Esse aqui é o Galaxy A36, um dos smartphones intermediários mais baratos da Samsung. A gente já viu a performance do Galaxy A56 e também do A16 - esse aqui fica no meio dos dois no quesito preço, mas será que oferece uma boa performance custo benefício? É isso que vamos descobrir agora.
Samsung Galaxy A36: Teste de jogos pesados
Por incrível que pareça, o Galaxy A36 não vem com um processador Exynos da Samsung, mas sim, um Snapdragon 6 Gen 3. Esse é o mesmo processador que testamos anteriormente no Moto G75. Nas demais especificações, testamos o modelo de 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.
A tela é praticamente igual a do modelo antecessor, Galaxy A35 - trata-se de um painel Super AMOLED em resolução FULL HD+ e 120Hz na taxa de atualização. Mas tem sim duas diferenças, a primeira é que a tela aumentou um pouquinho, foi de 6.6 polegadas para 6.7 polegadas. Outro aumento foi o brilho, de 1000 nits máximo para 1900 nits no Galaxy A36.
O Galaxy A35 decepcionou nos jogos, então será que o A36 consegue limpar o novo do intermediário de entrada da Samsung? Só testando para saber.
Asphalt Legend Unite
No Asphalt jogamos com os gráficos no modo "padrão" e taxa de frames desbloqueada em 60.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
17° | Motorola Edge 50 Neo | 35.820 | MÉDIO | 60 | 97 | R$ 1.899,00 | |
18° | Motorola Edge 60 Fusion | 35.760 | MÉDIO | 60 | 96 | R$ 2.649,99 | |
19° | Samsung Galaxy A36 | 35.700 | MÉDIO | 60 | 95 | R$ 1.556,00 | |
20° | Motorola Edge 50 | 35.626 | MÉDIO | 58 | 97 | R$ 2.124,15 | |
21° | Oppo Reno 11 F | 35.546 | MÉDIO | 59 | 94 | R$ 2.699,10 |
Começamos com o nosso bom e velho Asphalt, um jogo de corrida que tem presença registrada em nosso teste de performance. Aqui o Galaxy A36 alcançou 60 frames de média com 95% de estabilidade, um resultado praticamente perfeito. Já o Galaxy A35 também apresentou um ótimo resultado, mas com a estabilidade levemente prejudicada. É um ganho pequeno, mas já é uma vitória para o A36. Vamos ver se ele se sai melhor nos próximos jogos.
Selo "Roda Liso" para os dois Galaxies.
CarX Street
No CarX Street jogamos com tudo no médio e sem limite de FPS.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
28° | Samsung Galaxy M34 5G | 33.920 | MÉDIO | 40 | 98 | R$ 1.999,75 | |
29° | Samsung Galaxy A36 | 33.366 | MÉDIO | 34 | 99 | R$ 1.556,00 | |
30° | Samsung Galaxy A55 5G | 33.154 | MÉDIO | 38 | 83 | R$ 2.009,26 |
Por algum motivo, eu esqueci de testar o CarX Street no Galaxy A35 ano passado, mas não vou cometer o mesmo erro com o Galaxy A36. Com gráficos no médio, foram 34 frames de média com estabilidade quase perfeita. Apesar de ficar apenas com o selo "roda", quem acompanha o canal sabe que esse é um ótimo resultado. O CarX Street é extremamente dificil de rodar, então ver um celular custo benefício rodando com tanta estabilidade é sempre legal.
Selo "Roda" para o Galaxy A36.
COD: Mobile
Mudamos nossa metodologia de teste no COD Mobile e agora todos celulares são testados com gráficos no mínimo e FPS desbloqueado no máximo possível.
