A Apple começou a liberar o iOS 26 logo após o lançamento do iPhone 17, trazendo a maior mudança visual em mais de uma década. O sistema estreou o Liquid Glass, uma nova linguagem de design translúcido, além de avançar no campo da inteligência artificial com o Apple Intelligence. Mas, como já é tradição, nem todos os aparelhos serão contemplados com as novidades. Veja abaixo a lista dos esquecidos pela Apple.

Quais iPhones não vão receber o iOS 26?

A régua de compatibilidade do iOS 26 deixou de fora aparelhos que já vinham envelhecendo em termos de suporte. Felizmente, a lista do esquecidos é a mesma do iOS 18, então não temos nenhuma novidade. Basicamente, os modelos lançados antes da linha iPhone 11 que já não receberam o iOS 18 ficaram de fora da lista mais uma vez e não vão receber o novo sistema.

iPhone XS, XS Max e XR são alguns dos modelos que não vão receber o iOS 26
iPhone XS, XS Max e XR são alguns dos modelos que não vão receber o iOS 26

Veja a lista dos iPhones que não vão receber o iOS 26:

Esses modelos ficarão sem o novo visual e sem os recursos introduzidos no iOS 26. Eles podem continuar a receber correções pontuais de segurança na versão do sistema que possuem hoje, mas não terão acesso às novas funções nem às mudanças de interface.

iPhones que vão receber o iOS 26

iPhone 13 Pro Max vai receber o iOS 26. Imagem: Oficina da Net
iPhone 13 Pro Max vai receber o iOS 26. Imagem: Oficina da Net

Veja abaixo a lista completa de modelos compatíveis com o iOS 26:

Observação: aparelhos "nativos" (iPhone 17, 17 Pro, 17 Pro Max e iPhone Air) já chegam ao mercado com o iOS 26 instalado de fábrica.

Preciso trocar de iPhone?

Se você tem um dos modelos que ficaram de fora, não precisa correr para trocar de aparelho imediatamente. Seu iPhone ainda vai continuar funcionando normalmente, rodando aplicativos e recebendo correções de segurança por algum tempo. No entanto, com a chegada de sistemas mais modernos, é natural que alguns apps deixem de ser compatíveis no futuro.

Caso já esteja cogitando a troca, a dica é investir em modelos mais recentes, como o iPhone 15 ou superior, que ainda devem ter um longo caminho de suporte pela frente. O iPhone 13 e 14 também continuam sendo uma ótima opção em custo-benefício, especialmente quando aparece em promoções.

Ofertas em tempo real 🔥

Não perca nenhuma promoção! Acompanhe nossos canais:

Quais as novidades do iOS 26

A Apple trouxe muitas novidades para o novo iOS 26. Entre elas, temos a nova linguagem de design chamada Liquid Glass. A Apple mudou tudo e agora incluiu uma estética translúcida que permeia o sistema operacional e os aplicativos nativos da Apple, garantindo um sistema mais moderno e elegante.

Novidades do iOS 26
Novidades do iOS 26

As animações também ganharam destaque e agora estão mais rápidas nas duas interfaces. Outra novidade é o aplicativo Games, que centraliza a experiência de jogos em um único lugar. É algo similar ao que o Google já faz na sua interface, para garantir que tudo fique mais organizado.

Em termos de IA, a Apple traz agora o novo Visual Intelligence, que inclui um recurso semelhante ao circule para pesquisar da Samsung. Vale notar que todas essas novidades já estão dentro dos novos iPhones, como o iPhone 17 e o iPhone Air. Tudo de fábrica, sem precisar baixar mais nada.

Vale lembrar, porém, que o Apple Intelligence completo só está disponível em modelos mais recentes, começando pelo iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, além de toda a família iPhone 16.

Como checar e instalar o iOS 26

A Apple já liberou o iOS 26 para todos os usuários, inclusive do Brasil, no dia 15 de setembro. Geralmente, uma notificação aparece na tela do iPhone informando que uma atualização está disponível e sugere a instalação. Caso ainda não tenha visto essa notificação ou deseja fazer isso manualente, faça o seguinte:

  1. Abra Ajustes > Geral > Atualização de Software.
  2. Se o iOS 26 estiver disponível para seu aparelho, aparecerá a opção para baixar e instalar.
  3. Faça backup antes (iCloud ou via iTunes/Finder) e, se possível, conecte o aparelho à energia durante a instalação.

No caso dos iPhones que não são compatíveis com o iOS 26 ou para quem simplesmente não quer instalar o novo ssitema, a Apple liberou atualizações com menos recursos, como é o caso do iOS 18.7. É uma forma de se manter atualizado, memos não tendo o hardware compatível com os funçõesde última geração.

Posso usar um iPhone sem atualização?

Sim, dá para continuar usando um iPhone mesmo quando ele não recebe mais atualizações. Ele vai continuar funcionando normalmente para coisas do dia a dia, como fazer chamadas, enviar mensagens, tirar fotos e acessar a internet. No começo, a diferença não é tão perceptível.

O ponto é que, com o tempo, ele vai ficando um pouco limitado. Alguns aplicativos podem parar de atualizar e novas funções do sistema, como recursos de inteligência artificial ou mudanças visuais, não estarão disponíveis. A segurança também deixa de ser totalmente garantida, porque a Apple para de liberar correções de falhas mais antigas.

Em outras palavras, você consegue usar seu iPhone por anos depois do fim do suporte, mas ele vai se tornando menos moderno e, eventualmente, alguns apps podem deixar de funcionar. Para quem não depende de tudo o que há de mais recente, ele ainda continua útil; mas se você gosta de recursos novos e de ter o máximo de segurança, chega um momento em que vale considerar um modelo mais recente.