Para usuários do Android, é quase sempre uma espera mais longa e dificultada pelos aplicativos e jogos. E com a versão mobile de Fortnite não foi diferente, pois o jogo já está em todas as outras plataformas (PC, Mac, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e iOS), menos no robozinho.

A comparação fica ainda mais desigual quando nota-se que enquanto as outras plataformas tiveram um lançamento bastante comum, a Epic Games resolveu sair totalmente do convencional com o Fortnite para Android. Sobre isso, surgiram vários rumores e informações diferentes, o que pode confundir a cabeça dos fãs. Logo, para ajudar a esclarecer quais boatos são verdadeiros e o que está a acontecendo de fato, reunimos as informações mais recentes e confiáveis sobre o assunto. Confira a seguir:

Exclusividade da Samsung

A Samsung e a Epic Games resolveram anunciar uma exclusividade no dia do lançamento do Galaxy Note 9, que aconteceu ontem (9). A novidade é que alguns aparelhos Samsung poderão baixar a versão beta do Fortnite para Android na Samsung Galaxy Apps Store, e jogá-los com segurança. O jogo vai ficar disponível exclusivamente por tempo limitado, e quando o prazo acabar, o jogo já estará disponível para todos os dispositivos Android compatíveis.

Os aparelhos Galaxy que ganharão esse presente são:

Data oficial de lançamento do Fortnite no Android

O tempo exclusivo da Samsung deverá acabar no dia 13 de agosto, que é quando a Epic Games quer lançar a versão beta para usuários do Android. Porém, não são todos os aparelhos que terão acesso imediato, e para conseguir, deve-se solicitar acesso ao software através de um formulário on-line da produtora, neste link.

Lista oficial dos dispositivos Android que rodarão Fortnite

Para solicitar acesso, usuários devem ir ao site da Epic Games linkado no texto.
Para solicitar acesso, usuários devem ir ao site da Epic Games linkado no texto.

Mesmo sem ter um dos smartphones Samsung que receberão o jogo primeiro, você poderá jogá-lo quando lançado no dia 13. De acordo com a Epic Games, estes são os dispositivos confirmados que poderão rodar Fortnite:

Estes aparelhos citados são apenas os primeiros que poderão reproduzir o beta quando for lançado em primeira mão, logo, os dispositivos abaixo também terão compatibilidade:

  • HTC 10
  • HTC U Ultra
  • HTC U11
  • HTC U11 Plus
  • HTC U12 Plus
  • Motorola Moto Z
  • Motorola Moto Z Droid
  • Motorola Z2 Force
  • Sony Xperia XZ
  • Sony Xperia XZs
  • Sony Xperia XZ1
  • Sony Xperia XZ2

.

Fortnite na Google Play Store

O motivo maior de toda essa confusão é o fato da Epic Games ter decidido deixar o Fortnite fora da Google Play Store. Alguns dias atrás, o fundador da Epic deu algumas informações sobre o lançamento para Android em uma entrevista, e nela, revelou que os jogadores não encontrarão Fortnite na listagem da Play Store. Em vez disso, para fazer o download será preciso visitar o site da Epic Games e baixar por lá.

É o mesmo que baixar pelo computador ou notebook, faça o download pelo instalador e depois inicie o jogo através do instalador também. Ele se atualizará sozinho, como se fosse na Play Store. Para aqueles que não souberem fazer uma instalação de outra forma que não pela Play Store, a Epic Games irá disponibilizar instruções de como baixar e instalar o lançador do jogo através de um botão de segurança (nas configurações do Android), o qual permite instalação de apps de fora da Play Store. Falamos mais sobre esta questão neste texto.

A instalação continua sendo gratuita, assim como para iOS. O modo Salve o mundo, no entanto, não fará parte do jogo versão mobile, deixando-o somente para PC/console. Por fim, a Epic diz que espera cerca de 250 milhões de jogadores Android, o dobro do número atual, que é de 125 milhões.