Além dos novos iPhones 12, hoje a Apple anunciou durante seu evento a versão mini de suas caixas de som inteligentes, o HomePod mini. Assim como o HomePod de tamanho normal, a versão mini possui o mesmo design em tecido trançado nas cores preta e branca, além de uma pequena tela em cima para mostrar as ondas da assistente virtual Siri e os controles de volume.

O novo HomePod possui internamente um driver dinâmico, dois radiadores passivos e uma estrutura para guiar acusticamente as ondas de som em sua base. Além disso, para processar o áudio, foi implementado o chip Apple S5, que segundo a empresa, há a utilização de "áudio computacional" para ajustar (equalizar) a maneira como o som é reproduzido, realizando análises das ondas geradas 180 vezes por segundo.

Alto-falante e radiadores passivos do Apple Homepod mini. Fonte: Apple
Alto-falante e radiadores passivos do Apple Homepod mini. Fonte: Apple

Quando o usuário possuir mais de um Homepod mini, os dispositivos irão detectar automaticamente a proximidade um do outro e irão reproduzir a música dividindo o som em canal R (direito) e L (esquerdo). Houve também a menção de um novo recurso chamado "Intercom", onde os Homepods mini poderão, caso haja mais de um, ser utilizados como forma de comunicação, transmitindo áudios entre usuários que estão em diferentes cômodos da casa. Estas mesmas mensagens podem ser transmitidas através de iPhones, iPads e Apple Wacthes.

Lançamento e disponibilidade

O Homepod mini chegará nos EUA por US$99. Sua pré-venda iniciará no dia 6 de novembro e será lançado no dia 16 de novembro, dia em que serão enviados os Homepods mini para aqueles que compraram antecipadamente.

É interessante notar que a versão mini do Homepod torna mais acessível as funcionalidades que o Homepod original traz, pois em seu tamanho normal, o Homepod custa US$199, o dobro do Homepod mini.