Hoje é dia de testar o Moto G86, o lançamento custo benefício da Motorola. Eu estou bem animado para esse vídeo, já que, diferente do Moto G85 que testamos no ano passado, aqui dentro do novo celular tem um processador que promete levar a linha Moto G para um novo patamar de performance. Será que consegue?

Motorola Moto G86: Teste em jogos pesados

Estamos falando do processador Dimensity 7300 da Mediatek. Esse é um chip polêmico, já que, dependendo da otimização, pode ir muito bem nos jogos, como foi o caso do Edge 50 Neo, mas também pode ir mal, como foi o caso do POCO X7.

Em armazenamento testamos a versão com 256 GB e também 8 GB de memória RAM.

Na tela, a Motorola abandonou o painel curvo nessa geração do Moto G e lançou ele com painel reto, ainda P-OLED, com 120Hz na taxa de atualização e tamanho de 6.67 polegadas.

Além do painel ser reto, tivemos alguns upgrades diretos na tela, como a resolução, que foi de FULL HD+ para 1.5K, resultando num aumento considerável de nitidez na tela.

O brilho também aumentou, agora estamos em 4500 nits de pico máximo. É muito show assistir vídeos em HDR com esse celular.

Contra o Moto G86, nada mais justo que colocar o Moto G85. Assim a gente consegue ver a diferença de performance que tivemos entre as gerações.

Asphalt Legend Unite

Jogamos Asphalt com gráficos no modo padrão e FPS em 60.

Motorola Moto G86: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Motorola Moto G85: 55 FPS - 98% - RODA LISO✅

Asphalt Legends Unite sempre é o primeiro jogo a ser testado aqui no canal Roda Liso, e isso não é à toa: se o celular falha em rodar esse game liso, provavelmente vai muito mal nos outros também. Felizmente, ambos os Moto G tiveram um bom desempenho, mas temos sim uma diferença visível de performance: foi de 55 frames para 60 frames na nova geração. Uma pena que o Asphalt não liberou 90 frames nas configurações desse celular. Seria ainda melhor para acompanhar a evolução de performance.

Começamos com um bom e velho selo "Roda Liso".

CarX Street

Testamos o CarX com tudo no médio e sem limite de FPS.

Motorola Moto G86: 31 FPS - 87% - ⚠️RODA⚠️

Eu tinha tão poucas esperanças na performance do Moto G85 que nem cheguei a testar ele no CarX Street. Esse ano, não cometeremos o mesmo erro: foram 31 frames de média com 87% de estabilidade. Esse é um desempenho que classificamos como "Roda". Se você valoriza performance, vale a pena diminuir a qualidade gráfica para conseguir mais FPS nesse jogo. Agora, caso prefira gráficos bonitos, convenhamos que 30 frames é bem jogável.

Selo "Roda" para o Moto G86 no CarX.

COD Mobile (Battle Royale)

No COD Mobile jogamos com gráficos no mínimo e FPS no "ultra".

Motorola Moto G86: 89 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Motorola Moto G85: 58 FPS - 99% - RODA LISO✅

Entrando nos jogos de tiro, um dos mais populares é com certeza o COD Mobile. Foi aqui onde o Moto G86 pontuou 89 frames de média com 98% de estabilidade, uma performance excelente para jogar COD com muita fluidez.

Vale mencionar que quando a gente testou o Moto G85, o teste do COD Mobile ainda era feito com gráficos no médio, e é por isso que ele ficou com performance limitada em 60 frames. Os desenvolvedores colocam esses limites para impedir que os celulares fiquem com problemas de estabilidade e gasto excessivo de bateria.

Para liberar 90, só com gráficos no mínimo. Foi assim que o Moto G86 recebeu o selo "Roda Competitivo"

Delta Force

No Delta Force jogamos com gráficos no "suave" e taxa de frames no "ultra".

Motorola Moto G86: 50 FPS - 99% - RODA LISO✅

Um game que bloqueia a framerate mesmo com gráficos no mínimo é o Delta Force. Apesar do Moto G86 ter performance suficiente para ir além, o jogo não permite rodar acima dos 50 frames, então foi essa a média que tivemos. Pelo menos a estabilidade ficou perfeita, então está longe de ser uma experiência ruim de jogo, mas se você quiser ir além dos 60 frames no Delta Force, precisa saber que o único celular novo que consegue fazer isso abaixo dos 2 mil reais é o POCO X7 Pro. Um dos aparelhos da nossa lista de melhores para jogar, link aí no card. Por aqui, selo "Roda Liso".

