Além de anunciar as versões mini e "standard" (normal) do iPhone 12, a Apple revelou também, durante seu evento, as versões Pro de seu smartphone, o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Assim como os modelos mais baratos apresentados durante o evento, a empresa implementou um novo design para a versão Pro da nova geração de seu celular, além de telas ainda maiores do que seus antecessores.

O iPhone 12 Pro apresenta uma tela de 6,1 polegadas (contra 5,8" do iPhone 11 Pro), enquanto o iPhone 12 Pro Max chega com uma tela de 6,7 polegadas, a maior ja feita até hoje na história dos celulares da Apple. Os smartphones Pro da "maçã" contam com um design em aço inox (ao invés do alumínio do iPhone 12), demonstrando um produto mais premium. Além disso, assim como os outros iPhones apresentados durante o evento de hoje, a versão Pro também conta com o chip A14 Bionic, desenvolvido pela Apple e, de acordo com os engenheiros da empresa, o mais poderoso já feito para produtos da marca.

Foi dado uma grande ênfase a conexão 5G nos iPhones deste ano. Segundo a empresa, o iPhone 12 Pro irá oferecer "o máximo de velocidade 5G que qualquer smartphone".

Cores do novo iPhone 12 Pro. Fonte: Apple
Cores do novo iPhone 12 Pro. Fonte: Apple

Na parte de fotografia, o iPhone 12 Pro possui um novo sensor chamado LIDAR, parecido com que o iPad Pro possui para utilizar efeitos de realidade aumentada. Segundo a empresa, o sensor poderá ser utilizado das aplicações de RA, podendo auxiliar em fotos com pouca luz melhorando a velocidade do foco. Além disso, o LIDAR permite fotos noturnas em modo retrato.

Assim como o iPhone 12 mini e o iPhone 12, a versão Pro também irá contar com uma tela que é até 4 vezes mais resistente que os modelos antigos. O vidro chamado de "Ceramic Shield" foi desenvolvido pela Corning e promete uma resistência jamais vista nos iPhones. Além disto, o smartphone também possui resistência aprimorada, recebendo a certificação IP68.

Voltando para o sistema de câmeras do iPhone, o iPhone 12 Pro continua a utilizar um conjunto de 3 lentes traseiras, sendo uma lente de 12 MP, outra telefoto e uma ultra-wide. Segundo a Apple, a nova câmera do iPhone 12 Pro possui um desempenho 27% melhor em fotos com pouco nível de luminosidade, além de uma lente telefoto com zoom ótico de 4 vezes.

Foi relevado também, ao anunciar a versão Pro do iPhone, uma nova funcionalidade chamada "Apple Pro RAW", que chegará ainda este ano para os iPhones 12 Pro e Pro Max. Além disso, houve o lançamento de funcionalidades como o Deep Fusion e o Smart HDR, que somado as fotos RAW, irá proporcionar uma qualidade e flexibilidade excelentes de acordo com a empresa. A Apple promete que com estas tecnologias as fotos terão mais nitidez, cores realçadas e mais.

Os novos iPhones 12 Pro terão suporte para gravação de vídeos em HDR, além de aceitarem a tecnologia Dolby Vision HDR. Além disso, os usuários poderão editar os vídeos com Dolby Vision HDR diretamente no aplicativo de fotos.

Assim como no iPhone 12 mini e no iPhone 12, as versões Pro do novo iPhone também contarão com a tecnologia sem fio MagSafe. Trata-se de uma tecnologia de carregamento sem fio (compatível com dispositivos que suportam Qi) que traz a possibilidade de utilizar diversos acessórios como cases, carteiras magnéticas para guardar cartões de crédito e pequenas bases de carregamento sem fio.

Lançamento e disponibilidade

O iPhone 12 Pro chegará por US$999 nos EUA, enquanto o iPhone 12 Pro Max irá custar US$1099. Ambos irão ser disponibilizados nas capacidades de armazenamento de 128GB, 256GB e 512GB, e nas cores gray, stainless steel, gold, and a new blue. A pré-venda da versão Pro do iPhone irá iniciar no dia 16 de outubro e será lançada no dia 23 de outubro, quanto a edição Pro Max irá começar sua pré-venda no dia 6 de novembro e será lançada no dia 13 de novembro.