Após tantos rumores e especulações circuladas pela internet, finalmente a Samsung lançou a primeira versão beta da 6ª geração da sua interface proprietária: a One UI. Infelizmente ela ainda não está disponível para download em terras tupiniquins, porém ela foi lançada na Alemanha, na Coréia do Sul e nos Estados Unidos. Confira mais detalhes sobre o que mudou na One UI 6 aqui nessa matéria do Oficina da Net.

One UI 6: quais as mudanças?

Estão curiosos para saber as principais novidades que o aguardam? Vamos conferir quais foram as principais mudanças relatadas pelos testadores beta até o momento.

ÍNDICE

9. Nova Barra de Status

Depois de anos sempre com o mesmo visual finalmente a Samsung decidiu dar uma pequena repaginada no layout da barra de status. Com isso, a empresa deixou os ícones de Wi-Fi e Bluetooth em destaque em um formato retangular com os vértices arredondados (o que lembra bastante o que vemos na interface da Realme por exemplo). Confira a mudança na imagem a seguir:

Nova barra de status da One UI 6 (Fonte: Sammobile)
Nova barra de status da One UI 6 (Fonte: SamMobile)

8. Configurações de Bateria com Menu Próprio

Na One UI 5 nós tínhamos que acessar o menu "Assistência do Aparelho e Bateria" para modificar as configurações referentes à bateria de nossos smartphones. Porém na One UI 6 ela ganhou um menu separado e específico apenas para ela. Foi uma mudança muito bem vinda, pois agiliza o processo e ajuda quem veio de um dispositivo de outra marca e que ainda não tem muita familiaridade com o sistema da sul-coreana a ter uma melhor compreensão de onde fica.

Na One UI 6 a bateria ganhou um menu próprio, facilitando a vida dos usuários (Fonte: Sammobile)
Na One UI 6 a bateria ganhou um menu próprio, facilitando a vida dos usuários (Fonte: SamMobile)

7. Posicionamento do Relógio

Agora os usuários têm acesso a mais opções de personalização da tela de bloqueio, e dessa vez refere-se ao relógio. Exatamente, o usuário agora pode modificar o posicionamento do widget de relógio (se quiser ele mais pra esquerda, pra direta, pra cima ou pra baixo) de acordo com suas preferências. Além disso, há novas opções de estilos para escolher.

Agora há mais opções de estilos para o relógio, além de poder escolher o posicionamento dele (Fonte: Sammobile)
Agora há mais opções de estilos para o relógio, além de poder escolher o posicionamento dele (Fonte: SamMobile)

6. Novo Player de Música

Outra novidade que chegou inicialmente para o Galaxy Z Flip 5 5G mas que agora na One UI 6 está disponível para todos os modelos é o player de música que agora ficou bem mais estiloso e com formato de ondas. No exemplo a seguir, temos uma demonstração do novo layout de um usuário que está a escutar músicas no Spotify:

Player de Música possum um novo visual inspirado nas ondas sonoras (Fonte: Sammobile)
Player de Música possum um novo visual inspirado nas ondas sonoras (Fonte: SamMobile)

5. Aplicativo de Câmera mais Minimalista e Prático

O aplicativo de câmera foi atualizado mais uma vez e agora traz uma vibe mais minimalista, mas ao mesmo tempo mais prático para ser utilizado. O app ficou muito intuitivo e de fácil entendimento, como podemos ver nesses exemplos de prints feitas por um usuário de S23 Ultra.

App de Câmera está bem minimalista, porém muito intuitivo (Fonte: Sammobile)
App de Câmera está bem minimalista, porém muito intuitivo (Fonte: SamMobile)

4. Configuração de Câmera

Além do aplicativo em si, as configurações de câmera também tiveram alguns mudanças. A principal e mais interessante delas é que agora os aparelhos possuem as "Opções avançadas de inteligência". Esse menu contém 3 opções, são elas: Máximo, Médio e Mínimo.

Além disso, abaixo dessas opções há o tradicional botão de Otimização de Cena que já conhecemos. Ele é responsável por fazer os ajustes necessários de HDR, cores e constraste para tornar a foto mais equilibrada.

Opções de Inteligência Avançada deixa o usuário escolher se ele prefere imagens com mais qualidade ou imagens com cliques mais instantâneos (Fonte: SamMobile)
Opções de Inteligência Avançada deixa o usuário escolher se ele prefere imagens com mais qualidade ou imagens com cliques mais instantâneos (Fonte: SamMobile)

O "Máximo" é para quem prioriza qualidade acima de tudo com o menor nível de ruído possível, porém com um tempo maior para processar a foto. O "Médio" como o próprio nome sugere é o equilíbrio entre tempo de processamento e qualidade das fotos. Já o "Mínimo" tende a ficar com mais ruídos e menor qualidade da imagem em troca de um tempo de processamento praticamente instantâneo, reduzindo assim o shutter lag (que costuma ser bem presente na maioria dos aparelhos da Samsung).

Essas opções te parecem familiar? Pois é, a Samsung trouxe os recursos que até então faziam parte da extensão "Câmera Assistant" presente em toda a linha S23 e transformou-os em recursos nativos do sistema. Resta saber se essa opção virá para aparelhos mais modestos como por exemplo o Galaxy S21 FE 5G e o Galaxy A54 5G ou se ficará restrito apenas aos modelos da linha S mais premium.

3. Novo App de Clima e Tempo

O aplicativo de clima agora possui informações mais detalhadas e é possível ver por exemplo os horários do nascer e do pôr do sol, além de conseguir checar em qual fase da lua estamos (inclusive com suas respectivas representações).

App de Clima ficou mais completo e agora possui informações como horário do nascer/pôr do sol e fase da lua (Fonte: SamMobile)
App de Clima ficou mais completo e agora possui informações como horário do nascer/pôr do sol e fase da lua (Fonte: SamMobile)

2. Nova Animação do Sistema

A Samsung também separou para a One UI 6 uma nova animação para a interface. Ao que parece não é de todo mal, mas percebemos que ainda carece de um pouco de otimização. Assim que a versão estável sair, provavelmente a Samsung vai tomar as devidas providências para tornar a interface mais lisa. Confira as animações da One UI 6 Beta 1 que foram mostrados pelo SamMobile:

1. Novos Emojis mais Bonitos

Outra novidade presente na One UI 6 é o novo visual dos ícones da Samsung. Ficou um design bem atraente com cara de personagens de desenhos animados e deve fazer sucesso entre os usuários de aparelhos Galaxy.

Emojis com um design diferenciado também fazem parte do pacote de recursos da One UI 6 (Fonte: SamMobile)
Emojis com um design diferenciado também fazem parte do pacote de recursos da One UI 6 (Fonte: SamMobile)

Eai, o que achou das principais mudanças que estarão presentes na One UI 6? Focamos em trazer as que podem ser mais interessantes para o consumidor, mas se quiser ver mais funções de câmera e configurações do sistema é só conferir esse link com as informações completas.

Quais celulares da Samsung vão receber a OneUI 6?

A lista é baseada nos lançamentos dos smartphones, onde o cronograma oficial garante até quatro grande atualizações para os principais celulares, essa é a lista de smartphones da Samsung que vão receber Android 14.

Galaxy S

Galaxy Z

Galaxy M

Galaxy A

Quais são os melhores celulares da Samsung?

Vídeo incorporado do YouTube