# | Celulares | Pontos | Gráficos | FPS | Estab. | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
33° | Motorola Edge 60 Fusion | 38.900 | MÉDIO | 89 | 100 | R$ 2.649,99 | |
34° | Samsung Galaxy A36 | 38.134 | BAIXO | 83 | 98 | R$ 1.556,00 | |
35° | Realme 14 Pro Plus | 37.200 | BAIXO | 75 | 96 | R$ 3.149,00 | |
54° | Motorola Moto G84 | 34.000 | MÉDIO | 40 | 100 | R$ 1.274,15 | |
55° | Samsung Galaxy A35 5G | 33.960 | MÉDIO | 40 | 99 | R$ 1.629,00 | |
56° | Samsung Galaxy A54 5G | 33.960 | MÉDIO | 40 | 99 | R$ 2.119,99 |
Tivemos uma grande diferença de performance entre esses dois, mas o motivo principal é que o Galaxy A35 foi testado com gráficos no médio, bloqueando a performance no menu de configurações. Já o Galaxy A36 foi testado com a metodologia nova, e o resultado foi impressionante: 83 frames de média com 98% de estabilidade. Uma coisa é atingir uma média tão alta, outra é mantê-la com boa estabilidade.
Fiquei muito surpreso com o resultado do Galaxy A36 no COD Mobile, selo "Roda Competitivo" merecido.
Delta Force
No Delta Force jogamos com gráficos no padrão e taxa de frames no ultra.
Substituindo o falecido COD Warzone, entra o game Delta Force. Eu optei testar ele com gráficos no médio, já que mesmo descendo a qualidade para o baixo ele não desbloqueia mais FPS que isso. Foram 50 frames de média com 98% de estabilidade, um resultado excelente. É muito importante ter estabilidade quando jogamos um game de tiro como o Delta Force, nada pior que estar lá, atirando, e o game sofrer com micro-travadas.
Selo "Roda Liso" para o Galaxy A36, muito legal testar Delta Force.
Diablo Immortal
No Diablo jogamos com tudo no médio e FPS desbloqueado em 60.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
29° | Motorola Moto G75 | 35.247 | MÉDIO | 53 | 99 | R$ 1.598,99 | |
30° | Samsung Galaxy A36 | 35.184 | MÉDIO | 54 | 96 | R$ 1.556,00 | |
31° | Samsung Galaxy A35 5G | 34.900 | MÉDIO | 50 | 98 | R$ 1.629,00 | |
32° | Motorola Edge 50 Fusion | 34.136 | MÉDIO | 47 | 88 | R$ 1.799,10 |
É quase garantido que o Diablo Immortal vai rodar bem nessa área inicial que testamos, mas é importante lembrar que, até hoje, o Galaxy A55 não libera mais que 30 frames nesse jogo. Felizmente, esse problema de compatibilidade não afeta o nosso Galaxy A36, que pegou 54 frames de média com 96% de estabilidade. Um resultado superior ao Galaxy A35, que ficou preso nos 50 frames e 98% de estabilidade.
É mais um selo "Roda Liso" para o Galaxy A36.
Mortal Kombat
No Mortal Kombat vocês já sabem, é impossível trocar a qualidade gráfica manualmente - o jogo decide automaticamente como vai rodar. E olhem só que performance impressionante a do Galaxy A36 - esse celular não para de me surpreender, foram 71 frames de média no Mortal Kombat e com 93% de estabilidade. Como comparação, o Galaxy A35 não passou dos 56 frames, e ainda com estabilidade prejudicada de 89%.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
49° | Motorola Edge 40 Neo | 37.000 | PADRÃO | 70 | 100 | R$ 2.075,01 | |
50° | Samsung Galaxy A36 | 36.603 | PADRÃO | 71 | 93 | R$ 1.556,00 | |
51° | Motorola Edge 50 | 36.348 | PADRÃO | 69 | 92 | R$ 2.124,15 | |
64° | Motorola Moto G75 | 35.292 | PADRÃO | 54 | 98 | R$ 1.598,99 | |
65° | Samsung Galaxy A35 5G | 34.984 | PADRÃO | 56 | 89 | R$ 1.629,00 | |
66° | Motorola Moto G34 | 18.820 | PADRÃO | 90 | 98 | R$ 910,47 |
Esse resultado do A36 me lembra a época em que o Mortal Kombat rodava bem em todos os celulares. Hoje, a gente sabe que não é bem assim, então o "Selo Roda Competitivo" foi muito merecido.
