O carregamento por indução, também conhecido por carregamento sem fio, foi adotado pela Samsung em 2015 com o lançamento do Galaxy S6.

Desde então, todos os seu aparelhos premium, que compõem a linha Galaxy S, conta com a tecnologia de carregamento sem fio. Além disso, os dispositivos das linhas dobráveis Galaxy Z Fold e Z Flip também oferecem suporte a essa tecnologia.

Como funciona o carregamento Qi?

Os smartphones compatíveis com a tecnologia de carregamento Qi conseguem se recarregar totalmente sem a necessidade de fios. Para isso, basta colocar o celular sobre uma base de carregamento que está conectada à tomada. Graças a um sistema de indução eletromagnética, a energia da base será transferida para o seu celular como se fosse um toque de mágica.

Entretanto, como nem tudo são flores, e necessário ficar atento a alguns detalhes. Enquanto você se livra dos incômodos cabos, é importante prestar atenção no posicionamento correto do celular sobre a base. Se o aparelho não estiver muito bem alinhado com os imãs da base de carregamento, você pode ter problemas na recarga e até comprometer a saúde da sua bateria. Portanto, mesmo com a tecnologia sem fio, é sempre bom ficar de olho no alinhamento para garantir uma carga eficiente e sem complicações.

Qual celular Samsung tem carregamento por indução?

O Galaxy S24 Ultra, lançado este ano, é o mais recente Samsung com carregamento Qi
O Galaxy S24 Ultra, lançado em 2024, é o mais recente Samsung com carregamento Qi

Galaxy S

Galaxy Z

Outros dispositivos Samsung com carregamento sem fios

  • Fones de Ouvido: Galaxy Buds Pro, Galaxy Buds Live, Galaxy Buds+, Galaxy Buds 2, Galaxy Buds e Galaxy Buds 2 Pro.
  • Smartwatches: Galaxy Watch 6, Galaxy Watch 6 Classic, Galaxy Watch 5 Pro, Galaxy Watch 5, Galaxy Watch 4, Galaxy Watch 4 Classic, Galaxy Watch, Galaxy Watch 3, Galaxy Watch Active e Galaxy Watch Active 2.

Posso usar qualquer carregador sem fios?

Os carregadores por indução geralmente funcionam de forma mais fraca que os carregadores com fios. E sim, você pode usar carregadores por indução que encontrar no mercado. O ideal é sempre comprar um carregador que tenha homologação pela ANATEL, ela faz os devidos testes antes de aprovar a venda dos produtos. Aproveito e indico a leitura abaixo:

Você sabe carregar seu celular do jeito certo? Assista ao vídeo...