Depois de testar vários celulares topo de linha, chegou a hora de voltar às raízes do canal e testar um baratinho da Motorola: é a vez do Moto G56, uma das principais opções custo benefício para 2025.
Depois de a gente se decepcionar com a performance do Galaxy A16 e A26, resta agora descobrir se a Motorola consegue fazer o que a Samsung não fez: lançar um celular barato que vai bem em jogos.
Motorola Moto G56: Teste em jogos pesados
O Moto G56 foi lançado com o novo processador Dimensity 7060 da Mediatek. Apesar de novo, não se enganem - esse processador não é muito forte. No teste do AnTuTu Benchmark, ele pontuou 478 mil, o que é uma pontuação esperada de um celular de entrada.
Na memória RAM, testamos a versão com 8 GB e também 256 GB de armazenamento
Na tela, a Motorola decidiu manter o painel IPS, então não espere aqueles contrastes absurdos e as melhores cores, principalmente num ambiente escuro. Mesmo assim, a tela tem um bom tamanho de 6.72 polegadas, resolução FULL HD+ e 120 Hz na taxa de atualização.
Contra o Moto G56, vamos colocar o Galaxy A26, que é o concorrente direto da Samsung. Bora descobrir qual é melhor para jogar.
Asphalt Legend Unite
Jogamos Asphalt com gráficos no modo desempenho e FPS em 60.
Motorola Moto G56: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 56 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Pisando fundo no Asphalt Legends Unite. Você não precisa de um celular muito potente para rodar esse jogo liso, e de fato, tanto o Moto G56 quanto o Galaxy A26 conseguiram fazer isso. Apesar disso, existe sim uma pequena diferença de performance - foram 4 FPS de média e 2% de estabilidade - indicando que o aparelho da Motorola é melhor nesse jogo.
Mesmo assim, como eu falei, selo "Roda Liso" para os dois.
CarX Street
Testamos o CarX com tudo no mínimo e sem limite de FPS.
Motorola Moto G56: 31 FPS - 94% - ❌NÃO RODA❌
Samsung Galaxy A26: 14 FPS - 55% - ❌NÃO RODA❌
Eu confesso para vocês que não tinha muita esperança de fazer o CarX rodar no Moto G56, mas logo que entrei no game, me surpreendi com a performance. Foram 31 frames de média com estabilidade em 94%. O problema foi que, enquanto mais eu jogava, mais bugs gráficos apareciam. A textura do chão e também do carro desaparecem, deixando o game completamente injogável. Se esse bug for corrigido, com certeza o Moto G56 recebe um selo Roda, mas por enquanto, é "Não Roda".
COD Mobile (Battle Royale)
Na vez do COD Mobile jogamos com qualidade baixa e taxa de quadros no máximo.
Motorola Moto G56: 60 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 59 FPS - 97% - ✅RODA LISO✅
Assim como acontece no Asphalt, todo celular precisa rodar COD Mobile liso, mesmo no modo Battle Royale que é o mais pesado. Com o Moto G56, você pode esperar uma performance de 60 frames de média com 99% de estabilidade. O jogo não libera mais que isso, mesmo com os gráficos no mínimo. Esse foi o mesmo resultado que tivemos no Galaxy A26.
COD Mobile (Multiplayer)
No modo multiplayer continuamos com qualidade baixa e taxa de quadros no máximo.
Motorola Moto G56: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Recentemente, começamos a testar também o modo Multiplayer, já que muita gente prefere esse modo de jogo. Por um lado, os mapas são bem menores, então o jogo devia ser mais fácil de rodar no Multiplayer. Entretanto, a concentração de players é muito maior e os tiroteios nunca terminam. Apesar dessa diferença, a performance foi a mesma nos dois, já que ambos estão limitados pelas configurações do game. Ou seja, dois selos "Roda Liso".
Se você é jogador de COD Mobile, digite abaixo se prefere o Battle Royale ou Multiplayer.
Delta Force
No Delta Force jogamos com gráficos no modo "suave" e taxa de frames no "alto". ".
