O carregamento por indução trouxe uma revolução na maneira como carregamos os nossos dispositivos móveis, eliminando a dependência de cabos físicos. A Apple, integrou essa tecnologia aos seus smartphones em 2017, com o lançamento dos modelos iPhone 8 e iPhone X, marcando um importante passo na evolução dos iPhones.

iPhones com carregamento por indução (sem fios)

A adoção do carregamento por indução pela Apple significou não apenas uma nova forma de carregar, mas também o início de uma nova era de acessórios e funções. Desde então, todos os modelos de iPhone lançados suportam o carregamento por indução:

  1. iPhone 8
  2. iPhone 8 Plus
  3. iPhone X
  4. iPhone XS
  5. iPhone XS Max
  6. iPhone XR
  7. iPhone 11
  8. iPhone 11 Pro
  9. iPhone 11 Pro Max
  10. iPhone SE 2ª geração
  11. iPhone SE 3ª geração
  12. iPhone 12
  13. iPhone 12 Mini
  14. iPhone 12 Pro
  15. iPhone 12 Pro Max
  16. iPhone 13
  17. iPhone 13 Mini
  18. iPhone 13 Pro
  19. iPhone 13 Pro Max
  20. iPhone 14
  21. iPhone 14 Plus
  22. iPhone 14 Pro
  23. iPhone 14 Pro Max
  24. iPhone 15
  25. iPhone 15 Plus
  26. iPhone 15 Pro
  27. iPhone 15 Pro Max

Esses modelos marcam a transição de carregamento com fio para carregamento por indução.

MagSafe

MagSafe; Foto Apple
MagSafe; Foto Apple

Com o lançamento da série iPhone 12, a Apple introduziu o MagSafe, melhorando o carregamento por indução. O MagSafe é uma tecnologia que utiliza ímãs para alinhar perfeitamente o iPhone ao carregador, otimizando a eficiência do carregamento e permitindo uma conexão mais estável.

Além disso, o sistema MagSafe abre um leque de possibilidades para acessórios que se acoplam magneticamente, como carteiras, suportes e até carregadores veiculares.

Capacidades de carregamento

Quanto à capacidade de carregamento por indução, os iPhones com essa tecnologia podem ser carregados com velocidades variadas. Em carregadores padrão Qi, a velocidade chega a até 7,5 watts para a maioria dos modelos. Contudo, o MagSafe proporciona uma carga mais rápida, com capacidades de até 15 watts nos dispositivos compatíveis, representando um avanço significativo em termos de velocidade e eficiência de carregamento.

Compatibilidade com carregadores por indução

Os usuários dos iPhones que suportam carregamento por indução podem usufruir de uma ampla gama de carregadores seguindo o padrão Qi. Isso confere uma grande flexibilidade, permitindo o uso de diversos carregadores não apenas da Apple, mas também de terceiros que adotem esse padrão universal.

Entretanto, para maximizar a eficiência do carregamento e garantir a melhor experiência possível, é recomendável optar por carregadores certificados pela Apple, especialmente se desejar aproveitar as vantagens do sistema MagSafe.