O iOS 16 é há algum tempo o sistema padrão dos iPhones, estreado nos novos iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max. Mas é claro que você não precisa comprar algum desses novos aparelhos para usufruir do novo software operacional da marca. Usuários de iPhones já lançados no mercado já podem baixar a atualização, desde que não sejam tão antigos. Veja agora quais são esses modelos, bem como os que não serão contemplados.

Já foi lançada a versão beta do iOS 17, então convido você a ver abaixo os iPhones que vão receber e as novidades do sistema.

iPhones que VÃO receber o iOS 16

Quais iPhones vão atualizar para o iOS 16?
Quais iPhones vão atualizar para o iOS 16?

Esses são os iPhones que receberão a atualização da Apple:

iPhones que NÃO vão receber o iOS 16

Esses são os iPhones antigos que deixarão de receber atualização de sistema operacional e contam com suporte apenas até o iOS 15:

Preciso trocar de iPhone?

É verdade que a atualização do sistema operacional é uma baita novidade. A empresa confirmou que os modelos de iPhone 7 para baixo, não terão suporte ao iOS 16. Ela já deixou de dar o devido suporte para outros modelos mais antigos, como o iPhone 6 e iPhone 5S.

Isso mostra que a Apple tem seguido a política de garantir pelo menos cinco grandes atualizações, antes de encerrar de vez o suporte para um iPhone antigo. De toda forma, mesmo que a Apple deixe a dupla de — iPhone 7, iPhone 7 Plus — para trás, isso não é motivo suficiente para que você coloque seu celular na gaveta.

Vale lembrar que eles receberam e já executam o iOS 15, versão mais recente do sistema. Pelo menos durante os próximos anos, essa combinação deve ser suficiente para rodar qualquer aplicativo disponível na App Store. Um exemplo recente disso é o próprio WhatsApp, principal serviço de mensagens instantâneas, que só em 2021 encerrou seu suporte para os iPhones com iOS 10, sistema operacional lançado em 2016.

Se vai trocar seu iPhone antigo, recomendamos o iPhone 11, lançado em 2019. Atualmente ele é o melhor custo benefício da Apple. (Crédito: Oficina da Net)
Se vai trocar seu iPhone antigo, recomendamos o iPhone 11, lançado em 2019. Atualmente ele é o melhor custo benefício da Apple. (Crédito: Oficina da Net)

Resumindo, mesmo que você possua um dos três modelos citados na lista de dispositivos que não serão contemplados com a atualização, você pode achar interessante continuar com eles pelo menos por mais algum tempo. Mas se você gosta de estar sempre antenado com as últimas atualizações da plataforma da Apple, então você pode trocar por qualquer um dos modelos lançados recentemente, como o iPhone 11, que até hoje é uma das melhores opções de iPhones para se comprar atualmente e que deve continuar com suporte da Apple por mais uns bons anos.

Quando o iOS 16 será lançado?

Durante o evento realizado nesta quarta-feira, 7 de setembro, que culminou no lançamento do iPhone 14, AirPods Pro e os novos Apple Watch, a Apple afirmou que o iOS 16 será oficialmente lançado no dia 12 de setembro.

Veja as principais novidades apresentadas no evento:

E aí? Seu iPhone vai receber o iOS 16?