O iOS 16 finalmente está entre nós. Depois de ter sido apresentado oficialmente durante o lançamento do iPhone 14 na semana passada, a nova atualização do sistema operacional da Apple chega nesta segunda-feira (12) e está sendo liberada para todos os iPhones compatíveis — veja a lista completa de iPhones que vão receber o iOS 16. Dentre as novidades, temos novos recursos de personalização, transformação de fotografias em stickers e muito mais.

Principais novidades do iOS 16

iOS 16 é a maior atualização desde o lançamento do iOS 15.4. (Reprodução: Apple)
iOS 16 é a maior atualização desde o lançamento do iOS 15.4. (Reprodução: Apple)

Tido como a maior atualização desde o lançamento do iOS 15.4 em abril deste ano, veja abaixo as principais novidades do sistema:

Personalização na tela de bloqueio

Na tela de bloqueio do iOS 16, agora é possível personalizar a interface ainda mais com o uso de relógios em fontes e paletas de cores que não vimos anteriormente em outras versões do sistema da Apple. Também será possível adicionar novos widgets na tela de bloqueio, dependendo dos apps que você tem instalado no seu celular.

Em comparação com o Android — que permite personalizar tudo — ainda é muito pouco, mas já é um grande diferencial em comparação com outras atualizações lançadas anteriormente pela Maçã.

Stickers com o Live Text

O iOS 16 também ganhou novidades para quem gosta de criar e usar stickers ou as famosas figurinhas. Através do Live Text, você vai poder selecionar um elemento presente em alguma imagem, fazer o recorte desse objeto e depois usar em algum app de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo, no formato de copia e cola.

Galeria com fotos ocultas

Para quem tem fotos sensíveis no celular, esconder essas imagens é um fator muito importante. Com o iOS 16 será possível trancar o álbum de fotos ocultas. Na prática, ele vai proteger qualquer conteúdo que você desejar e que será desbloqueada apenas por meio de um código alfanumérico e/ou biometria.

Safety Check e Lockdown Mode

Para segurança, a Apple apresentou os recursos Safety Check e o Lockdown Mode. O primeiro permite ao usuário verificar quais contatos têm acesso à sua localização e a qualquer momento poder revogar essa permissão. O segundo, por sua vez, deve atender pessoas públicas e quem tem uma maior possibilidade de sofrerem ataques cibernéticos.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

O iPhone 11 vai receber o iOS 16. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
O iPhone 11 vai receber o iOS 16. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

O iOS 16 está sendo disponibilizado a partir de hoje (12) para todos os iPhones elegíveis. Conforme a nossa lista de modelos compatíveis, apenas os modelos que foram lançados antes do iPhone 8 não serão contemplados com o update.

Como atualizar para o iOS 16?

Se seu iPhone for compatível com o iOS 16, o processo de instalação e atualização é bem simples. Basta acessar Ajustes > Geral > Atualização de Software e, por fim, selecionar a opção Instalar Agora.

E aí? Você já recebeu o iOS 16 no seu iPhone?