Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

É possível carregar meu smartphone com qualquer carregador que encaixe? Esta pergunta será respondida neste artigo, leia.

Por | @nmuller99 Smartphones

Algumas pessoas fizeram esta pergunta nos formulários do site, se é possível usar qualquer carregador para alimentar a bateria do smartphone, é neste artigo que vou trazer a resposta para a pergunta.

A resposta de cara que dou é, sim, você pode usar qualquer carregador padrão PARA SMARTPHONE, em qualquer SMARTPHONE, desde que, obviamente o carregador encaixe no seu celular. Leia carregador padrão todos os que não são TURBO ou FAST CHARGER. Mas espere, vamos falar sobre a parte técnica ainda, sobre os carregadores para carros e cabos USB ligados direto no computador.

Quando você conecta um carregador, é necessário ter certeza que ele não fará seu smartphone explodir, nos últimos dias noticiamos diversas vezes os Galaxy Note 7 explodindo, justamente pela carga da bateria. E neste artigo, descrevemos o motivo pelo qual as baterias explodem.

Carregador de smartphone, pode ser usado em outro smartphone?

Havia um tempo em que os carregadores de celulares eram praticamente todos diferentes, inclusive dentro da própria marca, para evitar que o aparelho estragasse, era necessário ter certeza se o carregador e o telefone possuíam a mesma tensão (voltagem) e corrente (amperagem).

Para resolver este problema, as companhias se uniram em 2007 e criaram um padrão de carregamento USB. Como resultado desta união, a partir da data, todos os aparelhos vinham com o carregador USB que poderia ser utilizado entre os dispositivos. Portanto, fique à vontade em usar qualquer carregador padrão de celular no seu celular.

Antes de aprofundar um pouco no assunto quero trazer uma analogia para entender o que é tensão e o que é corrente. A tensão é medida em volts, quanto mais volts, mais energia pode fluir. A corrente é medida em amperes, é o fluxo de energia que entra no celular.

Uma analogia que podemos fazer é, imagine uma estrada, duplicando o número de vias, é possível duplicar o tráfego de veículos, sem aumentar a velocidade deles. Ou seja, se eu aumentar a tensão, mais energia vai fluir, mas vai manter o mesmo fluxo de energia.

Carregador USB de veículos, posso usar sem medo?

Mencionei acima que você pode usar sem medo os carregadores de celular em qualquer celular. Porém, um carregador veicular, que compramos por R$ 10,00 a R$ 15,00 em camelôs, nem sempre são aferidos pelos órgãos de inspeção, e são eles os principais causadores de problemas. As pessoas os compram e usam sem medo de ser feliz, simplesmente plugam no carro e espetam no celular. Vamos ver aqui que nem sempre é bom fazer isto.

Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

Cuidados que devemos ter ao comprar um carregador veicular?

Antes de comprar, é necessário que você verifique a tensão (voltagem), este é o principal fator. Os aparelhos hoje trabalham com a tensão de 5.0v. Você não pode fornecer mais que 5 volts, isto sim pode fazer o celular queimar ou até mesmo explodir. A corrente, medida em amperes, você não precisa se preocupar muito, pois o próprio aparelho tem um controlador de tensão. A corrente normal que o celular necessita é de 2 A. Então, se o carregador enviar 4 A de corrente, o celular vai controlar para entrar apenas os 2 A que ele precisa. Se enviar 1 A, o celular vai "puxar" este 1 A, mas vai demorar mais tempo para carregar.  

Abaixo temos um tradicional carregador veicular, veja que ele tem duas saídas, uma de 1 A e outra de 2 A. A de cima vai levar mais tempo para carregar do que a de baixo.

Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

Por que leva mais tempo para carregar com menos corrente?

Imagine uma torneira, se tenho uma torneira fechada, o fluxo de água é zero, mas eu continuo a ter a pressão dentro dos canos. O fluxo é fornecido quando abrimos a torneira, para lavar as mãos eu preciso de um fluxo pequeno, abro pouco a torneira. Para encher uma piscina eu provavelmente abriria toda a torneira para consumir toda a pressão e encher mais rápido. Agora se a pressão da água estiver baixa, eu igualmente vou encher a piscina, porém vai demorar mais. Esta analogia você pode usar para carregar o celular. Se usar uma corrente de 1 A, o celular vai levar mais tempo para carregar do que a de 2 A. Se a corrente for maior que 2 A, o aparelho não vai usar toda ela, pelo limite de 2 A.

Leia também:

Portanto, verifique se o carregador veicular tem 5V, se tiver, pode comprar.

É comum utilizarmos o aparelho no carro como GPS, o que consome muita energia. É necessário que você ligue o celular na saída de 2 A, assim ele dará conta do uso e carregar o aparelho ao mesmo tempo.

Carregar no USB do computador, carrega mais rápido?

Agora que você sabe como funciona a tensão e corrente, vamos a prática. O USB 2.0 fornece apenas 0.5 A, e a 3.0 fornece 0.9 A. Ou seja, a USB 3.0, aquelas com o pino azul, carregam mais rápido que a 2.0. Porém, ainda assim o USB carrega mais devagar que um carregador de parede, que fornece 2 A de corrente. Leia: é verdade que carregar o celular na USB do PC demora mais?

Carregadores TURBO, posso usar no meu celular?

Os carregadores TURBO ou FAST CHARGER, tem controle de diversas saídas. Aqui temos um exemplo do Motorola Turbo, ele fornece até 12V e 2.15 A.

Posso carregar meu smartphone com outro carregador?

O que queimaria qualquer celular não compatível. Porém, ele ainda conta com 2 outras saídas de energia, a padrão 5V e 2.05 A, e uma turbo com 9V e 2.05 A. Desta forma, automaticamente ele consegue saber qual a tensão que o celular necessita e usa a saída correta. Nos casos de carregadores TUBRO, é preciso ter o cuidado se ele possui estas saídas.

Concluindo

Sim, você pode usar, sem medo, qualquer carregador padrão. Os TURBO ou FAST CHARGER, precisam ter uma saída padrão para a utilização correta.

Algumas dicas:

  • Use sempre cabos e carregadores bons, de fabricantes confiáveis, não compre em camelôs.
  • Se usar outro carregador, certifique-se que tem os mesmos Volts de saída, mesma tensão.
  • Se a corrente (amperes) do carregador for baixa, desligue o aparelho para otimizar a taxa de carregamento.
  • Se precisar utilizar o dispositivo intensivamente enquanto carrega (no carro, com GPS e bluetooth ligados), é obrigatório cumprir no mínimo o número de amperes do carregador original, senão ele vai apenas deixar o aparelho descarregar mais devagar.

É isto pessoal, espero que tenham entendido como os carregadores funcionam, se tiver alguma dúvida, dica ou sugestão, comente abaixo para discutirmos.

DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar