Quem acompanhou o evento de lançamento da Apple na semana passada certamente viu as novidades, inclusive o novo sistema para iPhones. Conforme havia prometido na ocasião, a marca liberou, nesta segunda-feira (15) o esperado iOS 26 para diversos modelos. A interface chega replata de novidades que prometem renovar a experiência dos usuários, com destaque para um visual completamente repaginado e novos recursos inteligentes.
Quais iPhones receberão o iOS 26?
A atualização está disponível para todos os modelos a partir do iPhone 11. Veja abaixo a lista completa de modelos compatíveis com o iOS 26:
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2ª geração - 2020)
- iPhone 12
- iPhone 12 Mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 Mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone SE (3ª geração - 2022)
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 15
- iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 16
- iPhone 16e
- iPhone 16 Plus
- iPhone 16 Pro
- iPhone 16 Pro Max
Modelos que não vão receber o iOS 26
Os seguintes aparelhos não são compatíveis com o novo sistema:
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7 e anteriores
Esses modelos continuarão recebendo apenas correções de segurança em suas versões atuais, sem acesso ao novo visual nem aos recursos de IA.
Como atualizar
Para atualizar, é simples: abra o app Ajustes, vá em Geral e procure por Atualização de Software. E só. Após esses comandos, o sistema veriicará tudo sozinho e a atualização aparecerá.
Como sempre alertamos, faça backup no iCloud para não perder nada. Trata-se da versão final do sistema, que deve chegar sem bugs ou problemas. Porém, todo cuidado é pouco quando o assunto é manter seus arquivos seguros no smartphone. Além disso, certifique-se de que pelo menos metade da bateria esteja carregada para evitar problemas durante a instalação.
Que horas o iOS 26 será liberado
A Apple ainda não informou oficialmente o horário exato da liberação, mas seguindo a tradição, o update deve começar a ser disponibilizado por volta das 10h, horário do Pacífico, o que equivale a 14h em Brasília. Páginas regionais da Apple confirmam essa previsão, embora países como Índia e Indonésia possam receber a atualização em horários ligeiramente diferentes.
Quais as novidades do iOS 26
A Apple trouxe muitas novidades para o novo iOS 26. Entre elas, temos a nova linguagem de design chamada Liquid Glass. A Apple mudou tudo e agora incluiu uma estética translúcida que permeia o sistema operacional e os aplicativos nativos da Apple, garantindo um sistema mais moderno e elegante.

As animações também ganharam destaque e agora estão mais rápidas nas duas interfaces. Outra novidade é o aplicativo Games, que centraliza a experiência de jogos em um único lugar. É algo similar ao que o Google já faz na sua interface, para garantir que tudo fique mais organizado.
Em termos de IA, a Apple traz agora o novo Visual Intelligence, que inclui um recurso semelhante ao circule para pesquisar da Samsung. Vale notar que todas essas novidades já estão dentro dos novos iPhones, como o iPhone 17 e o iPhone Air. Tudo de fábrica, sem precisar baixar mais nada.
Apple Intelligence vai funcionar em todos iPhones?
A linha iPhone 17 vem com os recursos do Apple Intellience de forma nativa, mas nem todos os iPhones compatíveis com o iOS 26 terão acesso às funções completas de inteligência artificial. A Apple limitou o Apple Intelligence aos modelos com chips mais avançados, que são:
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- Toda a linha iPhone 16