Os celulares evoluíram muito. Hoje em dia eles substituem as máquinas fotográficas compactas, servem de agenda, banco, permitem acesso a sites, e-mails, rede sociais, são opções na hora ouvir música, assistir a filmes e séries e por aí vai. Junto com tanta evolução, o que ficou para trás foi a durabilidade da bateria. Me lembro de quando era criança e meu pai tinha um celular Nokia, o qual não me lembro o modelo. Mas a bateria, recordo que durava uma semana e quando terminava ainda o ouvia reclamando "já acabou a carga, vou ter que colocar para carregar de novo".

Claro que as únicas ações realizadas por meu pai no aparelho eram ligações, mensagens de texto e despertador. O único jogo disponível no telefone, aquele da cobrinha, não me era permitido. Então, eu precisava esperar por um dia em que ele estivesse de muito bom humor para poder jogar, claro que com um tempo cronometrado. Tudo para a bateria durar mais.

Na atualidade, se o smartphone durar dois dias sem precisar ser pendurado na tomada, é motivo de comemoração. E por motivos óbvios: quanto mais ações são realizadas e mais tecnologia é empregada, mais carga será consumida. Mas, existem formas de economizar a bateria e os aparelhos com o Sistema Operacional Android possuem uma ajudinha extra nesta missão de economizar "energia". É o aplicativo Otimizador de Tempo de Bateria ou em inglês, Battery Time.

O app promete conseguir um período extra de carga, permitindo o gerenciamento do tempo de vida do seu Android. Ele além de mostrar quantas horas ou minutos ainda lhe restam de bateria em tempo real, expõe diversas formas de reduzir o consumo, indicando alguns ajustes. O Battery Time mostra todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano e ações que estão sendo executadas no momento. Desta forma ele permite fechar tudo aquilo que você nem sabia que estava rodando e consumindo bateria que poderia ser utilizada para outras coisas. Nós testamos o app, veja os resultados.

Veja também:

O primeiro passo foi baixá-lo da Play Store e instalar no smartphone. Ele está disponível na loja do Google de forma gratuita. Ao abri-lo, a tela inicial demonstra ao usuário o tempo total de carga que ainda resta para usar. Ao tocar no ícone de seta ou no próprio cronômetro consegue-se informações mais detalhadas, como o tempo de uso restante para cada atividade no celular.

 

Otimizar automaticamente

Agora vamos à parte mais interessante do aplicativo: A otimização da bateria, que pode ser feita de forma automática ou manual. Com apenas um toque é possível fechar aplicativos em segundo plano e desligar conexões. Para isso, na tela inicial clique na imagem em círculo. O processo será iniciado automaticamente e mostrará o que está sendo feito em cada etapa. Caso você prefira não desligar nenhuma conexão, toque em "Skip" e para desativar clique em "Turn Off".

Assim que o processo for concluído, será mostrado na tela quanto tempo de vida o celular ganhou. O cronômetro do topo da tela também será alterado.

Manualmente

Você ainda pode otimizar a bateria realizando algumas mudanças nas configurações manualmente. Para ter acesso ao menu de opções é só clicar na seta, localizada na parte inferior da tela. Então, alguns itens na cor laranja serão exibidos.

O primeiro ícone a ser ajustado será o brilho da tela. Ao tocar o ícone consecutivamente percebe-se que sol cheio significa mais brilho e menos cheio, menos luminosidade. Quanto menor, mais bateria irá economizar. O tempo de carga ganho será mostrado no cronômetro assim que o processo for feito.

O segundo ícone diz respeito ao bloqueio de tela. Quanto maior for o tempo que a tela levar para ser bloqueada automaticamente, maior vai ser o gasto de energia. Ao tocar no botão do menu você consegue escolher o período para bloqueio. A informação será mostrada no centro do círculo, desde 15 segundos até 10 minutos. Ao final do processo, o tempo de bateria ganho com este ajuste será mostrado no topo do cronômetro.

Logo em seguida, o terceiro ícone é referente a sincronização de dados. Quanto maior for o espaço de tempo, mais bateria será economizada. A exemplo das outras ferramentas, é só tocar consecutivamente no ícone para alterar o tempo. A mudança será apresentada no cronômetro no topo da tela.

Outra forma de economizar a energia do aparelho é desativando conexões básicas. No penúltimo ícone está o Bluetooth. Desativar a ferramenta pode render uma boa economia. Então, se você não estiver usando o pareamento, pode desligar sem problemas. Veja quanta bateria será economizada.

 

O útlimo ícone diz respeito a internet "Wi-Fi". Desligar o recurso quando se estiver utilizando os dados móveis, ou quando não se está precisando de conexão com a rede, é uma boa forma de ganhar mais um tempo de bateria. Portando, se não estiver fazendo uso do mesmo, desative-o. 


O aplicativo é realmente muito útil a quem deseja economizar bateria. Além de informar quanto tempo ainda resta de carga e permitir que ganhemos mais um tempinho de vida ao telefone realizando alguns ajustes, é bem interessante saber o quanto de tempo se ganha com cada modificação. Muitos destes ajustes não são novidades e eram coisas que eu já fazia, como, por exemplo, diminuir o brilho da tela e manter o Bluetooth desativado, mas eu não fazia ideia de quanta carga estas ações podem economizar. E o Wi-Fi me surpreendeu com a quantidade de energia que ele consome do aparelho. A partir de agora, evitarei ao máximo deixá-lo conectado o dia inteiro. E você, o que achou do app, será útil para você? Conte para gente nos comentários!