Diablo Immortal

Jogamos Diablo Immortal com taxa de quadros em 60 e gráficos no médio.

Motorola Moto G86: 59 FPS - 97% - RODA LISO✅

Motorola Moto G85: 30 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️

Uma das decepções do Moto G85 no ano passado foi não ter conseguido desbloquear os 60 frames no Diablo Immortal, mas felizmente o modelo da nova geração chegou para resolver esse problema. O Moto G86 rodou com 59 frames de média e uma excelente estabilidade, resultando numa experiência bem fluída aqui no Diablo com gráficos no médio.

Selo "Roda Liso".

Mortal Kombat

Motorola Moto G86: 57 FPS - 97% - RODA LISO✅

Motorola Moto G85: 59 FPS - 100% - RODA LISO✅

Mas não são todos os títulos onde o novo celular leva a melhor. No caso do Mortal Kombat, a performance foi quase igual entre os dois, mas o nosso contador mediu 2 frames de média a mais para o Moto G85, com estabilidade perfeita ainda por cima. Ou seja, se você curte Mortal Kombat, não vale a pena o upgrade ao novo celular.

Entretanto, apesar da performance do G86 ser um pouco inferior, os dois ainda se qualificam ao selo "Roda Liso". Bora continuar testando para ver se essa diferença aparece também em outros jogos.

Genshin Impact (zona leve)

Jogamos Genshin Impact com gráficos no médio e FPS em 60.

Motorola Moto G86: 39 FPS - 94% - ⚠️RODA⚠️

Motorola Moto G85: 30 FPS - 95% - ⚠️RODA⚠️

Aqui no Genshin começamos testando na zona inicial do jogo, onde você vai passar as primeiras horas upando de level. Esse é um dos jogos onde podemos notar a evolução de performance do G85 para o G86: foram 39 frames de média no novo celular, com 94% de estabilidade. O antecessor só alcançava os 30 frames.

Pode parecer uma diferença pequena, e, de fato, os dois ainda ficam com selo "Roda", mas é inegável que o novo celular apresentou uma performance superior aqui na zona leve do Genshin. Bora testar ele agora numa zona pesada.

Genshin Impact (Zona pesada)

Jogamos Genshin Impact com gráficos no médio e FPS em 60.

Motorola Moto G86: 36 FPS - 94% - ⚠️RODA⚠️

Teleportando para uma região mais avançada do jogo, vocês podem notar que a performance do Moto G86 realmente caiu, mas não muito. Foi de 39 frames de média para 36 - com a estabilidade permanecendo nos 94%. É essa diferença de performance que você pode esperar ao avançar aos níveis mais altos do game, e cai ainda mais em longos combates intensos.

Tanto o Moto G86 quanto G85 recebem o selo "Roda" no Genshin.

Tower of Fantasy

No Tower of Fantasy eu deixei os gráficos no "equilibrado", resolução "HD" e FPS desbloqueado até 90.

Motorola Moto G86: 30 FPS - 96% - ⚠️RODA⚠️

Motorola Moto G85: 41 FPS - 80% - ⚠️RODA⚠️

Depois do resultado abaixo do esperado no Genshin Impact, eu já entrei no Tower of Fantasy com poucas esperanças. Mesmo assim, o resultado foi bem interessante: 30 frames de média com 96% de estabilidade.. Esse é um resultado bem inferior ao Moto G85 do ano passado - celular que conseguiu ir até 41 frames de média. Mesmo assim, a estabilidade do G85 ficou bem prejudicada, então temos duas opções: roda com uma média maior, mas estabilidade ruim, ou preso em 30. Em ambos os casos, ficam com o selo "Roda".

Wuthering Waves

Jogamos Wuthering com tudo no médio e FPS desbloqueado em 60.

