A gente já testou o Galaxy A16, Galaxy A36 e também o A56. Agora chegou a vez do único celular da linha "A" que ainda não testamos, o Galaxy A26. Ele é um dos smartphones baratos mais populares da Samsung, e a pergunta que a gente responde aqui no Roda Liso é: presta para jogos? Bora descobrir.
Samsung Galaxy A26: Teste em jogos pesados
Por algum motivo, o Galaxy A26 vendido aqui no Brasil vem com processador Exynos 1280, um chip mais fraco que o Exynos 1380 da versão global.
Quanto à memória RAM, testamos o modelo com 8 GB e também 256 GB de armazenamento.
A tela é um lindíssimo painel Super OLED com resolução FULL HD+, tamanho de 6.68 polegadas e 120 Hz na taxa de atualização.
Uma novidade é que, apesar de ser um celular barato, o Galaxy A26 vem com proteção IP67, garantindo resistência contra poeira e submersão em até 1 metro de água por 30 minutos.
No teste do AnTuTu, esse celular pontuou apenas 482 mil - ou seja, é um aparelho de entrada, então vamos jogar com os gráficos no mínimo. O concorrente é um celular ainda mais barato da Samsung, o Galaxy A16. Será que tem diferença entre esses dois? Bora testar.
Asphalt Legend Unite
Jogamos Asphalt com gráficos no mínimo e FPS desbloqueado em 60.
Galaxy A26: 56 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 45 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Todo celular precisa rodar liso o Asphalt Legends, e felizmente os modelos de entrada da Samsung conseguem fazer isso: O Galaxy A26 pontuou 56 frames de média, com a estabilidade em 98%, girando entre os 45 e até 60 FPS.
A principal diferença aqui é que o Galaxy A16 ficou com a framerate limitada pelo jogo. Mesmo assim, com 45 frames ou mais, é selo "Roda Liso" para os dois aparelhos.
COD Mobile (Battle Royale)
Jogamos COD Mobile com tudo no mínimo e FPS desbloqueado no máximo
Galaxy A26: 59 FPS - 97% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 59 FPS - 96% - ✅RODA LISO✅
Se você procura um celular para dar uns tiros no COD Mobile, pode ficar tranquilo que ambos baratinhos da Samsung conseguem cumprir essa missão sem reclamar: foram 59 frames de média com ótima estabilidade, tanto no Galaxy A26 quanto no A16.
Com o COD, a gente sempre testa no Battle Royale, já que esse é supostamente o modo mais pesado. Apesar disso, vocês costumam comentar que gostariam de ver testes também no modo Multiplayer, já que esse é o mais popular, então bora testar.
COD: Mobile (Multiplayer)
No modo multiplayer, usamos as mesmas configurações: tudo no mínimo com framerate no máximo.
Galaxy A26: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
O modo multiplayer do COD Mobile tem um mapa bem menor, mas a concentração de players é grande, com tiroteios acontecendo o tempo todo. A diferença principal de performance foi na estabilidade - de 97% para 100%. Ou seja, o Battle Royale realmente é mais pesado, mas já que o jogo mantém a framerate presa nos dois, não deu tanta diferença assim.
É selo "Roda Liso" para os dois Galaxies.
Delta Force
No Delta Force os gráficos ficaram no "suave" e FPS no "ultra".
Galaxy A26: 49 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 47 FPS - 83% - ✅RODA LISO✅
Agora, para um jogo de FPS mais novo, testamos o Delta Force. Esse jogo se assemelha mais a um Battlefield, já que temos um mapa grande com vários jogadores, classes e veículos. O Galaxy A26 pontuou 49 frames de média, preso artificialmente pelas próprias configurações internas do game.
O mesmo ocorreu com o Galaxy A16 - a diferença é que ele ficou com a média um pouco inferior, 47 frames.
É selo "Roda Liso" para os dois. Uma pena que o Delta Force não libere a performance em todos os celulares.
PUBG Mobile
Jogamos PUBG com gráficos no "baixo" e taxa de quadros no "alto".
Galaxy A16: 30 FPS - 98% - ⚠️RODA⚠️
Galaxy A16: 30 FPS - 98% - ⚠️RODA⚠️
Um jogo que saiu da nossa lista de testes foi o PUBG. O motivo é que existem outros jogos parecidos mais interessantes para testar. O PUBG parece estar meio abandonado pelos desenvolvedores, mas mesmo assim, vocês continuam pedindo, então eu resolvi trazer aqui nos baratinhos. A performance vocês tão vendo, 30 frames de média nos dois. Aparentemente, para o PUBG, 30 frames é considerado "alto". Vai entender.
Selo "Roda" para os dois celulares.
