Hoje a Apple realizou um novo evento de apresentação de novos produtos. Em sua apresentação no mês passado, foi anunciado a nova geração do Apple Watch, iPad e iPad Air, além de novos serviços como o Apple One. Agora foi a vez de revelar seus novos smartphones, os iPhones 12, e com ele a "maçã" anunciou discretamente que não trará mais na caixa de seus celulares o carregador de parede e nem os EarPods, ou seja, ao comprar um iPhone, só irá vir na caixa o telefone em si e um mero cabo USB.

Hoje a Apple continuou com seus planos para se tornar uma empresa ambientalmente correta e, como muitos já imaginavam, após retirar da caixa o carregador do Apple Watch, a companhia fez o mesmo com a próxima geração de seu smartphone, o iPhone 12, retirou o carregador da embalagem de seu celular. A justificativa da Apple para a retirada dos itens da caixa do iPhone 12 é para a diminuição do uso de matéria prima por smartphone vendido. Além da retirada do carregador e do fone de ouvido, a empresa diminuiu o tamanho da caixa, diminuindo assim ainda mais as emissões de carbono. Segundo a companhia, eles vão deixar de emitir mais de 2 milhões de toneladas de carbono anualmente, que equivale a remover aproximadamente 450 mil carros das estradas a cada ano.

Caixa do antigo iPhone com os EarPods e o carregador de parede. Fonte: 9to5mac
Caixa do antigo iPhone com os EarPods e o carregador de parede. Fonte: 9to5mac

Embora a empresa afirme que está fazendo tudo pelo ambiente, sabemos que automaticamente a Apple irá economizar e lucrar mais ainda. Principalmente pelo fato de que o gasto de menos material significa que outros faram por ela, além de empresas serem obrigadas a pagar royalties para produzirem produtos certificados.

Será mesmo que todos os clientes Apple terão acesso ao carregador e aos fones de ouvido?

A pior desculpa de todas foi quando a Apple disse que devido ao fato de haver 700 milhões de EarPods com cabo lightning e 2 bilhões de carregadores no mundo, sugerindo que grande maioria de seus clientes já tem acesso aos dois acessórios.

O que acha desta atitude da Apple? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!