Se você já fez compras online para adquirir um novo conjunto de fones de ouvido, um smartwatch ou até mesmo um novo smartphone, você provavelmente já encontrou um código enigmático que se parece com este: IPXY, onde o X e/ou Y são às vezes substituídos por números, por exemplo, IPX5.

Em suma, isso é comumente chamado de classificação IP. Os fabricantes geralmente lançam essa cifra em suas descrições em algum momento como uma medida que aponta o quão resistentes à água e poeira seus produtos são. Mas o que exatamente esses números significam, e qual a sua utilidade no dia a dia?

Se você está à procura de um novo par de fones de ouvido para natação ou esportes aquáticos, então isso se aplica a você. Felizmente, estamos aqui para ajudá-lo a decifrar o código com uma explicação detalhada desta classificação técnica usada, mas raramente explicada.

O que são IP e IPX?

Proteção contra água IP68; Huawei P30 Pro
Proteção contra água IP68; Huawei P30 Pro

IP, IPX ou IPXY são todas referências a uma classificação padronizada de quão bem um produto pode impedir a entrada de sólidos e líquidos. E portanto, possivelmente causar danos aos seus eletrônicos.

Oficialmente, IP significa "Proteção Internacional" porque o padrão foi desenvolvido e é mantido pela Comissão Eletrotécnica Internacional. Mas é mais comumente referido como Proteção de Ingress. Os dois números que seguem as letras IP indicam que tipo de proteção você pode esperar.

O X é o nível de proteção de sólidos/poeira, de 0 a 6, onde 0 significa nenhuma proteção e 6 significa que é resistente ao pó. Ou seja, nenhuma poeira pode entrar, mesmo após a exposição por até 8 horas.

Como muito poucos dispositivos de consumo são projetados para ter proteção contra a poeira, essa parte da classificação IP é muitas vezes deixada de fora. É por isso que vemos mais frequentemente um X após IP, por exemplo, IPX5 — isso significa que não há classificação para a porção de entrada de sólidos.

Enquanto isso, o Y é o nível de proteção de líquidos de 0 a 8, onde 0 significa nenhuma proteção e 8 significa que ele pode suportar ser imerso em água, geralmente até uma profundidade de 3 metros, por pelo menos 30 minutos.

Tecnicamente, há um 9º nível de proteção líquida, mas não é usado para produtos eletrônicos de consumo. Não há nível "X" para proteção de água, então você nunca verá um código IP expresso como IP2X, por exemplo — seria IP20 se nenhuma proteção contra água fosse oferecida.

Qual resistência é certa para mim?

Se você já adivinhou que uma classificação IP68 é a melhor que você pode obter para proteção de poeira e líquidos, parabéns, basta fazer o primeiro teste! Mas entre IP00 e IP68, há muita variedade, então vamos dar uma olhada em alguns exemplos específicos.

IPX2

Créditos: Divulgação/Samsung
Créditos: Divulgação/Samsung

Com o IPX2, o dispositivo pode suportar uma pequena quantidade de água sem que ele seja danificado. Sendo assim, na prática, isso significa que o aparelho é "moderadamente à prova de suor". Exemplo disso, são os fones de ouvido Galaxy Buds sem fio da Samsung — classificados para IPX2.

IPX4

O IPX4 oferece uma proteção decente contra a água espirrando. Tenha em mente que isso não é impermeabilização, ou seja, você não deve mergulhar produtos IPX4 na água. Entretanto, é um excelente grau de proteção para exercícios ultra-ativos ou mesmo longas maratonas em clima severo.

A maioria dos fones de ouvido, sejam sem fio ou com fio, voltados para esportes e estilos de vida ativos são classificados como IPX4. Sendo assim, eles não devem ter problemas para lidar com água durante essas atividades.

IPX6

IPX6 se preocupa com a proteção de jatos poderosos de água. E isso significa que você provavelmente pode levá-los ao chuveiro sem efeitos colaterais graves. Entretanto, não faça disso um hábito. Na verdade, não os coloque na água — não vá nadar ou espere que eles sobrevivam a um encontro acidental com um vaso sanitário.

IPX7/8

Se você costuma deixar cair o seu telefone, câmera ou relógio na água, não se contente com nada menos que IPX7. Isso vai proteger seu eletrônico, de qualquer acidente de uma altura de um metro de água por até 30 minutos. Já o IPX8 permite o mesmo período de tempo de proteção em águas ainda mais profundas (com a profundidade exata a ser especificada pelo fabricante).

Os alto-falantes Bluetooth projetados para a água serão classificados pelo menos IPX7, como o JBL Flip 6 impermeável, que você pode levar com segurança para a piscina sem se preocupar. Muitas das nossas principais escolhas para leitores de e-book também têm classificações X7 ou X8.

Créditos: Divulgação/JBL
Eletrônico tem classificação IPX7. Créditos: Divulgação/JBL

A série iPhone 14 e o Samsung Galaxy S22 são ambos classificados como IP68, o que significa que nenhuma poeira entrará, e a água também terá dificuldades. Estes produtos podem ser enxaguados com segurança sob água corrente suave, mas sempre seguem as instruções do fabricante.