Diablo Immortal
No Diablo eu deixei tudo no mínimo e taxa de quadros desbloqueada em "60".
Galaxy A26: 46 FPS - 89% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 45 FPS - 93% - ✅RODA LISO✅
Pelos dados do teste, parece que ambos os celulares ficaram novamente limitados em 45 frames, mas não foi isso que aconteceu. Na gameplay, vocês podem ver várias vezes o Galaxy A26 excedendo os 45 - indo até 51 frames em alguns casos. Mas ele sofreu com instabilidade, caindo até os 33 em alguns momentos intensos. Mesmo assim, é bem tranquilo de jogar, principalmente de Necromante.
Selo "Roda Liso" novamente para os dois baratinhos da Samsung.
Mortal Kombat
Galaxy A26: 50 FPS - 94% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A16: 33 FPS - 90% - ⚠️RODA⚠️
O Mortal Kombat é o único game da nossa lista que não permite alterar as configurações gráficas, então a performance que vocês tão vendo na tela é exatamente como o celular vai se comportar nesse jogo. Aqui foi onde encontramos a maior diferença de desempenho entre esses dois, pelo menos até agora: foram 50 frames de média no Galaxy A26 e apenas 33 frames no Galaxy A16.
É uma diferença bem considerável, com o A26 recebendo o selo "Roda Liso" e o A16 apenas "Roda".
Genshin Impact (zona leve)
Jogamos Genshin com tudo no mínimo e FPS em "60".
Galaxy A26: 30 FPS - 82% - ⚠️RODA⚠️
Galaxy A16: 38 FPS - 93% - ⚠️RODA⚠️
O nosso teste do Genshin Impact foi dividido, começando com o teste na zona inicial do game. Aqui o resultado foi interessante, com o Galaxy A26 performando pior que o irmão mais barato: foram 30 frames de média com 82% de estabilidade, contra os 38 frames e 93% de estabilidade do Galaxy A16.
Apesar de ambos serem Exynos, parece que o processador do A16 está mais bem otimizado nesse jogo. Será que essa diferença fica ainda mais numa zona mais pesada do Genshin?
Genshin Impact (zona pesada)
Jogamos Genshin com tudo no mínimo e FPS em "60".
Galaxy A26: 28 FPS - 84% - ❌NÃO RODA❌
Galaxy A16: 33 FPS - 88% - ⚠️RODA⚠️
Teleportando até a região Natlan, o Galaxy A26 perdeu dois pontos na média, mas a estabilidade se manteve praticamente igual. Já o Galaxy A16 sofreu um pouquinho mais na nova área, mas ainda conseguiu ficar com média superior ao celular mais caro, continuando com o selo "Roda". Já o Galaxy A26, pontuando abaixo de 30 frames, qualifica para o nosso selo "Não Roda". Deixe o like se você curtiu esse lance de testar o Genshin em duas áreas diferentes, uma leve e outra pesada. Eu achei bem legal ver a diferença.
Tower of Fantasy
No Tower eu deixei os gráficos no "tranquilo", resolução "normal" e FPS em 90
Galaxy A26: 36 FPS - 58% - ❌NÃO RODA❌
Galaxy A16: 43 FPS - 81% - ⚠️RODA⚠️
Olhando para os dados, você pode se perguntar, "ué, média de 36 frames e selo não roda"? Exatamente, a média de frames é apenas uma parte da história. Para testar a performance, temos que ver também a estabilidade - e com 58%, pode apostar que o game não rodou direito no Galaxy A26.
Eu até continuei testando por um tempão, na esperança que fosse estabilizar após carregar os gráficos ou algo assim, mas não. Continuou bem travado.
Esse foi outro game onde o Galaxy A16 se saiu melhor, com 43 frames de média e estabilidade bem superior. Ele também sofre com travadas, mas são pequenas quando comparamos com as do Galaxy A26.
Wild Rift
Jogamos Wild Rift com tudo no mínimo e FPS desbloqueado em 120.0".
Galaxy A26: 86 FPS - 79% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Galaxy A16: 90 FPS - 97% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Outro jogo legal de testar nos celulares de entrada é o LOL de celular, o famoso Wild Rift. O game afirmou desbloquear 120 frames, e realmente desbloqueou, mas os nossos celulares só conseguem essa taxa no comecinho da partida, sem nenhum jogador na tela.
Quando entramos em combate, a performance reduz consideravelmente, mas nunca abaixo dos 60, o que é um bom resultado.
Eu confesso para vocês que durante a partida, em nenhum momento eu percebi os celulares indo de 120 até os 60 - só fui ver depois nos dados do teste. Muito top de jogar Wild Rift, até mesmo em celulares de entrada. Dois selos "Roda Competitvo".
Subnautica
Por incrível que pareça, o Subnautica desbloqueou 120 frames. Isso com gráficos no "low".
