O game Fortnite, na atualidade é considerado um dos games de maior sucesso, e com isso, hackers estão aproveitando o momento para aplicação de golpes. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de detecção de ameaças na internet, no caso, a ESET, demonstrou que o título da Epic Games vem sendo utilizado para aplicação de diferentes tipos de golpes.

Entre eles, está a oferta de instalação do game para dispositivos Android, uma vez que está disponível somente para sistema iOS, assim como a oferta de outros aplicativos falsos para obtenção de vantagens e de oportunistas que oferecem ajuda ao usuário para avançar no jogo, mas na verdade, o que querem é roubar a sua conta.

Segundo explicações da ESET, entre os principais motivos para tais práticas maliciosas estão o sucesso do game e também a sua exclusividade para o iOS, onde acabam encontrando uma brecha para criar e oferecer links falsos com a promessa do título para Android. Na Google Play, Fortnite estará disponível somente após o prazo de exclusividade com o Samsung Galaxy Note 9, ou seja, no final do mês de setembro.

Na maioria dos casos, os golpes ocorrem em versões em inglês com tutoriais elaborados na internet, os quais ensinam o usuário a efetuar a instalação do título, em que a maioria utiliza a descrição de uma APK falsa para que os usuários acabem clicando em links com o vídeo sendo assim infectados por malware.

No Twitter, um dos técnicos da ESET publicou um vídeo em que demonstra que o vírus envia mensagens de SMS e push para que seja efetuado o download de outros programas falsos. O aplicativo informa na tela de login do jogo que é preciso compartilhar o vídeo do YouTube para poder se conectar, porém, feito isso, o programa apresenta erro e todo processo começa novamente.

Jogadores de PC

Em relação aos jogadores de Fortnite em PC, existem outros aplicativos maliciosos que são os por hackes, onde usuários tentam de maneira ilegal obter vantagens no game, como a procura por mais V-bucks (moedas do jogo) sem necessitar jogar ou então pagar e pelos demais itens extras. Contudo, ao realizar está prática, o gamer acaba infectando seu PC e passa a receber frequentemente anúncios e pode até mesmo ter a sua conta roubada.

Outra oferta que circula na internet sobre Fortnite é de pessoas maliciosas que prometem ajudar os usuários a melhorar seus personagens para poder pegar as credenciais de acesso dos mesmos. Com isso, posteriormente, passam a cobrar um valor de resgate para devolver a conta.

Precauções

Vale salientar que é recomendado que usuários baixem apenas programas em lojas oficiais ou parceiras dos títulos, a fim de evitar programas de terceiros. Além disso, outra dica é nunca fornecer seus dados pessoais a estranhos, mesmo que apresentem ter boas intenções.

O usuário está ciente de que é proibido trapacear no jogo, e dependendo de determinadas práticas, a Epic Games pode banir do game o jogador por ações ilegais na plataforma.

Fonte: ABC News