Um dos pontos mais altos do anúncio da Apple hoje, durante seu evento, foi o iPhone 12 Mini. Após utilizar a palavra "mini" em diversos produtos (iPod mini, iPad mini e Mac mini), a empresa adiciona o apelido ao iPhone. O novo celular possui uma tela de 5,4 polegadas e consegue ser menor que o iPhone SE, que possui 4,7 polegadas.

Uma das principais diferenças entre o iPhone Mini e o iPhone SE é a remoção do Touch ID para desbloqueio do celular (função realizada agora pelo Face ID), além da redução considerável na espessura das bordas ao redor da tela. Segundo a Apple, o iPhone 12 Mini é atualmente o smartphone 5G mais leve, fino e menor do mundo.

iPhone 12 mini (esquerda) e iPhone SE (direita). Fonte: Apple
iPhone 12 mini (esquerda) e iPhone SE (direita). Fonte: Apple

Assim como o iPhone 12, a versão mini também utiliza um processador A14 Bionic, desenvolvido pela Apple, que possui uma litografia de 5 nanômetros e uma eficiência energética melhor do que seu antecessor, o A13. O novo processador desenvolvido pelos engenheiros da "maçã" possui uma CPU de 6 núcleos (2 com clock alto e 4 com clock baixo), que, segundo os desenvolvedores, é 50% mais rápido que o chip A13. Há também uma GPU de 4 núcleos, onde a companhia afirma que o processamento é capaz de produzir jogos com qualidade de consoles.

O design do iPhone 12 mini é semelhante ao do iPhone 12 e possui as mesmas laterais do iPad Pro e iPad Air, além de lembrar o mesmo desenho do iPhone 4 de 10 anos atrás.

Segundo a Apple, os novos iPhones possuem agora uma tela que é até 4 vezes mais resistente que os modelos antigos. O vidro chamado de "Ceramic Shield" foi desenvolvido pela Corning e promete uma resistência jamais vista nos iPhones. Além disto, o smartphone também possui resistência aprimorada, recebendo a certificação IP68.

Outra novidade anunciada pela Apple em seu evento para os iPhones, incluindo a versão mini, é o MagSafe. Trata-se de uma tecnologia de carregamento sem fio (compatível com dispositivos que suportam Qi) que traz a possibilidade de utilizar diversos acessórios como cases, carteiras magnéticas para guardar cartões de crédito e pequenas bases de carregamento sem fio.

Tecnologia MagSafe sendo utilizada. Fonte: Apple
Tecnologia MagSafe sendo utilizada com a Apple wallet (carteira para cartões). Fonte: Apple

Lançamento e disponibilidade

O iPhone 12 mini chega nos EUA a partir de US$699 em cinco diferentes cores> azul, verde, preto, branco e vermelho. A pré-venda do pequeno smartphone inicia no dia 6 de novembro e seu lançamento ocorre no dia 13 de novembro, dia em que serão postados os celulares dos clientes que pagaram antecipadamente pelo telefone.