Galaxy A26: 28 FPS - 71% - ❌NÃO RODA❌
Galaxy A16: 25 FPS - 86% - ❌NÃO RODA❌
É engraçado que a gente já testou Subnautica em dois celulares topo de linha, e nenhum deles desbloqueou a opção acima de 60 frames nas configurações. Foi só pegar esses dois baratinhos que ela apareceu, e, obviamente, chegaram nem perto de alcançar esse número.
Por se tratar de um dos games mais pesados, não tivemos uma boa experiência jogando nesses dois aparelhos de entrada. Ambos ficaram abaixo dos 30 frames, recebendo o selo "Não Roda".
Temperatura e autonomia
Ok, vimos que o Galaxy A26 até roda jogos leves, mas está longe de ser um celular ideal para jogos pesados. Será que compensa na autonomia?
Depois de duas horas jogando Stackball, o Galaxy A26 consumiu impressionantes 38% da carga total. Considerando que ele tem uma bateria padrão de 5.000mAh, esse é um dos maiores gastos que já vimos, ainda mais num celular de entrada.
# | Celulares | Consumo (%) | mAh | Preço |
---|---|---|---|---|
109° | Oppo Reno 11 F | 32 | 1.600 | R$ 2.699,10 |
110° | Samsung Galaxy S25 Ultra | 32 | 1.600 | R$ 6.479,10 |
111° | Samsung Galaxy A16 5G | 32 | 1.600 | R$ 1.016,00 |
112° | Xiaomi POCO X6 | 32 | 1.632 | R$ 1.997,90 |
113° | Honor X8b | 32 | 1.632 | n/d |
127° | Xiaomi POCO X3 Pro | 37 | 1.909 | R$ 1.569,00 |
128° | Motorola Moto G100 | 38 | 1.900 | R$ 3.599,10 |
129° | Samsung Galaxy A26 5G | 38 | 1.900 | R$ 1.439,00 |
130° | Samsung Galaxy S23 | 39 | 1.521 | R$ 2.999,90 |
131° | Samsung Galaxy S22 Ultra | 39 | 1.950 | R$ 3.149,00 |
Quanto à temperatura, o resultado foi bem mais tranquilo, com o aparelho flutuando entre os 30 e 31 graus celsius. Não esquenta praticamente nada.
Conclusão
E aí, vale a pena comprar o Galaxy A26 para jogar? Vai depender do tipo de jogo: se você curte games leves como COD Mobile e Wild Rift, o A26 vai servir muito bem. Agora, se o plano é rodar Delta Force e Genshin, você não vai ter um bom resultado de performance mesmo com tudo no mínimo.
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Consultando o gráfico de melhores celulares de entrada para jogar, o Galaxy A26 ocupa a décima primeira colocação, acima do Galaxy A16 e abaixo de vários Redmi Note da Xiaomi. Se você procura um celular barato gamer, a nossa recomendação continua sendo o Galaxy M55, também da Samsung. Ele é o atual Top 1 do Ranking.
# | Celulares | Pontos | Asphalt 9 | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1° | Samsung Galaxy M55 5G | 15445 | 60 FPS | 58 FPS | 48 FPS | 68 FPS | 60 FPS |
2° | Motorola Moto G34 | 15423 | 60 FPS | 60 FPS | 20 FPS | 90 FPS | 51 FPS |
3° | Motorola Moto G53 | 14748 | 47 FPS | 59 FPS | 31 FPS | 102 FPS | 49 FPS |
4° | Motorola Moto G54 | 14742 | 37 FPS | 60 FPS | 57 FPS | 52 FPS | 54 FPS |
5° | Xiaomi POCO M7 Pro | 14654 | 60 FPS | 60 FPS | 37 FPS | 47 FPS | 48 FPS |
9° | Xiaomi Redmi Note 13 5G | 14275 | 58 FPS | 60 FPS | 43 FPS | 52 FPS | 38 FPS |
10° | Xiaomi Redmi Note 13 Pro 4G | 14147 | 58 FPS | 40 FPS | 36 FPS | 47 FPS | 42 FPS |
11° | Samsung Galaxy A26 5G | 14092 | 56 FPS | 59 FPS | 30 FPS | 50 FPS | 36 FPS |
12° | Samsung Galaxy A16 5G | 13993 | 45 FPS | 58 FPS | 38 FPS | 33 FPS | 43 FPS |
13° | Xiaomi Redmi Note 14 4G | 13978 | 60 FPS | 39 FPS | 37 FPS | 48 FPS | 38 FPS |
14° | Xiaomi Redmi Note 12S | 13972 | 30 FPS | 40 FPS | 43 FPS | 58 FPS | 43 FPS |
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