais adotado na indústria.

Diversos modelos de smartphones suportam carregamento por indução. Apple, Samsung, Motorola e Xiaomi são apenas algumas das marcas que oferecem dispositivos com essa tecnologia. Modelos populares incluem iPhone 8 e posteriores, Samsung Galaxy S series a partir do S6, entre outros. Abaixo está separado por marca os modelos atuais que tem essa tecnologia:

Como ativar carregamento por indução no iPhone

Nos iPhones, o carregamento por indução é ativado automaticamente ao colocar o dispositivo sobre um carregador sem fio compatível. Não há configurações adicionais necessárias.

Como ativar carregamento por indução no Samsung

Similarmente aos iPhones, os dispositivos Samsung reconhecem automaticamente quando são colocados em um carregador sem fio compatível. Certifique-se de que o carregador segue o padrão Qi e está posicionado corretamente para otimizar o carregamento.

Alguns modelos de aparelhos da Samsung possuem o Wireless PowerShare, que permite você carregar por indução outro celular usando a bateria do seu. Pode até ser limitado a % que você escolher, assim não irá drenar toda a carga do dispositivo.