Caso o seu iPhone possua o iOS 14 ou posterior, fique sabendo que é possível configurar o recurso Reconhecimento de Som. Em suma, o mesmo te alerta quanto a sons críticos, tais como um alarme de fumaça, campainha, ou até mesmo quando tem um bebê chorando. E assim, mesmo que você não ouça o som, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo ao seu redor.

O Reconhecimento de Som é um recurso de acessibilidade, que está projetado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva. Entretanto, ele também pode ajudar as pessoas que se encontram em um ambiente barulhento, ou com fone de ouvido, que os deixa sem contato com o ambiente ao redor. Com o recurso, nada passa desapercebido.

Ao habilitar o Reconhecimento de Som nos Ajustes do seu iPhone ou iPad, você permite que o dispositivo ouça o que acontece no seu entorno. E assim que o aparelho detectar o som específico que você configurar, ele mostra um alerta na tela. Além disso, ele dispensa qualquer tipo de conexão de rede.

Diante disso, vamos te mostrar a seguir, como você pode configurar o Reconhecimento de Som no seu iPhone ou iPad. Dessa forma, você pode ficar a par do que acontece ao seu redor.

Como usar o recurso de Reconhecimento de Som no seu iPhone ou iPad?

Em suma, você pode configurar o Reconhecimento de Som para ouvir quantos sons desejar, da lista pré-programada da Apple. E se em algum momento não quiser mais, é possível desligar o recurso, e pasme: ele lembrará dos sons que você escolheu, se por ventura desejar ativar novamente o recurso.

Sem mais delongas, confira abaixo, como configurar o seu aparelho:

  1. Acesse os Ajustes do seu iPhone/iPad;
  2. Em seguida, toque em Acessibilidade;
  3. Logo após, clique em Reconhecimento de Som;
  4. Feito isso, alterne o interruptor do Reconhecimento de Som (quando o interruptor estiver verde, significa que o recurso está ativado);
  5. Depois disso, escolha entre a lista de sons ou habilite todos eles. Neste processo, o aparelho vai mostrar um alerta de que o "E aí Siri" não estará disponível enquanto o recurso de reconhecimento de voz estiver ativo;
  6. Por fim, selecione o tom ou vibração que você preferir, que irá tocar sempre que o aparelho enviar a notificação reconhecimento de som.
Passos de 1 a 4 de como usar o recurso de Reconhecimento de Som.
Passos de 1 a 4 de como usar o recurso de Reconhecimento de Som.
Passos de 5 a 6 de como usar o recurso de Reconhecimento de Som.
Passos de 5 a 6 de como usar o recurso de Reconhecimento de Som.

Como configurar o Reconhecimento de Som pela Central de Controle

Ademais, é possível ativar ou desativar o reconhecimento de som por meio da Central de Controle. Abaixo, confira como configurar:

  1. Acesse os Ajustes do seu iPhone/iPad;
  2. Em seguida, toque em Central de Controle;
  3. Feito isso, role até a seção Mais controles e veja se o sinal verde está do lado de Reconhecimento de Som. Se você não achar a opção, olhe na lista dos itens com sinal vermelho, e ative a chave.
Configuração do Reconhecimento de Som pela Central de Controle.
Configuração do Reconhecimento de Som pela Central de Controle.

Como configurar as notificações de reconhecimento de som

Por fim, você deve ter as notificações ativadas, e o controle específico de notificações de reconhecimento de som ativado para que o recurso opere.

  1. Acesse os Ajustes do seu iPhone/iPad;
  2. Em seguida, acesse Notificações;
  3. Logo após, toque em Reconhecimento de som;
  4. Feito isso, alterne as notificações, e veja se as preferências da sua entrega e alertas.
Como configurar notificações de reconhecimento de som.
Como configurar as notificações de reconhecimento de som.

Ademais, vale ressaltar que o Reconhecimento de Som é um recurso legal desde o iOS 14. E de acordo com a Apple, o recurso deve receber ainda mais melhorias no iOS 16. É dito isso, pois o novo iOS deve permitir que você crie e grave sons originais ao invés de depender das opções de som programadas do iPhone.

Além disso, você poderá definir os seus próprios alertas de som para itens como os dispositivos médicos, campainha da sua casa, ou ainda, sons eletrônicos específicos dos seus aparelhos. Dessa forma, o recurso deve expandir a sensibilidade, a personalização, e a utilidade da configuração.

Por fim, a Apple deixa claro que embora o Reconhecimento de Som seja um serviço de acessibilidade, a companhia alerta para não confiar nele somente nas situações de risco ou de emergência.