A Asus nos enviou o ROG Phone 5, recém lançado mundialmente, foi uma honra estar entre os principais produtores de conteúdo do mundo a receber o produto em primeira mão. Estamos sob embargo no Brasil e não posso divulgar informações de desempenho do produto, por este motivo que não saiu o Roda Liso dele ainda, mas vai sair, assim como review completo do produto também. O embargo vence em alguns meses, mas ainda não tenho informações se o produto virá para o Brasil e muito menos quando isso poderia acontecer.

Até lá, eu fiquei pensando, poxa, o que seria legal trazer a vocês que ninguém mostrou ainda? Eu comecei a futricar nele, ver coisas legais que um smartphone gamer tem a oferecer. Aqui está algumas coisas que dá para fazer com o ROG PHONE 5 e não te mostraram.

Em vídeo

Personalizar controles

ROG PHONE 5 - personalizar airtriggers
ROG PHONE 5 - personalizar airtriggers

Sabe os Airtriggers? Sim, com eles você pode configurar em qualquer jogo pelo menos dois outros botões. Fica muito bom em games de tiro, utilizar esse gatilho para atirar. Em games como LOL Wild Rift você pode colocar os botões para ativar os poderes também.

ROG PHONE 5 - aircooler - botões
ROG PHONE 5 - aircooler - botões

Se tiver o cooler são mais dois botões que podem ser configurados. É bem verdade que precisa aprender a utilizá-los, criar o hábito de ter esse botões como auxílio para jogar. Eu me perco todo, mas vejo vantagem no uso dos botões.

Transformar o ROG PHONE 5 em videogame

O ROG PHONE 5 quando ligado a uma TV vira um console. Você pode fazer isso de duas formas, a primeira tendo um cabo USB-C/HDMI. Basta plugar o cabo na porta lateral e colocar na TV.

ROG PHONE 5 - conectado à TV com cabo, outro cabo USB para carregar ao mesmo tempo
ROG PHONE 5 - conectado à TV com cabo, outro cabo USB para carregar ao mesmo tempo

Pronto, agora você pode jogar com ele a distância. Aqui chegou para testarmos o KUNAI junto, que é uma espécie de console para ROG Phone 3 e 5. Esse console pode ser jogado individualmente sem estar preso ao ROG Phone, assim ele funciona de forma bluetooth e se torna um controle sem fio tradicional.

ROG PHONE 5 espetado na tv, jogando com Kunai à distância
ROG PHONE 5 espetado na tv, jogando com Kunai à distância

Você pode jogar também com controle bluetooth que tiver em casa. Vai funcionar de boa. Pode jogar com o aparelho em mãos também, mas ficará mais complicado por conta do fio.

Sem fios

ROG PHONE 5 - jogando sem fios
ROG PHONE 5 - jogando sem fios

Quer jogar na TV sem fios, sim, você pode. O ROG PHONE 5 tem duas bandas de rede WiFi, isso significa que ele vai deixar uma delas exclusivamente para enviar o sinal de tela para a TV e outra rede para puxar os dados da internet.

Em nossos testes aqui ainda percebemos pequenos atrasos na transmissão sem fio, mas praticamente imperceptível. Então, você vai poder jogar com o aparelho em mãos, tornando ele um controle, ou se preferir, posicione o ROG próximo a TV com um carregador USB conectado e pronto, jogue com seu controle sem fio. É um verdadeiro videogame.

Nintendo Switch?

Alguém pediu um Switch? O Kunai simplesmente transforma o ROG PHONE 5 em um console portátil, cheio de funcionalidades. Veja como é a montagem deste acessório.

ROG Phone 5 - Verdadeiro console
ROG Phone 5 - Verdadeiro console

Depois de montado ele fica grande, bastante ergonômico e legal para jogar. O que eu mais gostei foi PES 2021 nesse controle, faz toda a diferença jogar assim.

ROG PHONE 5 - dá para desmontar o Kunai e jogar como um controle
ROG PHONE 5 - dá para desmontar o Kunai e jogar como um controle

Carregador sem carregar

Você já ouviu falar sobre Bypass charging? É um sistema que você pluga o carregador e ao invés de carregar a bateria, o carregador apenas fornece energia para manter o smartphone ligado, sem carregar a bateria. E sabe no que isso é bom? Que você pode manter o game com o carregador ligado sem a preocupação de prejudicar a bateria. Afinal, carregando e jogando sabemos que é um dos cenários que mais aquecem e por consequência danificam e diminuem a vida útil das baterias.

ROG PHONE 5 - bypass charging
ROG PHONE 5 - bypass charging

Essa tecnologia é algo fundamental para quem vai passar horas e horas jogando com o celular, ou mesmo quer deixar ele ali ligado a TV, aliás, todos smartphones deveriam ter essa funcionalidade.