Genshin Impact
Jogamos Genshin Impact com tudo no médio e FPS desbloqueado em "60".
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
38° | Samsung Galaxy M54 5G | 33.720 | MÉDIO | 40 | 93 | R$ 2.699,00 | |
39° | Samsung Galaxy A36 | 33.549 | MÉDIO | 39 | 91 | R$ 1.556,00 | |
40° | Samsung Galaxy A56 | 33.525 | MÉDIO | 47 | 75 | R$ 1.979,10 | |
47° | Xiaomi POCO X7 | 33.132 | MÉDIO | 36 | 87 | R$ 1.629,00 | |
48° | Samsung Galaxy A35 5G | 33.128 | MÉDIO | 34 | 92 | R$ 1.629,00 | |
49° | Motorola Edge 40 Neo | 33.000 | MÉDIO | 30 | 100 | R$ 2.075,01 |
Genshin Impact é um dos games mais consistentes e importantes do nosso teste. É raro um celular ir mal no Genshin e bem em outros jogos. Observem a melhora de performance nos números do Galaxy A36, atingindo 39 frames de média com 91% de estabilidade. Já o Galaxy A35 foi um pouco pior, com 34% frames de média e 92% de estabilidade.
Aqui não tem muito para onde correr, se você quer jogar Genshin Impact com gráficos bons e muito FPS, vai precisar comprar um aparelho mais potente, como um Galaxy A55, A56 ou até mesmo um POCO X7 Pro. O Galaxy A36 mantém o selo "Roda" no Genshin.
Tower of Fantasy
Jogamos Tower of Fantasy com gráficos no modo "equilibrado", resolução HD e FPS desbloqueado em 90.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS | Estabilidade | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
43° | Motorola Edge 60 Fusion | 34.290 | MÉDIO | 55 | 78 | R$ 2.649,99 | |
44° | Samsung Galaxy A35 5G | 34.250 | MÉDIO | 50 | 85 | R$ 1.629,00 | |
45° | Motorola Moto G73 | 34.150 | MÉDIO | 50 | 83 | R$ 1.323,00 | |
53° | Samsung Galaxy M34 5G | 32.538 | MÉDIO | 27 | 94 | R$ 1.999,75 | |
54° | Samsung Galaxy A36 | 32.263 | MÉDIO | 31 | 73 | R$ 1.556,00 | |
55° | Realme 11 Pro Plus | 31.100 | MÉDIO | 30 | 37 | R$ 2.199,90 |
Tudo estava indo tão bem, mas chegou o Tower of Fantasy para derramar um balde de água fria em cima do Snapdragon 6 Gen 3. Ele foi até 31 frames de média com estabilidade terrível de 73%. Em comparação, o Galaxy A35 - que é, na teoria, um celular mais fraco, conseguiu 50 frames de média e 85% de estabilidade.
Parece que existe algum problema de compatibilidade com o Galaxy A36 e o Tower, já que na outra vez que testamos esse processador no Moto G75, ele conseguiu um selo "Roda Liso" no Genshin, enquanto o A36 mal chegou no selo "Roda".
Wuthering Waves
Testamos Wuthering Waves com gráficos na qualidade média e FPS desbloqueado em 60.
Samsung Galaxy A36: 27 FPS - 77% - ❌NÃO RODA❌
Samsung Galaxy A35: 27 FPS - 90% -❌NÃO RODA❌Aproveitando que a gente testou o Wuthering no Galaxy A35, eu resolvi trazer também para o Galaxy A36. Entretanto, olhem só que decepção: o Galaxy A36 ficou com a exata mesma média com A35 - 27 frames - só que a estabilidade piorou. É isso mesmo, o Wuthering é um jogo extremamente pesado e que não perdoa nem mesmo os aparelhos mais caros, imagine então um intermediário básico como esse aqui.
