Um dos maiores problemas da conexão Bluetooth é a baixa qualidade para chamadas, pois até a pouco só se desenvolveram codecs voltados para o áudio das músicas, vídeos e jogos. Ao utilizar um fone de ouvido Bluetooth que possui microfone, percebe-se uma queda considerável na qualidade de som quando atendemos uma chamada ou recebemos uma chamada de alguém que esteja conversando através de um. Isso se deve uma baixa capacidade para suportar uma alta transmissão de dados e um mal gerenciamento da banda utilizada para ouvir o áudio dos drivers do fone e para emiti-lo pelos microfones.

Além de ser necessário uma alta taxa de transmissão de dados, o que leva a um alto consumo de bateria, para se ter uma boa qualidade de áudio durante a chamada temos que ter também uma latência baixa, pois chamadas de voz são em tempo real. Por este fato, já não é possível utilizar codecs de áudio Bluetooth como o SBC e AAC, que possuem alta latência e baixa capacidade de transmissão de dados. Fora estas barreiras, ainda se tem a questão da taxa de amostragem que no caso do SBC é de apenas 8Khz e no mSBC é 16Khz.

Para driblar todos estes problemas, a Qualcomm vem desenvolvendo diversos codecs que prometem aprimorar a qualidade de áudio como, por exemplo, o aptX HD, o aptX Low Lattency e mais recentemente o aptX Adaptive, que é capaz de alterar a sua transmissão de dados de acordo com a demanda.

Fone in-ear Bluetooth True Wireless Sennheiser Momentum que utiliza o codec aptX Low Lattency. Fonte: udn
Fone in-ear Bluetooth True Wireless Sennheiser Momentum que utiliza o codec aptX Low Lattency. Fonte: udn

Como o codec de áudio aptX Adaptive consegue gerenciar de maneira mais eficiente a banda utilizada, ele foi aprimorado pela Qualcomm para trazer uma qualidade e eficácia ainda maior. O aptX Adaptive r2 suporta uma taxa de transmissão acima de 600kbps (a versão atual suporta 420kbps), além de possuir uma taxa de amostragem de 32Khz. De acorcom com a Qualcomm, a nova versão do codec de audio obteve em sua avaliação de qualidade de audio uma nota de 4,7 em 5, ou seja, promete realmente uma excelente qualidade.

O que é o aptX Voice?

Slide descrevendo sobre a implementação da tecnologia aptX Voice. Fonte: androidauthority
Slide descrevendo sobre a implementação da tecnologia aptX Voice. Fonte: androidauthority

O aptX Voice é uma especie de "subcodec" opcional do codec aptX Adaptive r2. Este codec é capaz de suportar uma taxa de amostragem de até 32Khz, ou seja, você poderá ouvir a voz da pessoa com muito mais clareza, detalhamento, do que ao utilizar outros codecs como o SBC com uma taxa de 8Khz.

Onde e quando o aptX Adaptive r2 e o aptX Voice poderão ser utilizados?

Como o aptX Voice faz parte da segunda revisão do codec aptx Adaptive, ele estará presente onde aptX Adaptive r2 for suportado. Este codec é suportado pelo chip Qualcomm Fast Connect 6800 que suporta, além do aptX Voice, o Bluetooth 5.1 e o Wi-fi 6. Já nos chipsets, você poderá encontrar o suporte a tecnologia no modelo Snapdragon 865 que deverá estar presente nos lançamentos de smartphones no ano que vem (2020).

É importante salientar que para ser possível utilizar de fato a tecnologia, ambas as pessoas que estão se comunicando devem possuir o hardware que suporte o codec.

Observação: Para saber mais sobre a tecnologia Bluetooth e codecs de áudio Bluetooth em fones de ouvido, acesse este artigo.