Motorola Moto G56: 40 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️
Samsung Galaxy A26: 49 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Procurando uma gameplay estilo Battlefield, mas no celular, encontramos o Delta Force. Lançado há pouco tempo, esse game é muito fluído e bom de jogar, mesmo quando limitado a 40 frames de média, que infelizmente foi o máximo desbloqueado no Moto G56.
Já o Galaxy A26 pontuou mais, chegou a 49 frames, o suficiente para levar um selo "Roda Liso", enquanto o Motorola fica com selo "Roda".
Diablo Immortal
Jogamos Diablo Immortal com gráficos no mínimo e taxa de quadros no 30.
Motorola Moto G56: 30 FPS - 100% - ⚠️RODA⚠️
Samsung Galaxy A26: 46 FPS - 89% - ✅RODA LISO✅
Pelo visto o Moto G56 ainda não está muito bem otimizado para os games: ele ficou preso com 30 frames de média no Diablo, enquanto o Galaxy A26 desbloqueou os 60, mas foi até 46 frames. Tomara que, num futuro próximo, essa taxa de frames também seja desbloqueada no baratinho da Motorola. É sempre bom ter a opção de jogar com gráficos melhores e 30 FPS, ou gráficos no low e FPS em 60.
Selo "Roda" para o Moto G e "Roda Liso" para o Galaxy A26.
Mortal Kombat
Motorola Moto G56: 47 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 50 FPS - 94% - ✅RODA LISO✅
Jogando Mortal Kombat, geralmente é o celular que apanha, principalmente nos baratinhos. Foram 47 frames de média no Moto G e 50 frames no Samsung. Apesar da diferença ser pequena, é inegável que o Galaxy A26 vem apresentando uma performance superior em praticamente todos nossos jogos iniciais. Então bora soltar o selo "Roda Liso" para os dois aqui no Mortal Kombat e partir para os jogos pesados de verdade.
Genshin Impact (zona leve)
Jogamos Genshin Impact com gráficos no mínimo e FPS em 60.
Motorola Moto G56: 35 FPS - 89% - ⚠️RODA⚠️
Samsung Galaxy A26: 30 FPS - 82% - ⚠️RODA⚠️
Rodar Genshin liso é um grande desafio, principalmente quando estamos testando celulares focados em custo benefício, como é o caso desses dois. Apesar disso, colocando os gráficos no mínimo, o Moto G56 impressionou com 35 frames de média. Nada mal.
É um resultado superior ao Galaxy A26, que ficou pairando nos 30 frames de média.
Isso significa que temos dois selos "Roda", mas o que acontece depois de upar alguns níveis e avançar até áreas mais pesadas do game?
Genshin Impact (Zona pesada)
Jogamos Genshin Impact com gráficos no médio e FPS em 60.
Motorola Moto G56: 26 FPS - 88% - ❌NÃO RODA❌
Samsung Galaxy A26: 28 FPS - 84% - ❌NÃO RODA❌
Uma dessas regiões é "natlan", e é aqui que fazemos a segunda etapa do teste do Genshin. Como podem ver, numa área mais exigente, a performance cai muito e ambos os celulares são rebaixados para o selo "Não Roda". Ou seja, se você curte Genshin, até pode upar uns níveis no celular barato, mas a coisa fica feia nas áreas mais recentes do jogo. É legal ter esse planejamento em mente caso esteja procurando um celular para jogar Genshin.
Tower of Fantasy
Testamos Tower of Fantasy com gráficos "tranquilo", resolução "normal" e FPS em "90".
Motorola Moto G56: 54 FPS - 80% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 36 FPS - 58% - ❌NÃO RODA❌
Depois da performance no Genshin, eu esperava um resultado decepcionante aqui no Tower of Fantasy, mas, para a minha surpresa, o Moto G56 foi muito bem nesse jogo: pontuou 54 frames de média com estabilidade em 80%. Claro, as micro travadinhas sempre presentes, mas não atrapalham tanto assim. Certamente já vimos resultados piores aqui no canal, até mesmo em celulares mais caros.
É selo "Roda Liso" para o Motorola" e "Não Roda" para o Galaxy A26.