É selo "Não Roda", com uma performance previsível, mas que mesmo assim, valeu a pena ter testado. O Galaxy A36 já surpreendeu tanto, mas rodar Wuthering é pedir demais.
Wild Rift
No Wild Rift configuramos tudo no médio e FPS desbloqueado em 120.
Samsung Galaxy A36: 116 FPS - 94% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Samsung Galaxy A35: 110 FPS - 89% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Partindo para um jogo mais leve e competitivo, testamos o Wild Rift. Eu li um comentário semana passada dizendo para testar esse jogo no modo 5 contra 5, mas eu testei e não tem diferença de performance para o modo da ponte de gelo que sempre testamos. Eu até prefiro esse modo pois as partidas são mais rápidas e tem mais ação.
Quanto a performance, você pode esperar um desempenho incrível do Galaxy A36, com 116 frames de média e 94% de estabilidade. O próprio A35 já ia bem nesse game, mas o novo modelo foi um pouquinho melhor.
Dois selos "Roda Competitivo".
Fortnite
No Fortnite eu deixei o FPS em 60 e predefinição gráfica média.
# | Celulares | Pontuação | Gráficos | FPS MÉDIO | FPS MÍNIMO | Selo | Preço |
---|---|---|---|---|---|---|---|
24° | Motorola Moto G75 | 30.000 | MÉDIO | 60 | 33 | R$ 1.598,99 | |
25° | Samsung Galaxy A36 | 35.000 | MÉDIO | 60 | 21 | R$ 1.556,00 | |
26° | Samsung Galaxy S24 Plus | 50.000 | ALTO | 60 | 21 | R$ 3.536,14 | |
41° | Motorola Razr 40 Ultra | 50.000 | ALTO | 36 | 20 | R$ 2.999,00 | |
42° | Samsung Galaxy A35 5G | 30.000 | MÉDIO | 33 | 27 | R$ 1.629,00 | |
43° | Samsung Galaxy M14 5G | 10.000 | BAIXO | 32 | 28 | R$ 1.799,00 |
Voltamos aos jogos pesados, dessa vez, é o Fortnite. Confesso para vocês que eu ando meio desapontado com o Fortnite ultimamente. Parece que o jogo ficou pesado demais para o próprio bem, custando rodar bem até nos celulares caros. A média é alta, mas parece que sempre ocorrem pequenas travadas.
Quanto aos números, você pode esperar uma média de 60 frames no Galaxy A36, mas a mínima não ficou boa, apenas 21 frames. Mas uma coisa eu não posso negar, foi um resultado muito superior ao Galaxy A35, que só chegou até 33 frames de média.
É selo "Roda Liso" para o Galaxy A36.
Temperatura e autonomia
Ok, determinamos que o processador do Galaxy A36 é mais potente que o do Galaxy A35, mas como fica a bateria? Depois de duas horas jogando Stackball, o A36 gastou 32% de carga, contra os 27% do Galaxy A35. Esse resultado já era esperado - celular mais potente tende a gastar mais bateria executando a mesma função.
# | Celulares | Consumo (%) | mAh | Preço |
---|---|---|---|---|
71° | Motorola Moto G53 | 27 | 1.350 | R$ 839,00 |
72° | Samsung Galaxy A15 5G | 27 | 1.350 | R$ 1.300,00 |
73° | Realme 12 Pro Plus | 27 | 1.350 | R$ 2.749,00 |
101° | Samsung Galaxy S25 Ultra | 32 | 1.600 | R$ 6.174,05 |
102° | Samsung Galaxy A16 5G | 32 | 1.600 | R$ 1.209,00 |
103° | Xiaomi POCO X6 | 32 | 1.632 | R$ 1.941,85 |
Agora, na temperatura, eu joguei 1 hora inteira de Genshin Impact no Galaxy A36 e 1 hora de COD Warzone no Galaxy A35 . O celular novo pegou apenas 37 ºC, é um Snapdragon bem frio. Já o Galaxy A35 foi até 41 ºC, o que é mais quente, mas ainda é um bom resultado.