Motorola Moto G86: 32 FPS - 82% - ⚠️RODA⚠️

Motorola Moto G85: 23 FPS - 76% - NÃO RODA❌

Apesar daquele resultado estranho no Tower, a boa notícia é que, no Wuthering Waves, o G86 demonstra um desempenho superior ao antecessor. Foram 32 frames de média com 82% de estabilidade, o suficiente para alcançar um selo "Roda". Já o Moto G85 ficou bem abaixo dos 30 frames e com estabilidade prejudicada. Já que esse é um dos games mais pesados da nossa lista, eu não esperava um excelente resultado aqui no Wuthering, mas pelo menos o Moto G saiu do selo vermelho de "não roda", para o amarelo. Se você curte jogar esses games pesados como Genshin, Tower e Wuthering - vale a pena investir num aparelho mais potente, como um Galaxy A56 da Samsung ou até mesmo o POCO X7 Pro da Xiaomi.

Fortnite

Testamos Fortnite com tudo no médio e FPS desbloqueado em 60.

Motorola Moto G86: 60 FPS MED - 0 FPS MIN - ⚠️RODA⚠️

Motorola Moto G85: 30 FPS MED - 10 FPS MIN - ⚠️RODA⚠️

No Fortnite tivemos um resultado curioso: apesar do novo Motorola ter ficado com uma média boa de 60 frames, a mínima no Fortnite chegou a zero. Foram vários momentos onde o jogo travou por completo, durando cerca de 1 segundo. Eu nem preciso dizer que esses travamentos atrapalham muito a gameplay. Não adianta ter uma média alta se o jogo fica com uma performance picotada desse jeito. É por esse motivo que, apesar da média estar alta, vamos manter o selo "Roda" no novo Moto G. Tomara que nas atualizações futuras a Motorola otimize esse celular, já que o Dimensity 7300 provou ser um excelente processador no Edge 50 Neo, então não tem motivos para esse celular aqui ir mal nos jogos.

Subnautica

É hora de Subnautica. Gráficos no médio, FPS em 60, será que vai?

Motorola Moto G86: 26 FPS - 67% - NÃO RODA❌

Subnautica é um jogo que foi lançado há pouco tempo para celulares, e o Moto G86 é o primeiro intermediário que testamos neste game. Como vocês podem ver, mesmo com os gráficos no médio, o processador Mediatek não deu conta de rodar com uma performance aceitável. Em algumas regiões, a framerate até ficou boa, mas na maior parte do tempo ficou abaixo de 30 FPS, finalizando o teste com média de 26 FPS e 67% de estabilidade. Infelizmente, vai ficar com selo "Não Roda".

PUBG

Olha só quem voltou, o PUBG. Gráficos no "mínimo" e taxa de quadros no "Extremo"

Motorola Moto G86: 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

Quem aí sente falta do bom e velho PUBG? Por incrível que pareça, bastante gente continua jogando ele, mesmo com vários outros battle royale mais atualizados. Mas tem uma coisa que o PUBG se sobressai é na otimização - rodou com 60 frames de média e 99% de estabilidade. Se você continua jogando PUBG, comente aí embaixo o motivo: é a otimização, fluidez da gameplay, ou os outros battle royale são piores? Comente aí que eu quero muito saber. Por aqui, é um selo "Roda Liso".

Blood Strike

Infelizmente eu não consegui testar Blood Strike nesse celular. Acontece que o G86 que a Motorola enviou para testes está sofrendo com um probleminha bem irritante: com o jogo aberto, eu simplesmente não consigo clicar no canto superior esquerdo da tela. E não é apenas no Blood Strike, mas sim, em todos os jogos. A diferença é que, nos outros games, eu consegui alterar as configurações e abrir uma partida, mas isso não foi possível aqui no Blood Strike.

Eu espero que a Motorola corrija logo esse erro, já que claramente é um problema no software, não na tela em si. Fora dos jogos, o celular funciona perfeitamente bem.

Temperatura e autonomia

O Moto G86 tem uma bateria um pouco maior que o comum, são 5.200mAh de capacidade total.

Em nosso teste de bateria, ele ficou 2 horas quicando a bolinha no jogo Stackball. Durante esse tempo, gastou 25% de carga, 1% a menos que o Moto G85 ano passado nesse exato mesmo teste. Esse é um resultado que consideramos como "bom" aqui no canal Roda Liso.