Wild Rift
Jogamos Wild Rift no "baixo" com FPS desbloqueado até 120.
Motorola Moto G56: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 86 FPS - 79% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Um jogo leve e competitivo para celulares é Wild Rift. Eu gosto de testar ele nos celular de entrada, já que é um game bastante jogado e que roda em praticamente todos os aparelhos. No caso do Moto G56, foram 60 frames de média com estabilidade perfeita. O jogo disse liberar até 120, mas, na prática, força o celular a ficar preso em 60.
Já com o Galaxy A26, ele até liberou 120 frames, mas só consegue alcançar esse número no comecinho da partida, sem nenhum jogador na tela. Durante o combate, fica com média de 86 frames.
É selo "Roda Liso" para o Motorola e "Roda Competitivo" para o Samsung.
Minecraft
Jogamos Minecraft com gráficos "bonitos" e distância de renderização em 16
Motorola Moto G56: 54 FPS - 71% - ✅RODA LISO✅
Samsung Galaxy A26: 36 FPS - 60% - ⚠️RODA⚠️
O teste do Minecraft consiste em voar a toda velocidade pelo mapa novo. Esse cenário foi sugerido por um inscrito e, realmente, essa é a forma mais pesada de rodar o Minecraft sem ativar os shaders.
Como podem ver, o Moto G56 ficou com uma boa performance: foram 54 frames de média com 71% de estabilidade. O problema é que a velocidade do boneco é alta demais, e o mapa não consegue renderizar a tempo. Chegou até a aparecer uma mensagem dizendo exatamente isso. Mesmo assim, esse é um cenário extremo que você só vai enfrentar quando estiver bem avançado no game, explorando lugares novos.
Selo "Roda Liso".
Blood Strike
Jogamos Blood Strike com FPS no "extremo" e gráficos em baixa definição.
Motorola Moto G56: 112 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Samsung Galaxy A26: 41 FPS - 38% - ❌NÃO RODA❌
Finalizando com um dos jogos mais pedidos pela comunidade, o Blood Strike. Aqui você pode esperar uma performance extremamente competitiva, mesmo em celulares de entrada. Se você está cansado de COD Mobile, vale a pena dar uma chance para o Blood Strike. Foram 112 frames de média com estabilidade em 98%. É um selo "Roda Competitivo" merecido, e eu não esperava menos nesse game.
Temperatura e autonomia
A bateria do Moto G56 é um pouco maior que a de outros celulares: temos aqui 5.200mAh de capacidade. O nosso teste de bateria tem uma etapa que o celular fica 2 horas quicando a bolinha no Stackball, e nesse tempo o Moto G56 gastou 32%. Esse é um gasto padrão para os celulares de entrada, e certamente é melhor que os 38% gastos pelo Galaxy A26 nesse mesmo teste.
# | Celulares | Consumo (%) | mAh | Preço |
---|---|---|---|---|
57° | Samsung Galaxy A55 5G | 25 | 1.250 | R$ 2.115,91 |
58° | Xiaomi 14T | 25 | 1.250 | R$ 3.179,89 |
59° | Motorola Moto G86 | 25 | 1.300 | R$ 1.941,17 |
60° | Motorola Moto G9 Power | 25 | 1.500 | R$ 1.649,00 |
61° | Samsung Galaxy Z Flip6 | 26 | 1.040 | R$ 5.999,00 |
84° | Xiaomi POCO F4 | 28 | 1.260 | R$ 1.835,00 |
85° | Xiaomi Redmi Note 13 5G | 28 | 1.400 | R$ 1.589,00 |
86° | Samsung Galaxy A36 | 28 | 1.400 | R$ 1.414,60 |
87° | Google Pixel 6a | 29 | 1.278 | R$ 1.580,81 |
88° | Motorola Edge 20 Pro | 29 | 1.305 | R$ 2.630,00 |
94° | Samsung Galaxy A56 | 30 | 1.500 | R$ 1.747,90 |
96° | Xiaomi POCO M7 Pro | 30 | 1.533 | R$ 1.222,00 |
97° | Motorola Moto G56 5G | 30 | 1.560 | R$ 1.529,01 |
98° | Samsung Galaxy Z Flip 5 | 31 | 1.147 | R$ 5.799,00 |
99° | Motorola Edge 30 | 31 | 1.246 | R$ 3.599,10 |
129° | Xiaomi POCO X3 Pro | 37 | 1.909 | R$ 1.569,00 |
130° | Motorola Moto G100 | 38 | 1.900 | R$ 3.599,10 |
131° | Samsung Galaxy A26 5G | 38 | 1.900 | R$ 1.439,99 |
132° | Samsung Galaxy S23 | 39 | 1.521 | R$ 3.133,00 |
133° | Samsung Galaxy S22 Ultra | 39 | 1.950 | R$ 3.149,00 |
Quanto à temperatura, os papéis se invertem: aqui o Moto G56 esquentou até 40 °C depois de 1 hora jogando Genshin na zona pesada. Já o Samsung praticamente não saiu dos 31 °C. Bem curiosa essa diferença.