Conclusão
E aí, vale a pena comprar o Galaxy A36 5G para jogar? Se você estiver lendo esse artigo daqui a alguns meses, eu acredito que sim! Mas, atualmente, custando cerca de R$ 1.800, é uma péssima ideia comprar esse celular para jogar.
-
R$ 1.556,00
Samsung Galaxy A36 5G Branco 128GB, 6GB RAM Ver oferta
-
R$ 1.556,06
Samsung Galaxy A36 5G 128GB, 6GB RAM, Recursos AI Ver oferta
-
R$ 1.728,96
Samsung Galaxy A36 5G 128GB, 6GB RAM, Câmera 50MP, IP67, Super AMOLED 6.7, Recursos AI, Violeta Ver oferta
Eu nem quero entrar muito a fundo em quais celulares melhores você consegue comprar por esse dinheiro, mas me vem em mente o POCO X6 Pro, Edge 50 Neo, Edge 50 Pro, Galaxy A56 e por aí vai. Todos eles massacram o Galaxy A36 em performance, mas a boa notícia é que, ele não deve custar tão caro por muito tempo. O preço real dele é abaixo dos R$ 1.500.
No Ranking de celulares intermediários, ele ocupa a oitava posição, vizinho do Edge 50 e do OPPO Reno13 F. Ele foi muito melhor que o Galaxy A35, que ocupa a vigésima primeira colocação no ranking.
# | Celulares | Pontos | Asphalt 9 | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1° | Samsung Galaxy A55 5G | 35570 | 60 FPS | 60 FPS | 39 FPS | 71 FPS | 64 FPS |
2° | Motorola Edge 50 Neo | 35545 | 60 FPS | 89 FPS | 46 FPS | 64 FPS | 60 FPS |
3° | Realme 14 Pro Plus | 35542 | 60 FPS | 75 FPS | 40 FPS | 56 FPS | 58 FPS |
4° | Motorola Edge 40 Neo | 35540 | 60 FPS | 60 FPS | 30 FPS | 70 FPS | 60 FPS |
5° | Samsung Galaxy A56 | 35513 | 60 FPS | 60 FPS | 47 FPS | 72 FPS | 63 FPS |
6° | Xiaomi POCO X5 Pro 5G | 35488 | 60 FPS | 60 FPS | 34 FPS | 65 FPS | 63 FPS |
7° | Motorola Edge 50 | 35325 | 58 FPS | 60 FPS | 43 FPS | 69 FPS | 45 FPS |
8° | Samsung Galaxy A36 | 35249 | 60 FPS | 83 FPS | 39 FPS | 71 FPS | 31 FPS |
9° | Oppo Reno 13 F | 35101 | 60 FPS | 60 FPS | 30 FPS | 60 FPS | 53 FPS |
10° | Xiaomi POCO X7 | 35090 | 60 FPS | 60 FPS | 36 FPS | 58 FPS | 52 FPS |
19° | Oppo Reno 11 F | 34441 | 59 FPS | 40 FPS | 32 FPS | 51 FPS | 58 FPS |
20° | Motorola Moto G75 | 34426 | 44 FPS | 54 FPS | 42 FPS | 54 FPS | 50 FPS |
21° | Samsung Galaxy A35 5G | 34362 | 59 FPS | 40 FPS | 34 FPS | 56 FPS | 50 FPS |
22° | Motorola Edge 50 Fusion | 34339 | 51 FPS | 55 FPS | 30 FPS | 59 FPS | 52 FPS |
23° | Samsung Galaxy A34 5G | 34323 | 30 FPS | 40 FPS | 37 FPS | 90 FPS | 44 FPS |