#CelularesConsumo (%)mAhPreço
28°Xiaomi POCO X5 Pro 5G211.050R$ 1.949,89
29°Xiaomi Redmi Note 12S211.050R$ 1.525,00
30°Motorola Moto G84211.050R$ 1.404,00
31°ASUS ROG Phone 6211.260R$ 6.999,00
32°Samsung Galaxy M14 5G211.260R$ 1.799,00
57°Samsung Galaxy A55 5G251.250R$ 1.999,00
58°Xiaomi 14T251.250R$ 3.300,00
59°Motorola Moto G86251.300R$ 1.999,01
60°Motorola Moto G9 Power251.500R$ 1.649,00
61°Samsung Galaxy Z Flip6261.040R$ 3.731,80
64°Motorola Moto G52261.300R$ 1.099,00
65°OnePlus 11261.300R$ 4.042,60
66°Motorola Moto G85261.300R$ 1.982,00
67°Motorola Edge 50 Fusion261.300R$ 1.799,10
68°Motorola Edge 50261.300R$ 1.869,15

Já na temperatura, depois de 1 hora jogando Genshin Impact na zona leve o Moto G86 esquentou até 35 C°. Essa é a mesma temperatura que tivemos no Moto G85 jogando Warzone no ano passado. Ou seja, o celular continua bem econômico e frio, o que é uma excelente notícia.

Conclusão

E aí, vale a pena comprar o Moto G86 para jogar? Ele é sim melhor que o antecessor na maioria dos jogos, mas a diferença é pequena. Claro que o G86 tem outras melhorias, como uma bateria maior, câmeras aprimoradas, resolução 1.5K e, acima de tudo, proteção IP68 contra submersão em água, mas o que a gente testa aqui são os jogos, e pelo preço de R$ 2.000, existem opções que dão um banho de performance no G86.

  • R$ 1.999,01 Mercado Livre *** Smartphone Motorola Moto G86 5g - 256gb Ver oferta
  • R$ 2.000,13 Casas Bahia Motorola Moto g86 5G 256GB Ver oferta
  • R$ 2.299,00 Amazon*** Motorola Moto g86 5G - 256GB 24GB (8GB RAM+16GB Ram Boost) Tela 1.5K pOLED, 50MP Sony camera OIS Moto AI, videos em 4K, IP68 + IP69 - Grafite Ver oferta

Consultando o nosso ranking de intermediários, o Moto G86 encontra-se na sétima colocação, um pouquinho à frente do concorrente Galaxy A36, o intermediário da Samsung.

Apesar dele ter superado o concorrente da Samsung, ficou longe do Edge 50 Neo, um celular da Motorola que tem o mesmo processador que o Moto G, mas está muito mais bem otimizado nos jogos.

#CelularesPontosAsphalt 9COD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Samsung Galaxy A55 5G3557060 FPS60 FPS39 FPS71 FPS64 FPS
Motorola Edge 50 Neo3554560 FPS89 FPS46 FPS64 FPS60 FPS
Realme 14 Pro Plus3554260 FPS75 FPS40 FPS56 FPS 58 FPS
Motorola Edge 40 Neo3554060 FPS60 FPS30 FPS70 FPS60 FPS
Samsung Galaxy A563551360 FPS60 FPS47 FPS72 FPS63 FPS
Xiaomi POCO X5 Pro 5G3548860 FPS60 FPS34 FPS65 FPS63 FPS
Motorola Moto G863535960 FPS89 FPS39 FPS57 FPS30 FPS
Motorola Edge 503532558 FPS60 FPS43 FPS69 FPS45 FPS
Samsung Galaxy A363524960 FPS83 FPS39 FPS71 FPS31 FPS
10°Oppo Reno 13 F3510160 FPS60 FPS30 FPS60 FPS53 FPS

Ou seja, se você está procurando um celular da Motorola para jogar, a minha recomendação não é o Moto G86, mas sim o compacto Edge 50 Neo. Ele apareceu na nossa lista de melhores celulares custo benefício para comprar, vou deixar o link aí na descrição caso você não tenha visto ainda. Muito obrigado por ter assistido a mais um Roda Liso, até semana que vem!

📈Clique AQUI para conferir o ranking completo de melhores celulares para jogar.