O eSIM é um chip virtual muito prático já que permite adicionar um plano de celular no seu iPhone ou iPad, sem precisar adicionar um cartão SIM físico. Em geral, isso traz muitos benefícios aos usuários, como a segurança e a facilidade de uso.

Em geral, se você tem mais de um eSIM ativo no seu iPhone, e por alguma razão quiser apagar o mesmo, o processo é muito simples. Entretanto, antes de te falar como realizar o procedimento, é necessário frisar que apagar o chip não cancela a sua conta com a operadora. Sendo assim, você precisa cancelar o seu plano.

Abaixo, confira todos os detalhes sobre o que é, como funciona, e como apagar um eSIM no seu iPhone ou iPad.

O que é um eSIM?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

O eSIM ou SIM Virtual é um chip fabricado diretamente dentro do hardware. Ou seja, ele fica dentro do próprio aparelho, sem que haja a necessidade de precisar adicionar ou remover o mesmo. Ele funciona como a tecnologia dos chips NFC, usada em pagamentos sem contato. Ele somente precisa ser suportado pela rede, e habilitado pela operadora.

O chipe pode ter as informações regravadas. Logo, você não precisa ficar amarrado em uma operadora. E se você quiser, o eSIM pode ter um plano de dados alterado na sua memória, em minutos.

Ademais, ao longo do tempo, o eSIM deve se tornar um padrão na indústria. Até porque, ele traz mais segurança, economia e facilidade com a portabilidade aos usuários.

Como funciona o eSIM?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Como é um chip embutido no telefone, o eSIM pode facilmente substituir o SIM Card removível. Entretanto, o funcionamento é diferente: para introduzir o serviço celular no dispositivo, você precisa instalar o chip digital no smartphone.

Ademais, o processe de instalação dos perfis de eSIM pode ser realizada de formas diversas, incluindo:

  • Incluir o eSIM via leitura de um QR Code fornecido pela operadora;
  • Digitar os dados do eSIM manualmente, ao invés de usar o QR Code;
  • instalar o eSIM diretamente do aplicativo da operadora.

Com o perfil instalado, o dispositivo passa a funcionar diretamente com a operadora, sem a necessidade de colocar um chip físico no aparelho. É possível ter vários eSIMs armazenados no aparelho (a quantidade máxima varia conforme o modelo) e alternar a qualquer momento para a linha que desejar.

Como apagar um eSIM no iPhone e iPad?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Quando você trocar de smartphone, é importante apagar o seu número, ou então, transferir os dados para outro dispositivo. Se você quiser apagar um eSIM, deverá entrar em contato com a operadora para cadastrar um novo no mesmo aparelho. Abaixo, confira o passo a passo:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Em seguida, escolha a opção Celular;
  3. Depois disso, selecione o número vinculado ao eSIM;
  4. Por fim, escolha Apagar eSIM e confirme as instruções.

E se eu quiser transferir o eSIM para outro iPhone?

Se você trocou de aparelho, existe um recurso para transferir os dados do eSIM entre um dispositivo e outro. Antes de mais nada, é preciso consultar a sua operadora, e saber se ela é compatível com essa função.

Depois, adicione o ID Apple na configuração inicial, e siga as instruções para transferir o número. Feito isso, um número é enviado ao seu iPhone antigo, e deve ser adicionado no novo aparelho, para confirmar o processo.

Se você tiver outros eSIM cadastrados, você pode repetir o processo de ativação no aplicativo Ajustes. Escolha a opção Transferir de outro dispositivo e use o código recebido no aparelho antigo.

Quantos eSIM eu posso cadastrar no iPhone?

No iPhone, é possível cadastrar 8 ou mais eSIMs. Entretanto, só é possível manter dois números de telefone ativos em simultâneo.