O iPhone 14 também é resistente à água e poeira. Créditos: Divulgação/Canva
O iPhone 14 também é resistente à água e poeira. Créditos: Divulgação/Canva

Resistência à água pelos números

Abaixo, veja o que significam os números de resistência à água IP de 1 a 9. Em suma, os resultados do mundo real não são tão certos, mas ainda são diretrizes úteis:

Nível Proteção contra
X Não há dados disponíveis
0 Nenhum
1 Protegido contra quedas verticais de água
2 Protegido contra quedas verticais de água quando o gabinete é inclinado até 15 graus
3 Protegido contra "pulverização" de água em um ângulo de até 60 graus em ambos os lados
4 Protegido contra "espirrar" água de qualquer direção
5 Protegido contra "jatos d'água" de qualquer direção
6 Protegido contra poderosos "jatos d'água"
7 Protegido contra os efeitos da "imersão temporária" na água
8 Protegido contra os efeitos da "imersão contínua" na água
9 Protegido contra jatos de água de "alta pressão e temperatura"

Submersão de água pelos números

Para o uso subaquático verdadeiro, onde você pegaria um produto mergulhando, você deve estar procurando uma classificação de mergulhador com base no padrão ISO 6425 para relógios de mergulhadores. Esses produtos são testados individualmente e devem ser feitos em profundidades 25% mais profundas do que o número reivindicado no mostrador.

Os relógios com essas classificações são garantidos pelo fabricante para sobreviver ao uso repetido nessas profundidades por períodos prolongados, bem como ser capaz de lidar com as mudanças de pressão que acompanham o ato de descer e ascender a partir dessas profundezas.

Classificação de resistência à água ISO 6425 Adequabilidade Observações
Resistente à água 30 metros Adequado para uso diário. Respingo/resistente à chuva. Não é adequado para tomar banho, nadar, mergulhar, trabalho relacionado à água, pesca e mergulho.
Resistente à água 50 metros Adequado para uso diário, banho, natação em águas rasas, mergulho, trabalho relacionado à água, pesca. Não é adequado para mergulho.
Resistente à água 100 metros Adequado para surfe recreativo, natação, mergulho, vela e esportes aquáticos. Não é adequado para mergulho.
Resistente à água 200 metros Adequado para atividades marinhas profissionais, esportes aquáticos superficiais graves e mergulho na pele. Adequado para mergulho.
100 metros do mergulhador Padrão ISO mínimo (ISO 6425) para mergulho em profundidades não adequadas para mergulho de saturação. Os relógios de 100 metros e 150 metros são geralmente relógios antigos.
200 metros ou 300 metros do mergulhador Adequado para mergulho em profundidades não adequadas para mergulho de saturação. Classificações típicas para relógios de mergulhadores contemporâneos.

Resistência à poeira pelos números

Ainda não discutimos muito a resistência à poeira: em suma, trata-se de um padrão mais simples que é mais fácil de entender. Se o seu dispositivo tem um numeral no terceiro ip, aqui está o que significa.

Nível Proteção contra
X Não há dados disponíveis
0 Nenhum
1 Protegido contra objetos estranhos sólidos de 50mm e maiores
2 Protegido contra objetos estranhos sólidos de 12,5 mm e maiores
3 Protegido contra objetos estranhos sólidos de 2,5 mm e maior
4 Protegido contra objetos estranhos sólidos de 1,0 mm e maior
5 Protegido por poeira
6 Poeira "impenetrável"

IPX8 ou X9 significa que é totalmente à prova d'água?

Não. O termo "impermeável" é mais um ideal do que uma classificação real. Um produto impermeável seria aquele que nunca permite a água entrar em nenhuma circunstância. Entretanto, é complicado prometer isso, já que a chance de nunca penetrar água é algo complicado.

O IPX7/8 se referem às classificações para a sobrevivência de um gadget após um certo tipo de imersão, a curto prazo ou acidental na água. Sendo assim, eles não são um indicador de que seu produto deve ser usado continuamente em contato com a água.

Na verdade, mesmo quando você vê produtos (geralmente relógios) que têm uma marca de resistência à água (WR), por exemplo, 30M, isso ainda não é garantia de que ele vai sobreviver na água.

Alguns produtos são projetados para submersão frequente na água, como relógios de mergulho, alto-falantes Bluetooth ao ar livre e fones de ouvido para nadadores. A água ainda pode danificar esses dispositivos, pois eles sofrem de desgaste.

E se houver uma letra adicional na classificação IP?

Em alguns casos, uma carta adicional é usada para indicar outra coisa importante sobre o dispositivo. Isso não é comum em dispositivos de áudio, que geralmente mantêm as coisas simples. Mas se você ver, por exemplo, um "W" na classificação IP, isso significa que é classificado para condições climáticas.

Um "F" significa que o produto tem resistência ao óleo, um "M" significa que o dispositivo foi testado movendo-se em água ao invés de parado, e assim por diante. Essas classificações extras são frequentemente encontradas em equipamentos comerciais e orientados para a fábrica.

E se houver um número adicional na classificação IP?

Isso não acontece muito mais, embora você possa encontrá-lo em dispositivos mais antigos. Um número extra significa resistência ao impacto mecânico, como a queda do dispositivo no chão. Pode passar de 1 a 10, sendo 10 a maior resistência e o ponto de queda mais alto. Isso foi movido para sua própria classificação IK há algum tempo, e muitas marcas usam classificações de teste de queda militar em vez disso.