Segundo informações obtidas no site MacMagazine na última quarta-feira (27), ainda nesta semana a Claro deve lançar suporte ao eSIM.  Caso isso venha mesmo a se confirmar a Claro será a primeira operadora nacional a trazer está opção aos smartphones.

O eSIM marca a evolução dos tradicionais cartões SIM, os quais guardam as nossas informações em smartphones. Em termos de comparação, quando o equipararmos com um nano-SIM, que já é bastante pequeno, o eSIM é três vezes menor que ele. E para facilitar todo processo de transição de dados, o eSIM já vem embutido no aparelho, o que dispensa a troca do componente para outro dispositivo, pois tudo é realizado de maneira digital.

A novidade foi aderida pela primeira vez nos iPhones da Apple, com o lançamento do XS, XS Max e XR. Com isso, diversas operadoras no exterior tiveram que lançar suporte à tecnologia, como a Truphone e a GigSky que são operadoras virtuais. A habilitação do recurso foi executada a partir do iOS 12.1.

Entretanto, em solo brasileiro, até então não se tinha suporte a está tecnologia Esim para os iPhones. Porém, ao que tudo indica a Claro será a primeira a disponibilizar este suporte aos iPhones e demais smartphones que contarem com a tecnologia. Como a novidade é aguardada ainda para está semana, a Claro já conta com uma página da operadora dedicada para o e-chip, com informações sobre ele. 

Evolução do SIM
Evolução do SIM

Na página da Claro, consta "O eSIM é uma evolução do cartão SIM, que passará a vir acoplado aos smartphones e smartwatches. Ele é capaz de desempenhar todas as funções do Claro Chip que você já conhece e traz muito mais vantagens aos usuários!".

Vale lembrar que a Claro foi a primeira, assim como a única a oferecer um plano celular para o Apple Watch Series 3 no ano passado. Agora, com a novidade, a operadora também será a primeira a disponibilizar à tecnologia eSIM no Brasil aos smartphones e smartwatches.

Entre os principais benefícios do eSIM está a opção de em um mesmo dispositivo ter dois números cadastrados em um único eSIM. Além disso, dispositivos diferentes podem usufruir do mesmo número de celular, assim como o plano de internet. Como o eSIM não pode ser removido, em caso de roubo ou perda do aparelho, fica mais fácil localizá-lo.

Até o momento não se tem informações sobre planos e preços, porém, a confirmação da chegada do eSIM ao Brasil já é um grande passo.