Conclusão
E aí, vale a pena comprar o Moto G56 para jogar? Por enquanto, ainda não. Apesar de rodar muito bem games leves como Asphalt, COD, Wild Rift e Blood Strike, pelo preço de R$ 1.400, não é uma boa opção. O motivo é simples: existe o Moto G75, que de vez em quando aparece por esse mesmo preço.preço.
Apesar de eu não recomendar a compra agora, a tendência do preço do Moto G56 é cair bastante, provavelmente chegando até os R$ 1.200 até o final do ano. Aí sim, é um bom custo benefício para jogos leves e até os níveis iniciais do Genshin Impact.
-
R$ 1.529,01
Motorola Moto G56 5g - 256gb Ver oferta
-
R$ 1.529,10
Motorola Moto G56 5G Tela 6.7” 256GB 8GB Ver oferta
-
R$ 1.529,11
Motorola Moto g56 5G - 256GB Ver oferta
Atualmente, o Moto G56 ocupa a terceira colocação no ranking de celulares de entrada para jogar, ficando atrás do Moto G34 e Galaxy M55. A realidade é que o nosso ranking de entrada está bem incompleto, então comente abaixo quais aparelhos baratinhos você gostaria de ver nos testes.
Ah, o Galaxy A26 está atualmente na décima segunda colocação. Ele até foi bem em jogos como Delta Force e Diablo, mas, no geral, é um dos celulares mais travados que eu já usei.
# | Celulares | Pontos | Asphalt Legends | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1° | Samsung Galaxy M55 5G | 15445 | 60 FPS | 58 FPS | 48 FPS | 68 FPS | 60 FPS |
2° | Motorola Moto G34 | 15423 | 60 FPS | 60 FPS | 20 FPS | 90 FPS | 51 FPS |
3° | Motorola Moto G56 5G | 14806 | 60 FPS | 60 FPS | 35 FPS | 47 FPS | 99 FPS |
4° | Motorola Moto G53 | 14748 | 47 FPS | 59 FPS | 31 FPS | 102 FPS | 49 FPS |
5° | Motorola Moto G54 | 14742 | 37 FPS | 60 FPS | 57 FPS | 52 FPS | 54 FPS |
6° | Xiaomi POCO M7 Pro | 14654 | 60 FPS | 60 FPS | 37 FPS | 47 FPS | 48 FPS |
7° | Infinix Note 30 Pro | 14566 | 30 FPS | 40 FPS | 44 FPS | 60 FPS | 59 FPS |
8° | Multi H 5G | 14416 | 53 FPS | 40 FPS | 37 FPS | 57 FPS | 45 FPS |
9° | Xiaomi Redmi Note 14 5G | 14407 | 60 FPS | 60 FPS | 37 FPS | 45 FPS | 41 FPS |
10° | Xiaomi Redmi Note 13 5G | 14275 | 58 FPS | 60 FPS | 43 FPS | 52 FPS | 38 FPS |
📈Clique AQUI para conferir o ranking completo de melhores celulares para jogar.